Criativos da Escola | Regulamento
botão menu

Regulamento

REGULAMENTO 

DESAFIO CRIATIVOS DA ESCOLA 2021

O Desafio Criativos da Escola 2021 é um concurso exclusivamente cultural promovido pelo Instituto Alana com sede na Rua Fradique Coutinho, 50, 11o. andar, Bairro Pinheiros – São Paulo/SP, CEP 05416-000, inscrito no CPNJ sob o no. 05.263.071/0001-09, doravante denominado individualmente ORGANIZADOR. 

1. CARACTERÍSTICAS E OBJETIVOS

1.1_O Desafio Criativos da Escola 2021 (concurso) visa estimular crianças e adolescentes, apoiados por seus educadores e educadoras, a construírem projetos que tenham o objetivo de transformar suas escolas e comunidades. O propósito é provocar o desenvolvimento de ações protagonizadas por estudantes do Brasil. O desafio tem caráter cultural, sem qualquer intuito de promoção comercial.

1.2_O concurso é dividido em duas etapas independentes. A primeira delas é nomeada “Chama” e, nela, grupos de estudantes – orientados por seus educadores – devem realizar missões com o objetivo de construir um projeto para a melhoria de algum problema a ser escolhido por seus integrantes. Já a segunda etapa é nomeada “Premiação”. Nela, independente de terem participado da etapa anterior, equipes de estudantes – com o apoio de seus educadores – deverão inscrever projetos em que já tenham efetivado ao menos uma ação de transformação de suas realidades.

1.3_As equipes deverão ter no mínimo 3 participantes (verificar item 2.1) que sejam estudantes do ensino fundamental ou médio, sem a limitação de um número máximo de integrantes. Ainda neste sentido, o grupo pode envolver pessoas de idades e anos letivos variados, podendo ser até mesmo de diferentes unidades de ensino. Ainda que possa envolver pessoas de idades variadas, o grupo deve ser representado no Desafio (concurso) por estudantes de até 21 anos que integrem o(s) grupo(s) selecionado(s). 

1.4_Para a participação no concurso, os grupos de crianças e adolescentes podem ter contado com a orientação de um ou mais educadores ou educadoras (informação a ser especificada na ficha de inscrição).

1.5_Caso o grupo não tenha contado com a participação de um educador(a), deverá ser especificado na ficha de inscrição o nome de uma pessoa adulta responsável, acima de 21 anos. Caso o grupo seja premiado em alguma das etapas do concurso, esta pessoa será considerada a educadora do projeto e  a responsável pelo recebimento da recompensa ou premiação.

1.6_Para participar do Desafio, educadores, educadoras ou estudantes ligados ao projeto deverão acessar o site do Criativos (www.desafio.criativosdaescola.com.br) e seguir as instruções indicadas.

1.7_Para a participação, que é voluntária e gratuita, não será cobrada qualquer quantia, nem será exigido que se adquira ou use qualquer produto, bem ou serviço.

1.8_Ao se inscrever, as pessoas participantes declaram que LERAM, COMPREENDERAM E ACEITARAM todos os itens deste regulamento, estando sujeitas às suas regras e condições.

1.9_A participação na etapa Chama poderá ser realizada do dia 19 de maio ao dia 01 de agosto de 2021, até às 23:59 (horário de Brasília). É importante ressaltar que realizar esta etapa não é pré-requisito para a inscrição dos projetos na etapa Premiação.

1.10_As inscrições dos projetos na Premiação deverão ser feitas entre os dias 02 de agosto e 02 de setembro. A participação será permitida somente por meio do site do Criativos da Escola e até às 23:59 (horário de Brasília) de cada dia citado anteriormente. Já seu período de seleção, divulgação e premiação poderá se estender até o fim de dezembro de 2021.

1.11_As datas poderão ser alteradas livremente pelo ORGANIZADOR do concurso (Criativos da Escola / Instituto Alana), devendo estudantes, educadores e demais interessados estarem atentos às divulgações feitas no site ou nas redes sociais do Criativos da Escola.

2. COMO PARTICIPAR

2.1_Quem pode participar?

2.1.1_Poderão participar crianças e adolescentes que estejam no ensino fundamental ou no ensino médio de todo o território nacional. A participação deverá ser em equipe. As pessoas integrantes das equipes poderão ou não pertencer à mesma escola (pública, privada ou cooperativa), coletivo, movimento ou organização da sociedade civil, instituto ou fundação. Entretanto, o vínculo dessas entidades com o grupo não é obrigatório. As equipes poderão ser formadas com a finalidade exclusiva de participar deste concurso.

2.1.2_Nas duas etapas do concurso, cada equipe deve ter, no mínimo, um educador ou educadora que desempenhe sua tutoria e orientação, apoiando a participação das crianças e adolescentes. Caso contrário, o grupo deve indicar uma pessoa adulta responsável por sua inscrição no concurso.

2.1.3_O educador, educadora ou pessoa responsável pela equipe deve ter acima de 21 anos. 

2.1.4_As equipes deverão ser formadas por, pelo menos, três crianças e/ou adolescentes de até 21 anos que, no ano vigente (2021), estejam cursando o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio. Podem ser formadas equipes mistas, envolvendo estudantes de diferentes faixas etárias e diferentes instituições de ensino, organizações, coletivos e/ou instituições.

2.1.5_Caso a equipe seja formada por estudantes de uma escola e conte com a orientação de um educador ou educadora, esta pessoa poderá ter cargo ou função variada atuando, por exemplo, na docência, na coordenação pedagógica, no acompanhamento escolar, na gestão da unidade de ensino, entre outras, podendo incluir até mesmo pessoas que desenvolvam atividades com estudantes fora do horário escolar. Por outro lado, caso a equipe pertença a um coletivo, movimento, organização da sociedade civil ou fundação/instituto, a pessoa responsável pela inscrição do projeto poderá ser qualquer pessoa – acima de 21 anos – que acompanhe as crianças e/ou adolescentes.

2.1.6_A participação na etapa Chama é opcional e não terá qualquer influência na seleção dos projetos a serem selecionados na etapa Premiação do concurso Desafio Criativos da Escola 2021.

2.1.7_Não serão aceitos conteúdos, em nenhum momento ou etapa do concurso, que contenham conteúdo impróprio ou inadequado à infância e juventude, nem que desrespeitem os direitos humanos ou que expressem discriminação de raça/etnia, classe, gênero, orientação sexual, condição física e/ou outras formas de preconceito. Nestes casos os grupos autores desses conteúdos serão desclassificados da etapa que estiverem participando, seja a etapa Chama ou a Premiação.

2.1.8_Por conta da pandemia do novo coronavírus, os grupos devem respeitar as recomendações das autoridades de saúde e o isolamento social para realizar quaisquer das ações envolvidas neste concurso.

2.2_Como participar do Desafio Criativos da Escola 2021?

2.2.1_Sobre a participação em todo o concurso

2.2.1.1_A participação no Desafio Criativos da Escola 2021 deverá ser realizada exclusivamente pelo site do Desafio www.desafio.criativosdaescola.com.br/

2.2.1.2_Tanto a participação na etapa Chama, quanto na etapa Premiação, devem reunir informações de identificação dos participantes, das equipes, das escolas/organizações e dados para contato, assim como irão detalhar o processo de desenvolvimento dos projetos. Essas informações, bem como os materiais enviados, serão de responsabilidade do educador ou da educadora orientadora.

2.2.1.3_Os campos solicitados deverão ser integralmente preenchidos em todas as etapas do concurso. O não preenchimento de qualquer um dos campos obrigatórios implicará na desclassificação do participante ou da equipe. Poderá causar, também, a desclassificação do grupo fichas que contenham conteúdo impróprio ou inadequado à infância e juventude, que desrespeite os direitos humanos ou que expressem discriminação de raça/etnia, classe, gênero, orientação sexual, condição física e/ou outras formas de preconceito.

2.2.1.4_Tanto o envio de informações quanto de materiais deverá ser feito pelo site do concurso. Nesse sentido, não serão aceitas participações por e-mail, redes sociais, fax ou correio. Recomenda-se que a participação seja realizada com antecedência para evitar possíveis problemas no envio pela internet.

2.2.1.5_O período de seleção, divulgação e premiação de grupos – em processo a ser conduzido pelo ORGANIZADOR e segundo seus critérios – poderá se estender até o fim de dezembro de 2021.

2.2.1.6_Aqueles que tiverem dificuldade em participar de qualquer etapa do concurso poderão acessar a página de Perguntas e Respostas do Desafio (https://criativosdaescola.com.br/desafio/duvidas-sobre-o-desafio/). Caso a dificuldade ainda não tiver sido resolvida, as pessoas interessadas poderão entrar em contato pelo e-mail contato@criativosdaescola.com.br 

2.2.1.7_O ORGANIZADOR poderá, a qualquer momento durante o período do concurso, solicitar informações adicionais dos projetos que se façam necessárias para a sua avaliação. Educador, educadora, estudantes ou responsáveis pelo projeto deverão atender às solicitações no prazo determinado, respondendo ao e-mail enviado pelo ORGANIZADOR ou conversando com o ORGANIZADOR por meio de ligações telefônicas. Caso não atendam, os projetos poderão ser desclassificados. 

2.2.1.8_Eventuais irregularidades relacionadas aos requisitos de participação, ao envio de informações falsas ou ao não envio de informações adicionais, como mencionado no item anterior, poderão resultar na desclassificação do projeto em quaisquer etapas do concurso.

2.2.2_Sobre a participação na etapa Chama

2.2.2.1_A participação na etapa Chama poderá ser realizada do dia 19 de maio ao dia 01 de agosto de 2021 até às 23:59 (horário de Brasília).

2.2.2.2_A participação na etapa Chama envolverá a realização de sete missões a serem cumpridas, exclusivamente, por meio do site do concurso. Os grupos poderão cumprir quantas missões quiserem. Aqueles que cumprirem as 7 missões receberão recompensas (verificar item 3.1.1.1 a 3.1.1.2).

2.2.3_Sobre a participação na etapa Premiação

2.2.3.1_As inscrições de projetos na etapa Premiação deverão ser feitas do dia 02 de agosto ao dia 02 de setembro até às 23:59 (horário de Brasília). 

2.2.3.2_No que diz respeito à ficha de inscrição dos projetos na etapa Premiação, haverá espaço para anexar materiais adicionais, como, por exemplo, fotos, vídeos e textos. Nesse sentido, recomenda-se que os grupos enviem, mesmo quando não for um item obrigatório no site, quaisquer informações complementares que possam contribuir com a avaliação do projeto. 

2.2.3.3_Após efetuar a inscrição na etapa Premiação, a pessoa responsável pela inscrição do grupo receberá por e-mail um certificado de inscrição no desafio, confirmando o recebimento do projeto.

2.2.3.4_Em caso de haver mais de uma inscrição para o mesmo projeto na etapa Premiação, será considerada a última inscrição que for realizada pelo grupo participante dentro do prazo previsto no item 1.10 deste regulamento. Neste sentido, até o prazo estipulado neste regulamento, é possível que a ficha do projeto seja salva na plataforma de inscrição, possibilitando que o grupo revise e aprimore o material antes que o mesmo seja enviado definitivamente. É recomendado, porém, que os educadores e estudantes evitem mandar um mesmo projeto mais de uma vez.

2.3_Quais recursos estão disponíveis para apoiar educadores e estudantes na realização dos projetos a serem inscritos no concurso?

