Conheça os premiados da 5ª edição do Desafio Criativos da Escola

desafio

Conheça os premiados do Desafio Criativos da Escola 2019

Confira ao final da página os projetos finalistas e menção honrosa!

Amazônia, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul. São desses estados as sete iniciativas selecionadas no  Desafio Criativos da Escola 2019.

Após um criterioso processo de avaliação, o grupo de onze jurados convidados pelo Criativos escolheu projetos que vão desde a utilização da Floresta Amazônica como alternativa à falta de laboratório na escola, até ações de combate a preconceitos, valorização da cultura local e criação de alternativas criativas para a redução da evasão escolar.

A novidade desta edição fica por conta da viagem de premiação ser internacional: uma imersão em Roma, na Itália, no final de novembro, irá reunir mais de 2 mil crianças e jovens de países integrantes do movimento Design for Change – do qual o Criativos da Escola faz parte. Além dos estudantes, a Conferência Global “Eu Posso” contará com a presença do Papa Francisco, de artistas e outras lideranças mundiais.

mapa-premiados-desafio-criativos-da-escola-2019
premiados
Desafio Criativos da Escola 2019: Amazônia, um laboratório natural

Amazônia: um laboratório natural


A Escola Professora Maria Belém, em Barreirinha (AM) – pequeno município localizado no coração da Amazônia – se enquadra na realidade das 56% das escolas de Ensino Médio que não possuem laboratório no Brasil. Em busca de uma saída, cinco alunos do 3º ano do Ensino Médio pensaram em uma solução simples, porém extremamente criativa: levar a sala de aula para fora dos muros da escola. 

Depois de se apropriarem dos temas que poderiam ser usados como fonte de estudos, 25 alunos viajaram de barco até a comunidade vizinha de São Francisco do Paranã do Moura. Em grupos, pesquisaram sobre diferentes temas, tais como os tipos de água, os habitat, as florestas primária e secundária, os aspectos das diversas plantas e os tipos de serpentes. 

Além de evidenciar a falta de laboratório na escola, o sucesso da experiência transformou a percepção da turma e melhorou significativamente a absorção dos conteúdos de disciplinas como física, química e biologia. 

Desafio Criativos da Escola 2019: Fora da Bolha

Fora da Bolha


Em um mundo marcado pelo adultocentrismo, muitas vezes a voz das crianças e jovens passam despercebidas, não sendo ouvidas com a devida credibilidade ou atenção. Dentro e fora das salas de aula, estudantes dos 7º e 8º anos do Ensino Fundamental do Colégio Municipal Professora Didi Andrade, em Itabira (MG), sentiam essa realidade e procuravam por mais oportunidades para expressar suas opiniões e denunciar práticas de bullying e preconceitos. 

Para tirar temas como racismo, abuso, violência doméstica e machismo da invisibilidade, a turma planejou, com o apoio de professores e da gestão escolar, uma maneira criativa e respeitosa de divulgar essas histórias: promoveram rodas de conversa, construíram histórias a partir dos depoimentos, que foram dados de forma anônima, e interpretaram o roteiro em vídeos compartilhados em um canal de YouTube.

Desafio Criativos da Escola 2019: Filhos do Deserto

Filhos do Deserto: um resgate histórico


O município de Rio do Antônio (BA) possui até hoje resquícios da época da escravização no Brasil, inclusive em sua arquitetura. Ao ao constatarem que boa parte das casas – em que morava a população negra que foi escravizada – estava em ruínas, alunas do 9° ano do Ensino Fundamental do Centro de Educação Municipal Florindo Silveira se questionaram: trazer à tona esse passado de dor e desrespeito ajudaria a quebrar os preconceitos ainda existentes nos dias atuais?

Com o apoio das professoras, as alunas iniciaram um processo de pesquisa, realizaram visitas, fizeram entrevistas e descobriram mitos e lendas. Como resultado, construíram um livro digital e trabalham para contribuir com a redução dos casos de racismo e preconceitos na região que ainda se manifestam contra a população afro-brasileira.

