Criativos da Escola | O Pequeno Príncipe toma vida

O Pequeno Príncipe toma vida

Ano de Inscrição: 2017

06/09/2018 - Por Criativos

Por meio de animações em stop motion do clássico de Saint-Exupéry, estudantes de São Paulo (SP) exercitam a criatividade e redescobrem o gosto pela leitura.

O aviador de feltro cai em um deserto do Saara feito de estopa e encontra o Pequeno Príncipe, que lhe pede: “desenha-me um carneiro”. O trecho do clássico infanto-juvenil do francês Antoine de Saint-Exupéry, publicado pela primeira vez em 1943, é revisitado e ganha vida com as animações em stop motion do projeto “Anima Pequeno Príncipe”, realizado pelos educandos do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual MMDC, localizada em São Paulo (SP).

A partir da produção de seis animações, os estudantes puderam desenvolver novas habilidades e divulgar suas criações. “Foi bem legal fazer esse projeto porque nunca tinha visto nenhum stop motion na minha vida e o nosso está no Youtube”, lembra, entusiasmado, Eduardo Dourado. “O legal foi movimentar os bonecos nas fotos – a cada foto, um movimento -, que era bem difícil”, confessa ele.

estudantes-se-reunem-em-grupos-em-biblioteca“O projeto me trouxe várias coisas boas, me ensinou também”, analisa Pedro. “Na verdade, eu não gosto muito de tirar fotos, mas com esse projeto eu me interessei pela fotografia. A parte mais difícil foi juntar as falas com as fotos”, conta o aluno Pedro Henrique Vida, hoje no 7º ano do Ensino Fundamental.

A educadora Roseli Almeida afirma que os alunos se encantaram com a história e, por meio de rodas de leitura, pensaram sobre muitos aspectos de suas vidas. “A história traz vivências, os fizeram pensar melhor em suas atitudes, pensar sobre o meio ambiente e sobre amizade. E, também, juntos, aprendemos a errar e acertar, desenvolvemos a paciência e o trabalho em equipe”, conta ela.

O trabalho está disponível no canal no Youtube da Sala de Leitura da escola, foi selecionado para a IV Mostra de Curta e Podcasts – “Mediação e Linguagem” e premiado pela Diretoria de Ensino Centro Sul. As animações também foram exibidas em uma feira cultural da escola para todos os educandos e suas famílias.

Novas leituras
O “Anima Pequeno Príncipe” integra o projeto “Mediação e Linguagem” – um apoio ao trabalho de professoras e professores que desenvolvem o currículo de língua portuguesa e trabalhos em Salas de Leitura – e visa estimular novas formas de leitura e a criatividade dos educandos por meio da produção de curtas-metragens animados em stop motion.

O processo envolveu, também, reflexões e debates sobre história e a exibição do filme “O pequeno príncipe” (2015. Direção: Mark Osborne). Os educandos, então, foram divididos em grupos para transformarem capítulos do livro em roteiros de animação, confeccionaram bonecos de feltro, reaproveitaram como cenário um trabalho de ciências sobre o sistema solar e, utilizando um tripé, fotogravam, pacientemente, cada pequeno movimento das personagens. Depois, utilizaram um aplicativo de celular para conferir movimento a série de fotos e inserir sons, narração e diálogos.

“Passamos três dias tirando fotos e, depois, colocamos o som. A gente não pode acelerar muito os bonecos, senão eles ficam pulando em cena. Foi a parte que mais gostei: falar, dar voz para a história. Mas era difícil, tinha que encaixar direito nas imagens”, conta o aluno do 7º ano do Ensino Fundamental, Rhennan Movais.

Novos protagonismos
O projeto continua na escola, dessa vez com animações sobre fábulas. Segundo Roseli, depois do “Anima Pequeno Príncipe”, os educandos se tornaram mais participativos nas atividades, como, por exemplo, na realização do jornal da escola.

“No horário do almoço, eles procuram matérias para colocar no jornalzinho, fazem entrevistas, desenvolvem cruzadinhas”, narra Roseli. “[Realizar projetos como esse] é uma maneira de trazer o aluno para o mundo escolar. Eles se tornam protagonistas na escola. Despertamos o gosto pela leitura e houve um aumento significativo nos empréstimos de livros na Sala de Leitura. Quando eu saio da sala, por exemplo, eles cuidam das atividades e até emprestam livros para os colegas”, conclui ela.

Você conhece um projeto protagonizado por crianças e jovens que está transformando a escola e a comunidade?
As inscrições para o Desafio Criativos da Escola 2018 vão até o dia 1 de outubro de 2018. Clique aqui, confira o regulamento e inscreva-se!

Redação: Rôney Rodrigues
Edição: Gabriel Salgado