2.3.1_Para orientar e apoiar estudantes, educadores e educadoras participantes do concurso está disponível para download no site do Criativos da Escola (https://criativosdaescola.com.br/apoio-educativo/) o material de apoio do Criativos da Escola e o baralho de cartas Criativos da Escola – A missão. Eles apresentam algumas propostas de atividades que poderão ser adaptadas para guiar as equipes, desde a escolha de uma situação do seu entorno que desejam melhorar até o desenvolvimento do projeto.

2.3.2_Estes materiais sugerem atividades possíveis de serem realizadas com os estudantes, mas cabe ressaltar que, no que se refere à etapa Premiação, crianças, adolescentes, educadores e educadoras têm liberdade para desenvolver os projetos da maneira que desejarem e com os recursos que tiverem disponíveis, devendo respeitar as orientações dos órgãos oficiais de saúde com relação aos cuidados necessários à prevenção contra o novo coronavírus e seguir as instruções previstas no site do concurso. 

2.3.3_A utilização ou não dos materiais disponíveis (item 2.3.1) não altera de qualquer maneira o que está disposto no item 2.2.1.1, que dispõe sobre a obrigatoriedade de a participação dos grupos no concurso ser exclusivamente por meio do site e seguindo as instruções do ORGANIZADOR.

2.3.4_Com relação à etapa Chama, os grupos poderão contar também com conteúdos complementares de apoio em vídeo e/ou texto ao final da página de cada missão.

3. AVALIAÇÃO, SELEÇÃO E RECOMPENSAS

3.1_Etapa Chama

3.1.1_Os grupos participantes da etapa Chama poderão ganhar dois tipos de recompensa: a possibilidade de participarem de um evento online com um influenciador digital a ser escolhido pelo ORGANIZADOR e o recebimento de um kit cultural.

3.1.1.1_Os grupos que completarem com sucesso todas as sete missões da etapa Chama poderão indicar até 3 pessoas para participar de um evento online com um influenciador digital a ser escolhido pelo ORGANIZADOR.

3.1.1.2_As condições necessárias para a participação do grupo no evento online (citado no item 3.1.1.1) serão de responsabilidade exclusiva da própria equipe de estudantes e educador orientador tanto com relação ao acesso à internet, quanto com relação ao dispositivo a ser utilizado para esta participação.

3.1.1.3_A data e o horário do evento online com o influenciador (citado no item 3.1.1.1) serão de escolha do ORGANIZADOR e divulgados com pelo menos 3 dias úteis de antecedência aos grupos que completarem com sucesso as sete missões da etapa Chama.

3.1.1.4_Os grupos que completarem e tiverem aprovada a primeira missão da etapa Chama, terão uma página com suas informações no Mural do Desafio 2021. Neste espaço digital, será aberta uma votação popular para a escolha dos grupos participantes preferidos da etapa Chama. Os 10 grupos mais votados receberão (no endereço fornecido pela própria equipe em seu cadastro) um kit cultural a ser criado pelo ORGANIZADOR e que será divulgado no site do concurso.

3.2_Etapa Premiação

3.2.1_Os projetos inscritos na Etapa Premiação serão avaliados a partir do preenchimento das fichas de inscrição e dos materiais adicionais enviados pelas equipes. Por meio desses materiais, serão avaliados: o potencial de transformação social e o quanto este projeto expressa o desenvolvimento da empatia, trabalho em equipe, criatividade e protagonismo dos estudantes em sua realização. Cada um destes critérios será detalhado nos itens a seguir deste regulamento.

3.2.2_CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO NA ETAPA PREMIAÇÃO

3.2.2.1_Potencial de transformação social

  • As ações realizadas pelos(as) estudantes são capazes de estimular outras pessoas e eles(as) próprios a refletir sobre o problema e a assumir uma postura responsável diante dele;
  • O projeto contribuiu para que melhorias acontecessem na realidade, revertendo algumas das causas dos problemas atacados;
  • O projeto apresenta uma descrição detalhada da ação ou das ações realizadas, respeitando as recomendações das autoridades de saúde e o isolamento social necessário para o combate à pandemia do novo coronavírus.

3.2.2.2_Empatia

  • Respeitando as determinações de isolamento social e as recomendações das autoridades de saúde, os(as) estudantes expressam a perspectiva de outras pessoas envolvidas no problema que querem resolver como, por exemplo, funcionários da escola/entidade, moradores do bairro e demais alunos(as), para construir um mapa de opiniões e perspectivas diferentes a respeito da questão escolhida; 
  • A solução desenhada pela equipe considerou esses diferentes pontos de vistas e procurou atender a expectativas diversas (que não só as exclusivas do grupo), ou envolver outros públicos na sua execução. 

3.2.2.3_Trabalho em equipe

  • Respeitando as determinações de isolamento social e as recomendações das autoridades de saúde, a busca e a implementação da solução foi um processo coletivo que envolveu, de forma ativa, todos(as) os(as) integrantes da equipe na busca de alternativas e formas para viabilizá-la;
  • Respeitando as determinações de isolamento social e as recomendações das autoridades de saúde, as equipes procuraram parceiros(as) na comunidade que pudessem colaborar com a construção e efetivação do projeto.

3.2.2.4_Criatividade

  • A equipe mobilizou recursos e talentos locais para a realização do projeto; 
  • O projeto mobiliza respostas criativas para a solução do problema e traz novas perspectivas para o contexto e/ou território. 

3.2.2.5_Protagonismo

  • Os(as) estudantes demonstraram-se engajados(as) com a causa escolhida e empenhados(as) na construção do projeto; 
  • Os(as) alunos(as) foram os(as) principais atores(as) no desenvolvimento do projeto, desde a escolha do problema até a realização de pesquisas e efetivação das ações. 

3.2.3_Os projetos deverão apresentar iniciativas, processos e/ou produções que estejam efetivando a melhoria de problemas pelas mãos dos(as) estudantes.

3.2.4_Devido às dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19, o distanciamento social e a interrupção das aulas, o Desafio Criativos da Escola 2021 irá selecionar iniciativas em andamento em que os estudantes já tenham realizado ao menos uma ação de transformação do problema escolhido pela equipe.

3.2.5_O que vão ganhar os grupos selecionados na etapa Premiação?

  • A etapa Premiação do concurso vai selecionar até 50 projetos que mais se destacarem na avaliação dos critérios descritos no item 3.2.2. Estes projetos serão escolhidos dentre todos que forem inscritos nacionalmente dentro do prazo previsto no item 1.10 e segundo processo estabelecido pelo ORGANIZADOR.

3.2.5.1_Devido às dificuldades impostas pela pandemia de Covid-19, o distanciamento social e a interrupção das aulas, o Desafio Criativos da Escola 2021 não realizará viagem de premiação a estudantes e educadores(as) orientadores(as) premiados no concurso como em algumas das edições anteriores.. 

3.2.5.2_Neste sentido, todo o processo de inscrição, avaliação, seleção e reconhecimento/premiação do Desafio Criativos da Escola 2021 deverá ser feito online e à distância.

3.2.5.3_As equipes selecionadas na etapa Premiação ganharão R$ 2.000,00 (dois mil reais), que podem ser investidos no desenvolvimento do projeto [conforme os(as) estudantes e o(a) educador(a) vierem a escolher]. Essa decisão deve ser tomada em comum acordo entre os(as) integrantes do projeto e o(a) educador(a) ou responsável. O valor em questão será entregue ao(à) educador(a) ou responsável que se responsabilizará pelo que está disposto neste item.

3.2.5.4_Será garantida dentre os grupos selecionados na etapa Premiação uma quantidade mínima de 5% de equipes que atendam aos critérios dispostos nos itens 3.2.2 e que possuam um ou mais estudantes que estejam matriculados em 2021 no ensino fundamental I, ou seja, que estejam nos anos iniciais do ensino fundamental (1º, 2º, 3º, 4º e 5º ano do ensino fundamental). 