Desafio Criativos da Escola 2019: Células Motivadoras

Células Motivadoras


De acordo com o Censo Escolar 2018, o Brasil possui 2 milhões de crianças e jovens fora da escola sendo que, desse total, cerca de 1,3 milhão são adolescentes entre 15 e 17 anos. Essa situação também era um problema presente na Escola Estadual Adrião do Vale Nuvens, em Santana do Cariri (CE): só em 2017, 79 alunos abandonaram as aulas.

Preocupadas com esta situação, três alunas do 2º ano do Ensino Médio decidiram agir: descobriram os motivos da exclusão conversando com os colegas que saíram do colégio e promoveram uma grande mobilização entre os demais estudantes. O grupo passou a organizar visitas às casas dos alunos, rodas de conversa e palestras de forma que, hoje, cada turma do colégio têm uma “célula motivadora”, um grupo de apoio feito de jovem para jovem para incentivar que todos continuem frequentando as aulas. Como resultado, o número de alunos evadidos caiu para 59, em 2018, e despencou para apenas um caso no primeiro semestre deste ano.

Desafio Criativos da Escola 2019: Missão Galo

Missão Galo


O monumento “Galo Branco”, peça artesanal com 12 metros de altura no centro de São Gonçalo do Amarante (RN), é um importante símbolo do folclore Norte-Rio-Grandense. Os alunos do Centro Estadual de Educação Profissional Dr. Ruy Pereira dos Santos, no entanto, desconheciam sua origem. Com o apoio dos professores, o grupo visitou o Mercado Municipal de Artesanato da cidade para descobrir o significado da escultura, criando o projeto “
Missão Galo”. 

Durante o processo, entenderam que o galinho era muito mais do que um item de decoração, mas sim um objeto folclórico e cultural. Com isso, os alunos sentiram que era preciso multiplicar esse conhecimento com a comunidade e com os turistas. Formaram, então, o “grupo do Galo”, que deu origem ao jogo lúdico “Missão Galo”, um tabuleiro que recria o mapa da cidade e seus pontos turísticos e conta a história da ave, e também resultou na produção de um curta-metragem que narra a história de São Gonçalo do Amarante. 

Desafio Criativos da Escola 2019: E se fosse com você?

E se fosse com você?


O triste cenário de violência contra a mulher inquietou três alunas do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Emília de Paula, em Sapiranga (RS), que resolveram criar o clube feminista “
E se fosse com você?” para discutir a questão de gênero e colaborar com o fim dessa questão.

Após compartilharem entre si os casos de violência doméstica sofrida por suas avós, as alunas convidaram meninas de todas as turmas para participarem do clube feminista, um espaço seguro para falar sobre diversas questões, como relacionamentos abusivos e assédio no ambiente escolar, onde contaram com o apoio de uma psicóloga e uma advogada, para entender como agir em casos de agressão.

Depois, criaram a “Hora do Conto”, ação de leitura na escola e outros colégios vizinhos, de obras infantis como “Frida Kahlo: para meninas e meninos” e “O fusquinha cor-de-rosa”. As fundadoras do Clube estão em busca do apoio da Secretaria Municipal de Educação e da Câmara de Vereadores, para a criação de um projeto de lei que ampare e promova a discussão sobre o combate à violência contra a mulher nas escolas.

Desafio Criativos da Escola 2019: Consciência, Cor e Arte

Consciência, Cor & Arte


Apesar de a maioria da população brasileira se autodeclarar negra, o racismo estrutural, perpetuado desde os tempos da escravização, ainda se manifesta contra as mais de 3,5 mil comunidades quilombolas remanescentes no país. E foram as práticas racistas, a negação da identidade e o desconhecimento das origens negras que mobilizaram os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental ao 2º ano do Ensino Médio da Escola Municipal Milton Pessoa, também integrantes das Associações Quilombolas Livramento e Águas Claras.

Para atuar sobre esta realidade, os estudantes aplicaram um questionário com os colegas e, entre outras coisas, produziram dois curtas-metragens que contam com depoimentos de idosos quilombolas. O projeto fortaleceu os estudantes que passaram a se orgulhar de sua cor e identidade, além de se tornarem multiplicadores da história e da cultura negra.

