Criativos da Escola | Retrospectiva: os melhores momentos do Criativos da Escola em 2019

Retrospectiva: os melhores momentos do Criativos da Escola em 2019

19/12/2019 - Por Gabriel

Viagem para Roma, #MeuAlunoMeEnsinou e muitos outros dos melhores momentos do Criativos em 2019!

Ei, criativos e criativas!  Vamos chegando ao fim de mais um ano e o que nós fizemos por aqui? Ah! Foram tantas emoções e desafios, que fica até difícil resumir, não é mesmo? Vamos lembrar como foi esse 2019 e nos inspirar para o ano que está chegando? Então, vem com a gente!

Estudantes representam o Brasil em Conferência Global em Roma/ Alícia Peres

“Quem tem boca, vai a Roma”. A premiação do Desafio Criativos da Escola 2019 foi uma viagem para Roma, na Itália. Os estudantes de 7 grupos premiados no desafio, entre os 1443 inscritos, representaram o Brasil na Conferência Global de Crianças e Jovens “Eu Posso”, ao lado de mais de 2 mil crianças e jovens de outros 43 países de todo o mundo.  Foram dias incríveis, de muitas trocas de conhecimento e aulas ao ar livre em lugares que só tínhamos visto nos livros.

+ Confira como foi nossa viagem em Roma

Em 2019, nós publicamos mais de 30 histórias de crianças e jovens em nosso site, mostrando a trajetória de estudantes que estão, ao seu próprio modo, transformando as escolas e comunidades onde vivem. São as mais diversas iniciativas, com temas como meio ambientebullyingquestões raciais e de gênero, entre muitas outras. De norte a sul do país, nós vibramos com o protagonismo que vem de meninas e meninos que realmente estão fazendo acontecer.

Projeto Consciência, Cor e Arte, premiado no Desafio Criativos da Escola 2019

Ainda neste ano, nós publicamos 43 novos programas do Lu de Lupa, em nosso canal no Youtube. Em uma linguagem simples e descontraída, a Lu trouxe para o canal temas muito importantes entre os jovens, como a crise ambiental e a importância da sustentabilidadedepressão na adolescência, o vestibular e a vida universitária, enfrentamento ao racismo, violência contra a mulhercidadania e participação políticarepresentatividade e muito mais.

Durante todo o mês de outubro, quando celebramos o Dia dos Professores e Professoras, realizamos a campanha #MeuAlunoMeEnsinou. Recebemos mais de 100 relatos de educadores e educadoras de todo o Brasil, que mostraram como, em diversos contextos e realidades, é possível reafirmar a frase “quando eu ensino, eu aprendo duas vezes mais”.

Ensinamento recebido de educadora que participou da campanha #MeuAlunoMeEnsinou

Nós, da equipe do Criativos da Escola, agradecemos a cada um e cada uma de vocês por fortalecerem essa rede que acredita na potência das crianças e jovens.

Desejamos que, em 2020, meninas e meninos tenham ainda mais espaços de participação, nos quais sua criatividade, autonomia e identidade possam existir nos mais diferentes contextos e realidades.

Deste lado, iremos continuar ampliando essas histórias e torcendo por um mundo que veja na infância e na juventude uma valiosa mola propulsora da mudança que queremos ver em nossas escolas e comunidades.