3.2.6_Processo de avaliação da etapa Premiação

  • O processo de escolha dos projetos que serão selecionados na etapa Premiação terá como base os critérios descritos no item 3.2.2. Os(as) responsáveis pela avaliação e suas etapas são detalhados a seguir.

3.2.6.1 O processo seletivo será dividido em 2 fases. Na primeira, uma equipe, formada por funcionários(as) e colaboradores(as) do ORGANIZADOR avaliará todos os projetos inscritos no Desafio e fará a pré-seleção de projetos que farão parte do grupo de finalistas. 

3.2.6.2 A escolha final dos projetos a serem selecionados na etapa Premiação do concurso será realizada por uma comissão avaliadora composta por funcionários(as), colaboradores(as) e parceiros do ORGANIZADOR. Serão escolhidos até 50 projetos dentre os finalistas no concurso

3.2.6.3 O resultado do processo de avaliação para selecionar os projetos premiados será divulgado no site do concurso até o final do mês de dezembro de 2021 (em data a ser definida pelo ORGANIZADOR).

4. DIVULGAÇÃO

4.1_O ORGANIZADOR divulgará o concurso, seus premiados e, eventualmente, alguns dos projetos inscritos no site do concurso, redes sociais na internet e materiais impressos, como cartazes e folhetos, mas também poderão ser utilizados para divulgação programas de rádio e TV, jornais e revistas, entre outros meios de comunicação não apenas do ORGANIZADOR, mas também de seus parceiros.

4.2_A divulgação tem por objetivo não só estimular a participação no concurso como também a valorização e disseminação das iniciativas realizadas pelas equipes participantes.

4.3_ Ao participar do concurso, os(as) participantes (educadores, crianças e adolescentes, bem como seus respectivos pais ou responsáveis) autorizam a utilização gratuita de seus nomes, imagens e vozes – além dos materiais enviados durante sua participação em qualquer momento ou etapa do concurso, sem restrição de frequência e por período indeterminado, não apenas do ORGANIZADOR, mas também de seus parceiros com o objetivo de valorizar e ampliar a mobilização em prol da realização dos projetos inscritos no Desafio.

4.4_A autorização descrita acima não implica o pagamento de qualquer quantia por parte do ORGANIZADOR ou de seus parceiros que, eventualmente, difundirem conteúdo relacionado aos projetos inscritos no Desafio.

5. DISPOSIÇÕES GERAIS

5.1_Os(as) integrantes das Comissões Avaliadoras da etapa Premiação, sejam funcionários(as), colaboradores(as) ou parceiros(as) do ORGANIZADOR não poderão ter qualquer vínculo com os grupos, as escolas e/ou instituições participantes do concurso.

5.2_As decisões da Comissão Avaliadora e das COMISSÕES ESPECIAIS serão soberanas, sendo vedado o questionamento ou a apresentação de recursos contra suas decisões.

5.3_Ao participarem do concurso, estudantes e educadores(as) envolvidos declaram que concordam com os termos presentes neste regulamento e com os itens previstos na Política de Privacidade do Criativos da Escola [https://criativosdaescola.com.br/politica-de-privacidade/].

Política de Privacidade e Cookies

O CRIATIVOS DA ESCOLA, uma iniciativa do Instituto Alana utiliza cookies que são necessários para o funcionamento adequado de suas páginas. O CRIATIVOS DA ESCOLA também poderá utilizar os cookies para melhorar a sua experiência de acesso, permitir o início de sessões seguras, gerir a sessão, gravar os detalhes de seu início de sessão, funcionalidades das páginas, coletar estatísticas e oferecer conteúdos adequados aos seus interesses.
Para mais informações, consulte a nossa Política de Privacidade através deste link.

Aceito