Amazonas

  • Manacapuru – Mudança Cultural na Escola – Escola Estadual Nossa Senhora de Nazaré

Bahia

  • Casa Nova – Bloco ecológico com fibra de coco como alternativa para a substituição da taipa – Centro Educacional Antônio Honorato
  • Jequié – A Escola e o Forró: É na cultura que se aprende! – Colégio Estadual Luiz Navarro de Brito
  • Rio do Antônio – Empodera Rio – Colégio Estadual do Rio do Antônio
  • Rio do Antônio – O abastecimento de água no distrito de Ibitira: conhecendo o problema – Colégio Estadual Professora Lia Publio de Castro

Ceará

  • Barroquinha – Sou Mais Coral Vivo – Escola Jaime Laurindo da Silva
  • Campos Sales – Craque na bola, craque na escola – E. E. M. Campos Sales
  • Cascavel – Biofertilizante líquido natural: a agricultura ao alcance das mãos – Escola de Ensino Fundamental de Boa Água
  • Cascavel – Dice: será que a sociedade ainda não entendeu – Escola Estadual de Educação Profissional Edson Queiroz
  • Cascavel – Entre saberes e fazeres – Escola de Ensino Médio Ronaldo Caminha Barbosa
  • Cascavel – S.O.S Casa – Escola de Ensino Médio Ronaldo Caminha Barbosa
  • Caucaia – Raízes do Abá – EEEP Professor César Campelo
  • Granja – AgroSaúde: educando para respeitar a vida e cuidar da natureza – EEEP Guilherme Telles Gouveia
  • Iracema – Identidade Negra – EEMTI Deputado Joaquim de Figueiredo Correia
  • Mulungu – Backup Intertemporal entre Gerações – E.E.M Professor Milton Façanha Abreu
  • Pacoti – Juntos pelas Abelhas Sem Ferrão – Escola de Ensino Médio Menezes Pimentel
  • Reriutaba – Empatize- se: a prática da empatia como ferramenta para salvar vidas – Escola Estadual de Educação Profissional Francisca Castro de Mesquita
  • Tianguá – Jogo da Previdência: Aposentar-se ou não, eis a questão – Liceu de Tianguá José Ni Moreira

Distrito Federal

  • Brasília – Grupo de Enfrentamento à Depressão e ao Suicídio (GEDS) – Centro De Ensino Médio Escola Industrial De Taguatinga
  • Brasília – Voluntariado para a transformação de uma escola – Centro Educacional do Lago,Centro Educacional do Lago

Maranhão

  • São Luis – Escola pra quê? Quando o protagonismo juvenil saiu da escola e mexeu na peça do dominó – Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA)

Minas Gerais

  • Contagem – Cinema, Luz, Câmera & Ação – Escola Municipal Newton Amaral Franco
  • Uberlândia – Mulheres além do tempo – Instituto Teresa Valsé

Mato Grosso

  • Vila Rica – Economia e Biodiversidade – Escola Estadual Vila Rica

Mato Grosso do Sul

  • Corumbá – Deixa que eu te ensino, mãe – Escola Municipal Rural de Educação Integral Polo Paraguai Mirim e Extensões

Paraná

  • Sertanópolis – Jogo da Sustentabilidade – Escola Estadual Monteiro Lobato

Rio de Janeiro

  • Magé – Conhecendo, construindo e preservando Suruí – CIEP 327 Pedro Américo
  • Petrópolis – Vozes no Silêncio – C. E. Princesa Isabel
  • Rio de Janeiro – Cota não é esmola: Pret-o-conceito – Escola Municipal Desembargador Oscar Tenório
  • Rio de Janeiro – Show de física – C.E. Erich Walter Heine
  • São Gonçalo – Entre Nós: Escuta e Acolhimento na Comunidade Escolar – CIEP 240 – Professor Haroldo Teixeira Valladão

Rio Grande do Sul

  • Osório – Braille Básico – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
  • Porto Alegre – Clube do Livro – Colégio Salesiano Dom Bosco de Porto Alegre
  • Porto Alegre – Grupo de mediador@s de leitura Luísa Marques – EMEF Saint Hilaire
  • Porto Alegre – Movimento Meninas Crespas: a valorização do cabelo crespo como resgate da identidade negra – Casa Emancipa Restinga e EMEF Mário Quintana
  • Venâncio Aires – O protagonismo feminino em histórias reais narradas para crianças em um audiolivro – Escola Municipal de Ensino Fundamental Alfredo Scherer

