Criativos da Escola | Criativos representa o Brasil em encontro global de protagonismo de crianças e adolescentes

conferência be the change

23/11/2022 - Por Guilherme Weimann

A conferência Be The Change, organizada pelo movimento Design for Change, ocorreu simultaneamente no Uruguai e na Malásia entre os últimos dias 18 e 21.

Empatia, consciência global, responsabilidade, criatividade e protagonismo juvenil. Esses foram os princípios que guiaram a conferência Be The Change, realizada de forma simultânea em Kuala Lumpur, na Malásia, e em Montevidéu, no Uruguai, entre os dias 18 e 21 de novembro.

Após um hiato de dois anos, devido à pandemia de covid-19, o evento voltou a reunir os integrantes do Design for Change, um movimento global criado em 2009, na Índia, pela educadora Kiran Bir Sethi, que tem como objetivo estimular crianças e adolescentes a atuarem como protagonistas da mudança em suas escolas, territórios e cidades.

Para isso, o movimento incentiva a elaboração de projetos protagonizados por crianças e jovens que estejam em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), a partir de quatro etapas: sentir, imaginar, fazer e compartilhar. Clique aqui e confira materiais de apoio que auxiliam no desenvolvimento de projetos a partir desses quatro verbos.

A conferência, inclusive, marcou a adesão de 16 novos países ao Design for Change (Alemanha, Argentina, Butão, Camboja, Catar, Cazaquistão, Egito, Emirados Árabes Unidos, Guatemala, Irlanda, Itália, Japão, Libéria, Panamá, Paquistão e Romênia), totalizando 65 membros.

Representação brasileira

No Brasil, a iniciativa é representada pelo Criativos da Escola desde 2015, que ao longo dos anos recebeu mais de seis mil histórias de crianças e jovens que estão transformando suas realidades em todo o território nacional. Nesse período, o programa do Instituto Alana alcançou 60 mil pessoas, entre estudantes e educadores, de cerca de 1.200 municípios brasileiros.

be the change

O Brasil foi representado na conferência pelo Criativos da Escola

Para conhecer as ações realizadas em outros países e compartilhar as estratégias utilizadas no Brasil, o coordenador do programa Criativos da Escola, Gabriel Maia Salgado, representou o país na conferência Be The Change, que reuniu na capital uruguaia aproximadamente 400 estudantes de 9 países.

“O movimento global Design for Change mostra como em todos os continentes as crianças e adolescentes estão criando projetos e soluções para os problemas mais desafiadores de suas escolas e comunidades. O Criativos representa essa rede no Brasil desde 2015 e seguimos conectados com o sonho e com a prática diária de construir outros mundos a partir da participação e do protagonismo dos estudantes. E essa participação é popular e vive, seja com intervenções em uma comunidade na Índia, seja com projetos de comunidades quilombolas brasileiras, seja em ações educativas na Palestina ou no Quênia”, exemplifica Gabriel.

O encontro foi marcado por apresentações culturais, oficinas, rodas de conversa e apresentações de projetos que se destacaram nos países latino-americanos que integram o Design for Change.

Confira outros perfis de parceiros do Design for Change:

DFC Global:

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Design for Change (@dfcworld)

DFC Uruguai

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Ceibal (@ceibal_uy)

DFC Argentina

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Design for Change Argentina (@dfc.argentina)

DFC Equador

Ver essa foto no Instagram