Criativos da Escola | Delegação brasileira chega a Roma para conferência global de estudantes

Delegação brasileira chega a Roma para conferência global de estudantes

26/11/2019 - Por Gabriel

Acompanhe o Criativos da Escola em Roma! 7 grupos de estudantes premiados no Desafio Criativos da Escola 2019 representam o Brasil!

Aterrissamos em Roma! É isso mesmo, queridas e queridos criativos! Como estamos anunciando há alguns meses, este momento incrível chegou!Estamos super felizes por viver essa experiência incrível que é representar o Brasil na Conferência de Crianças e Jovens “Eu Posso“, um evento organizado pelo movimento global Design For Change, o qual o Criativos da Escola é representante no Brasil.

O evento começa nesta terça-feira (27) e vai até sábado (30), quando os participantes têm um encontro com o Papa Francisco! São representantes de projetos premiados pelo Desafio Criativos da Escola 2019 que estão realizando atividades com cerca de 1.500 estudantes de mais de 40 países de todo o mundo. Crianças e jovens que estão transformando tanto suas escolas quanto suas comunidades. Incrível, não é?

CHEGAMOS_SITE_720x405 (1)
A delegação brasileira é formada por integrantes de iniciativas que vão desde vivências na Floresta Amazônica, seu laboratório natural, a ações de combate à violência contra mulheres e muitas outras.

Neste grande encontro, os meninos e meninas de diferentes partes do mundo terão a chance de apresentar seus projetos e ampliar a mobilização de toda a sociedade em prol da mudança de suas realidades.

Acompanhe nossa cobertura em nossas redes sociais (Instagram e Facebook) e se inspire com histórias incríveis que podem nos ajudar a ampliar nossas perspectivas em relação aos problemas em que vivemos.

Conheça abaixo os sete grupos que estão representando o Brasil no evento:

Amazônia: um laboratório natural, em Barreirinha (AM) – na ausência de um laboratório de ciências, um grupo de estudantes resolveu fazer da Floresta Amazônica um grande laboratório natural.

E se fosse com você
: projeto contra a violência de gênero, em Sapiranga (RS) – para ajudar a combater a violência contra a mulher, alunas de Sapiranga (RS) criaram o clube feminista E se fosse com você?.O projeto ganhou visibilidade e conseguiu engajar o poder Executivo e Legislativo para aprovar a lei que prevê a abordagem da violência contra a mulher no ambiente escolar.

Consciência, Cor e Arte
: construindo identidades, em Triunfo (PE) – as práticas racistas e a negação da identidade eram atitudes constantes em Triunfo (PE). Para mostrar a importância da identidade negra e valorizar a história da população quilombola, alunos criaram o projeto Consciência, Cor e Arte.

Missão Galo: um resgate cultural,
em São Gonçalo do Amarante (RN) – O monumento “Galo Branco”, peça artesanal com 12 metros de altura no centro de São Gonçalo do Amarante (RN) é o marco central da cidade. Como muitos moradores desconheciam a origem do Galo, alunos desenvolvem jogo de tabuleiro Missão Galo: em busca de nossa história.

Células Motivadoras: conectando-se com o futuro, em Santana do Cariri (CE) – preocupados com a evasão escolar e para ajudar a incentivar os alunos a retomar a rotina de estudos, estudantes criaram essa iniciativa.

Resgate histórico: os filhos do deserto, em Rio do Antônio (BA) – para valorizar a história dos negros e combater preconceitos na região de Rio do Antônio (BA), alunos criaram a iniciativa Resgate histórico: Os filhos do deserto.

Fora da Bolha: pelo fim do bullying, Em Itabira (MG) – depois de constatarem a prática constante de bullying e preconceitos, alunos de Itabira (MG) se reuniram para propor formas de ampliar as diferentes vozes na escola: era o começo do projeto “Fora da Bolha”.