Roraima

  • Boa Vista – Acolhimento: somos responsáveis pelo que cativamos – Escola Estadual Lobo D’Almada

São Paulo

  • Limeira – Avaliação e reconstrução do Ribeirão Tatu promovendo a Educação Ambiental com kit de aulas práticas – ETEC Trajano Camargo
  • São Paulo – Grêmio Estudantil: uma experiência de protagonismo juvenil – EMEF Paulo Duarte
  • Tremembé – Futuro em foco – EMEF Comendador Teixeira Pombo

Alagoas

  • Palmeira dos Índios – Cuidando da saúde dos cabelos com uso da opuntia cochenillifera (palma) e ziziphus joazeiro (juá) – Escola Estadual Graciliano Ramos
  • Maceió – Aerador Sustentável – Escola Sesi Industrial Abelardo Lopes

Amazonas

  • Manaus – Conservar, Transformar e Brincar – Escola Estadual Benedito Almeida

Amapá

  • Macapá – IFish – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá

Bahia

  • Barreiras – Banco de Sementes do Cerrado – Centro Juvenil de Ciência e Cultura
  • Cachoeira – Produzindo Vídeos Com o Público Jovem: A Comunidade Quilombola de Opalma em Pauta – Associação Beneficente Dos Moradores de Opalma – Quilombo do Engenho da Cruz
  • Caetité – Um sexo forte! – Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo
  • Camaçari – Mestres Mirins da Cultura Popular – Escola Municipal Eustáquio Alves Santana
  • Canudos – Guia do Patrimônio Histórico e Cultural de Canudos – Colégio Estadual Luís Cabral
  • Casa Nova – Ração de Baixo Custo para cães abandonados em Casa Nova – Centro Educacional Antônio Honorato
  • Casa Nova – Resgate e valorização do nosso patrimônio cultural: o vaqueiro, herói do sertão – Centro Educacional Antonio Honorato
  • Governador Mangabeira – Trazendo Informações para comunidade CEPAVP – Centro Educacional Professor Agnaldo Viana Pereira
  • Itatim – Preservação histórica e ambiental de Itatim (PHAI) – Colégio Estadual Geovania Nogueira Nunes
  • Livramento de Nossa Senhora – Barbatimão e licuri para a saúde humana: uma conexão entre os saberes tradicionais e os científicos – Colégio Estadual João Vilas Boas
  • Livramento de Nossa Senhora – Biopolímero do Mandacaru e do Quiabo para Tratamento de Água – Colégio Estadual João Vilas Boas
  • Nova Viçosa – Go Girls – Colégio Estadual Professora Jane Assis Peixoto
  • Paripiranga – Cordelize a vida! Valorize sua cultura! –  Escola Municipal Maria Dias Trindade
  • Poções – Costura e Inovação: o reaproveitamento no setor têxtil e confecção de roupas em prol da solidariedade no município de Poções – Colégio Estadual Eurides Santana
  • Salvador –  Meus Super Heróis também podem ser negros – Escola Municipal Gersino Coelho
  • Salvador – Coletivo Crespo – Colégio Estadual Professor Rômulo Almeida
  • Salvador – Empreendendo na Educação Regular – Centro Juvenil de Ciência e Cultura
  • Salvador – Escol@ Verde – Colégio Cândido Portinari
  • Saúde – Cultura de ontem nos tempos atuais: resgatando brincadeiras – Colégio Estadual Ernesto Carneiro Ribeiro
  • Uauá – Prótese Versátil do Membro Superior ( Benefício para pessoas com braço amputado: sustentabilidade, funcionalidade, independência e praticidade) – Colégio Estadual Nossa Senhora Auxiliadora
  • Valença – Entre Gotas e Sabores – Colégio Estadual do Campo Hermínio Manoel de Jesus

