Criativos da Escola | Conferência Global contou com a presença do Papa Francisco e mais de 2 mil estudantes de todo o mundo

06/12/2019 - Por Gabriel

Evento reuniu crianças e adolescentes de mais de 40 países entre os dias 27 e 30 de novembro, na Itália.

A importância da coletividade na transformação do mundo foi ressaltada no discurso do Papa Francisco, durante a cerimônia de encerramento da Conferência de Crianças e Jovens “Eu Posso”, que aconteceu no último sábado, dia 30 de novembro, no Vaticano, na Itália. O evento reuniu estudantes de mais de 40 países para trocar experiências de vida e mostrar como cada um deles vem modificando suas realidades e, assim, transformando o mundo em um espaço melhor. A delegação brasileira foi composta por sete grupos, com representantes dos estados do Amazonas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul, premiados no Desafio Criativos da Escola, de 2019.

Veja +: Conheça os sete grupos premiados no Desafio Criativos da Escola 2019

Durante a cerimônia, o Papa Francisco parabenizou as crianças por sua confiança e coragem em ajudar a realizar projetos de melhoria ambiental e social. Vocês mostraram que a inteligência artificial sozinha não pode fornecer o calor humano de que todos nós precisamos. Preferiram a solidariedade, o trabalho comum e a responsabilidade, e isso é fruto de um método educacional que envolve a mente, as mãos e o coração”, declarou.

Representantes do Missão Galo apresentam o projeto para estudantes e educadores de vários países / Alícia Peres

“As crianças, juntamente com os professores, foram chamadas para construir uma aldeia global da educação, onde existe uma rede de relações humanas, que é o melhor remédio contra todas as formas de discriminação, violência e bullying”, ressaltou o Papa, que também destacou que os adultos podem aprender com jovens que estão na vanguarda da conservação da natureza.

“A conferência foi um convite para toda a sociedade olhar para essas ações e criar redes que garantam sua existência e continuidade. Foram cerca de dois mil estudantes de mais de 40 países que realizam projetos de mudança em suas escolas e comunidades. Permanecemos apostando no protagonismo dos estudantes e aprendendo ainda mais com esses meninos e meninas, além de sempre nos inspirarmos com suas ações nas
mais diferentes realidades de todo o mundo”, aponta Angélica Gonçalves, coordenadora do Criativos da Escola.

Criativos da Escola se divertem no Coliseu / Alicia Peres

Além da participação na Conferência Global, os alunos brasileiros tiveram a oportunidade de conhecer os principais pontos históricos da cidade italiana, como o Coliseu, o Pantheon, o Museu Nacional Capitolini, as ruínas romanas, o Fórum Romano, o Castelo Sant’ângelo e a Fontana Di Trevi. Acompanhados de seus educadores e educadoras, as visitas se transformaram também em momentos educativos, pois os alunos estavam vendo, pela primeira vez, paisagens, arquitetura, esculturas e pinturas que só tinham estudado a partir dos livros.

Sobre a Conferência Global “Eu Posso”

Em busca dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Conferência Global “Eu Posso”, que aconteceu de 27 a 30 de novembro, no Vaticano, na Itália, promoveu o intercâmbio entre estudantes de mais de 40 países, que fazem parte do movimento global Design for Change (DFC), rede da qual faz parte o Criativos da Escola, do Instituto Alana. Além de identificar os problemas que permeiam suas comunidades, crianças e jovens mostraram como estão implementando soluções transformadoras dentro e fora de suas escolas. O evento reuniu mais de duas mil crianças e contou com a presença do Papa Francisco, de artistas e outras lideranças mundiais.

Veja algumas das crianças e jovens de diversos países que a delegação brasileira conheceu durante a Conferência Global “Eu Posso” em Roma: