A conferência Be The Change, organizada pelo movimento Design for Change, ocorreu simultaneamente no Uruguai e na Malásia entre os últimos dias 18 e 21.
Empatia, consciência global, responsabilidade, criatividade e protagonismo juvenil. Esses foram os princípios que guiaram a conferência Be The Change, realizada de forma simultânea em Kuala Lumpur, na Malásia, e em Montevidéu, no Uruguai, entre os dias 18 e 21 de novembro.
Após um hiato de dois anos, devido à pandemia de covid-19, o evento voltou a reunir os integrantes do Design for Change, um movimento global criado em 2009, na Índia, pela educadora Kiran Bir Sethi, que tem como objetivo estimular crianças e adolescentes a atuarem como protagonistas da mudança em suas escolas, territórios e cidades.
Para isso, o movimento incentiva a elaboração de projetos protagonizados por crianças e jovens que estejam em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), a partir de quatro etapas: sentir, imaginar, fazer e compartilhar. Clique aqui e confira materiais de apoio que auxiliam no desenvolvimento de projetos a partir desses quatro verbos.
A conferência, inclusive, marcou a adesão de 16 novos países ao Design for Change (Alemanha, Argentina, Butão, Camboja, Catar, Cazaquistão, Egito, Emirados Árabes Unidos, Guatemala, Irlanda, Itália, Japão, Libéria, Panamá, Paquistão e Romênia), totalizando 65 membros.
Representação brasileira
No Brasil, a iniciativa é representada pelo Criativos da Escola desde 2015, que ao longo dos anos recebeu mais de seis mil histórias de crianças e jovens que estão transformando suas realidades em todo o território nacional. Nesse período, o programa do Instituto Alana alcançou 60 mil pessoas, entre estudantes e educadores, de cerca de 1.200 municípios brasileiros.

O Brasil foi representado na conferência pelo Criativos da Escola
Para conhecer as ações realizadas em outros países e compartilhar as estratégias utilizadas no Brasil, o coordenador do programa Criativos da Escola, Gabriel Maia Salgado, representou o país na conferência Be The Change, que reuniu na capital uruguaia aproximadamente 400 estudantes de 9 países.
“O movimento global Design for Change mostra como em todos os continentes as crianças e adolescentes estão criando projetos e soluções para os problemas mais desafiadores de suas escolas e comunidades. O Criativos representa essa rede no Brasil desde 2015 e seguimos conectados com o sonho e com a prática diária de construir outros mundos a partir da participação e do protagonismo dos estudantes. E essa participação é popular e vive, seja com intervenções em uma comunidade na Índia, seja com projetos de comunidades quilombolas brasileiras, seja em ações educativas na Palestina ou no Quênia”, exemplifica Gabriel.
O encontro foi marcado por apresentações culturais, oficinas, rodas de conversa e apresentações de projetos que se destacaram nos países latino-americanos que integram o Design for Change.
Confira outros perfis de parceiros do Design for Change:
DFC Global:
Ver essa foto no Instagram
DFC Uruguai
Ver essa foto no Instagram
DFC Argentina
Ver essa foto no Instagram
DFC Equador
Ver essa foto no Instagram
DFC Chile
Ver essa foto no Instagram
Redação: Guilherme Weimann
Edição: Gabriel Maia Salgado