Ceará

  • Acaraú  – Be!Match: a tecnologia como figura de mediação pedagógica – E.E.E.P Marta Maria Giffoni de Sousa
  • Aurora  – Agro é tóxico – Escola Estadual de Educacao Profissional Leopoldina Gonçalves Quezado
  • Barro  – A arte para a construção do pensamento ecossustentável  –  José Osmar Plácido da Silva
  • Beberibe  – Dicionário Prático de Matemática  –  Escola estadual de Educação Profissional Pedro de Queiroz Lima
  • Bela Cruz  –  Endopiso: reutilizando o endocarpo – Ensopiso: reutilizando o endocarpo lenhoso do  cocos nucifera na produção de piso alternativo –  Escola Estadual de Educação Profissional Júlio França
  • Bela Cruz  – Luz na Escuridão – EEM Professora Marieta Santos
  • Bela Cruz  – Querido diário… –  EEM Professora Marieta Santos
  • Boa Viagem – Homofobia: até onde vai tanto preconceito? – EEEP Venceslau Vieira Batista,EEE P Venceslau Vieira Batista
  • Camocim – Não nos esqueça   – Colégio Estadual Professor Ivan Pereira de Carvalho
  • Canindé –  Cartão de Vacina Digital – Escola Estadual de Educação Profissional José Vidal Alves
  • Cascavel  – A magia das palavras… – EEM Ronaldo Caminha Barbosa
  • Cascavel –  Agri+: – Seca +Agricultura  – Escola de Ensino Médio Ronaldo Caminha Barbosa
  • Cascavel  – Além dos genes: fortalecendo as culturas negras  – EEMTI Marconi Coelho Reis
  • Cascavel  – Entre Nós: ComuniEscola! – Escola de Ensino Médio Ronaldo Caminha Barbosa
  • Cascavel  –  Gliese 518G – EEMTI Marconi Coelho Reis
  • Deputado Irapuan Pinheiro – S.O.S ECO: Lixo e sustentabilidade –  Escola Joaquim Josué da Costa CE
  • Fortaleza  – Astronomia é nossa praia –  EEM Liceu do Conjunto Ceará
  • Fortaleza – Festival Integral Matias Beck  – EEMTI Matias Beck
  • Fortaleza  – USS – um sorriso sustentável – EEMTI Maria Margarida de Castro Almeida
  • Granja  – Aerador Eólico  – Escola Estadual de Educação Profissional Guilherme Teles Gouveia
  • Granja  –  Biotecnologia em ação: Uso de microrganismos eficientes no tratamento de águas cinzas em comunidades sem acesso a saneamento básico – Escola Estadual de Educação Profissional Guilherme Teles Gouveia
  • Ibaretama – Vozes mulheres do Sertão: tecendo histórias de resistência na comunidade de Piranji – Escola de Ensino Médio Cônego Luiz Braga Rocha
  • Ipaumirim –  Desconstruindo Preconceitos com Informação  – Escola de Ensino Médio Dom Francisco de Assis Pires
  • Irauçuba – Sistema integrado de informações geoestatísticas e realidade aumentada (SIGRA) para monitoramento e prevenção do vetor da dengue, da chikungunya e da zika  –  Escola de Ensino Médio de Irauçuba
  • Itarema – Arborização de itarema com espécies nativas da caatinga: uma ação ecológica necessária para substituição da Azadirachta indica – EEEP Professora Rosângela Albuquerque de Couto
  • Itarema – Estudo dos impactos ambientais do lagamar do município de Itarema – Ceará: Fornecimento de dados para sua conservação ambiental – EEMTI Valdo de Vasconcelos Rios
  • Itarema – O direito à memória no combate à negligência do povo iteremense à participação negra para a formação da comunidade de Patos – EEMTI Valdo de Vasconcelos Rios
  • Jaguaribara – Uma colher de atitude na receita pela vida  – Liceu José Furtado de Macêdo
  • Martinópole – O auto do “Bumba-meu-boi”: um resgate da memória e diversidade étnico-cultural de nosso povo -Escola de Ensino Médio Prefeito Dário Campos Feijó
  • Milagres  – Juventude negra: movendo estruturas – E.E.M. Dona Antônia Lindalva de Morais
  • Mulungu – Encena: leitura, escrita e reescrita criativa – Escola de Ensino Médio Professor Milton Façanha Abreu
  • Penaforte  – Árvores do Futuro –  EEFM Simao Angelo
  • Penaforte  – Filtro SodisPet- água tratada é bem melhor – EEFM Simao Angelo
  • Pindoretama –  Junte-se a ONDA! – EMEF Francisca Holanda Silva
  • Potengi – Barelim – EEFM Menezes Pimentel
  • Santa Quitéria  – Humanas sem miçangas : Globalização e as consequências Humanas  –  EEF Médio Júlia Catunda
  • Senador Pompeu   – Geração Z: Uma experiência de ensino híbrido no Liceu de Senador Pompeu –  “EEMTI Liceu Marcionilio Gomes de Freitas
  • Sobral –  Leitura e coleta seletiva: nosso lixo vale livros  –  Escola Netinha Castelo de Ensino Fundamental II

Distrito Federal

  • Brasília  –  Conexão Brasil/Cabo Verde – Centro de Ensino Fundamental 801
  • Brasília  –  Recursos Interventivos para a Inclusão  –  Centro de Ensino Especial 01 de Ceilândia

Espírito Santo 

  • Rio Novo do Sul – Boas práticas na cultura e beneficiamento do café – EEEFM Virginia Nova

Goiás

  • Ipameri – Invenções Criativas e Científico-Tecnológicas nas aulas de matemática para o tratamento de Parkinson  – Instituto Federal IF – Goiano, Campus Avançado Ipameri
  • Cavalcante –  Projeto Vão do Moleque – Escola Vila Verde

Maranhão 

  • São Bento  – Sarilho: nossa história vira cena  – Escola Municipal Santa Bárbara

Minas Gerais

  • Araçuaí – FAMA –  Fábrica de Árvores dos Meninos de Araçuaí– Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento
  • Belo Horizonte – Coletivo Erês – Mensageiras dos Ventos– Coletivo Erês: mensageiras dos ventos
  • Betim – Projeto Jovem Cientista               – Escola Municipal Raul Saraiva Ribeiro MG
  • Brumadinho – As Vozes de Brumadinho – Avenues São Paulo,EE Paulina Aluotto Ferreira
  • Conceição do Mato Dentro  –  Sustentabilidade para além dos muros da escola– Escola estadual São Joaquim
  • Governador Valadares  –  Brumas do Vale– Instituto Federal Minas Gerais/Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Maria da Fé  – Projeto Viver–  Escola Municipal Professora Laís Peralta Carneiro
  • Poços de Caldas  – Mãos que Falam e Ultrapassam Fronteiras – EMPATIA–  Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado Dr. Tarso de Coimbra
  • Ponte Nova – Confecção de Livros e Educação para o desenvolvimento sustentável-Escola Nossa Senhora Auxiliadora
  • Ribeirão das Neves  – Condições de acesso e permanência de mulheres negras no IFMG a partir de uma caracterização de aspectos do município de Ribeirão das Neves– IFMG Ribeirão das Neves

Mato Grosso

  • Vale de São Domingos – Jovens na Ciência – Escola estadual Rainha da paz

Mato Grosso do Sul

  • Campo Grande – Mutirão agroecológico Hortear Escola Estadual Lino Villachá – Escola Estadual Lino Villachá
  • Dourados  –  Aplicativo em Realidade Virtual para Auxílio no Letramento Inicial de crianças com Transtorno do Espectro Autista – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul
  • Dourados  – Telejornal Rita News – Escola Estadual Rita Angelina Barbosa Silveira
  • Nova Andradina  –  Piso Tátil Ecológico, uma alternativa de baixo custo buscando melhorias a acessibilidade na comunidade escolar – Escola Estadual Professora Fátima Gaiotto Sampaio

Paraná

  • Curitiba –  Nossa escola, nosso patrimônio  –  Escola Municipal Anita Merhy Gaertner
  • Almirante Tamandaré –  COLETIVO X- Empoderamento Feminino dentro do ambiente escolar para ressignificar a Cultura do Território  –  Centro Social Ecológica Marcelino Champagnat
  • Itaperuçu  – Revitalização da praça Brasil 500 anos – Colégio Estadual José Pioli
  • Apucarana  – Preserve a água,Respeite a vida – Escola Municipal do Campo Professor Wilson de Azevedo

Pernambuco

  • Canhotinho – Além do Olhar – Produção de Áudio Livros para deficientes visuais   – Escola Municipal Edite Porto Mendonça de Barros
  • Caruaru  –  App: Green World – ETE Ministro Fernando Lyra
  • Caruaru – Aplicativo: EcoApp – ETE Ministro Fernando Lyra
  • Olinda – O protagonismo vivo da escola: um modelo de empreender a partir a partir do lugar em que se está – EREM Padre Francisco Carneiro
  • Palmares  –  Nascentes: vida para toda vida  – Escola Estadual Professora Galtemir Lins
  • Paulista –  Ariano: teatro e dança – ETE José Alencar Gomes da Silva
  • Recife – Twogether: Um app de acompanhamento gestacional compartilhado com o(a) parceiro(a)  –  Escola Técnica estadual Porto Digital
  • Recife   – Cadê o Totó? – Escola Técnica Estadual Cícero Dias
  • Santa Filomena – Leitura Ativa  –  Escola de Referência em Ensino Médio Raimundo de Castro Ferreira

Piauí

  • Água Branca –    Feminicídio, um grito no silêncio  –  Escola Municipal Joaquim Calado

Rio de Janeiro

  • Itatiaia  –  Você está conosco! – Ciep Brizolão 488 Ezequiel Freire
  • Itaboraí – Asilo dos Pcs  – Ciep 424 Pedro Amorim
  • Petrópolis – Papo Reto – Ciep 137 Cecília Meireles
  • Resende  –  Araneídeos: essa fobia mata?  – Colégio Estadual Antonina Ramos Freire
  • Niterói  – País Escola – Colégio Estadual Aurelino Leal
  • Rio de Janeiro – Potere: O lugar da mulher negra no Colégio Pedro II –   Colégio Pedro II – São Cristóvão II,Colégio Pedro II – Campus Centro
  • Itaperuna – De negócio em negócio – C.E.Nicoláo Bastos Filho
  • Rio de Janeiro – Tabela Humana: viver é melhor que sonhar! –   Fundação Osorio
  • Rio de Janeiro – De Jovem Pra Jovem – Rede Não Bata, Eduque  –  Rede Não Bata, Eduque
  • Rio de Janeiro – Girassol, giraSer, giramundo –   Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca
  • São Gonçalo  –   NATV_2019  –    C.E. Comendador Valentim dos Santos Diniz
  • Miracema  – O Papiloma Vírus, HPV, em uma perspectivade saúde e educação no município de Miracema,RJ – Colégio Estadual Deodato linhares
  • São Francisco de Itabapoana –    Poéticas do meu lugar: o ensino de arte na construção da noção de pertencimento  –  C.E. Ercilia Muylaert de Menezes
  • Nova Iguaçu – Controle e combate aos mais tratos e abandonos de animais – Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Rio Grande do Norte

  • Natal  – Literatura afro-brasileira: (re)descobrindo  nossa identidade –  Escola Estadual Berilo Wanderley

Rio Grande do Sul

  • Alvorada – Mares Limpos – To Be Green– Escola Salvador Jesus Cristo
  • Cachoeira do Sul –  Floresta Virtual– Colégio Marista Roque Golçalves
  • Campo Bom – Integração: Programação e AEE– EMEF D. Pedro II
  • Nova Prata  – Reinaldo Voluntário –  E.E.E.F Reinaldo Cherubini
  • Novo Hamburgo  –  Análise da Utilização da Tecnologia assistiva como auxiliar do ensino aprendizagem– Colégio Sinodal da Paz
  • Novo Hamburgo  –  Saneamento básico na zona rural– Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Washington Luiz
  • Porto Alegre  – Afroativos – solte o cabelo, prenda o preconceito–  Escola Municipal de Ensino Fundamental Saint’Hilaire
  • Porto Alegre – Desconstruir estereótipos– EMEF SAINT-HILAIRE
  • Sapucaia do Sul –  Resgatando valores e atitudes em busca de saúde para o meio ambiente –  EMEF Professora Aurialícia Chaxim Bes
  • Serafina Corrêa – Cortador de Grama inteligente– Escola Agrícola
  • Venâncio Aires –  A Valorização da vida –  Instituto Federal Sul-Rio-Grandense de Educação, Ciência e Tecnologia
  • Venâncio Aires – Teatro Auxiliando na Construção de um Olhar para Dentro de Si– Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndende – Câmpus Venâncio Aires
  • Viamão –  PANC – Plantas Alimentícias Não Convencionais– E.M.E.F. Guerreiro Lima

Rondônia

  • Porto Velho  –  Senhor Poluição –  Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Murilo Braga

Santa Catarina

  • Imbituba  – Projeto de Conscientização Feminista  – E.E.B Engº Álvaro Catão
  • Joinville – Agricobelha – Escola Agrícola Municipal Carlos Heins Funke
  • Lages –  Jogo do Patrimônio: Preservação, Cultura e Identidade  – COC Lages
  • Santa Cecília – Desafio Alfa e Tecnologia Transformando a sala de aula – Escola de Educação Básica irmã Irene
  • São Francisco do Sul – Forte em Ação: Reduzindo, Reutilizando e Reciclando – EM João Dias

Sergipe

  • Canindé de São Francisco  –  Novos caminhos – Florestan Fernandes

São Paulo

  • Araras – Escola: ambiente do jovem para o jovem – INSA – Instituto Nossa Senhora
  • Campinas – Tijolo ecológico preparado a partir de plásticos recolhidos de rios, mares e lixeiras  – Centro Educacional Sesi 403
  • Cananéia – Plástico, PERIGO, jamais será amigo! – E.M.E.F. Deborah Silva Camargo
  • Cotia – Humana Mente – Colégio Rio Branco; Centro de Educação para Surdos Rio Branco
  • Franca – Projeto Sonar: Mapeando Caminhos – Escola Estadual Ângelo Scarabucci
  • Garça – Ensino Conectado à Saúde: Conscientizando Quanto ao Riscos da Dengue – Etec Monsenhor Antônio Magliano
  • Guaratinguetá – Projeto “Ciência Atuante!”– EMEIEF Profª Aliete Ferreira Gonçalves
  • Guarulhos – The New World of Reading – EEEMI Professor Fabio Fanucchi
  • Itapetininga – Voe Alto na Leitura – EMEF “Edison de Abreu Souza
  • Jundiaí – #MovimentoRaizes – Colégio Paulo Freire
  • Lins – Green Bees Brasil – Ginásio Escola Normal Particular Nossa Senhora Auxiliadora
  • Mairiporã – Ciência E Ecoaprendizagem: A Escola Hermelina Como Centro De Práticas Sustentáveis E Produção Científica Em Mairiporã – E. E. Profª. Hermelina de Albuquerque Passarella
  • Mogi das Cruzes – Projeto: Afetividade em letras  – E.E.Professor Ilson Gomes
  • Piracicaba – Pluralidades invisíveis: extrapolando os muros da escola e (re) conhecendo o outro em mim – Colégio Salesiano Dom Bosco São Mário
  • Sales Oliveira – Anais de uma lagarta: Do Lagarticídio à Conscientização – Colégio Municipal José Coutinho Pereira
  • Santo André – Projeto Educaponto: ponto de ônibus inteligente – Instituto Coração de Jesus
  • São Bernardo do Campo – + Amor / – Guerra – Colégio Anhembi Morumbi; Escola Estadual Omar Donato Bassani; Associação Movimento Futuro
  • São Paulo – Coletivo Feminista Estudantil – Diálogo para igualdade de gênero na escola  – EMEF Sebastião Franscisco O Negro
  • São Paulo – Fábrica de Livros da Tarsila – EMEF Tarsila do Amaral DRE-BT
  • São Paulo – Hamlet em Hollanda O musical  – EMEF Daisy Amadio Fujiwara, Profa
  • São Paulo – HENFILMES – Produzindo Vídeos e Promovendo Aprendizagens – EMEF Henrique Souza Filho – Henfil
  • São Paulo – JH – Jornal HENFILMES – Agência de Notícias da escola e da comunidade –  EMEF Henrique Souza Filho – Henfil
  • São Paulo – Projeto Fotografia e Cinema – EMEF Francisco Alves Mendes Filho – Chico Mendes
  • Tatuí – Voluntariado: aulas preparatórias para o vestibulinho da Etec – Etec Sales Gomes
  • Taubaté – Plantar o Bem – Colégio Max