Criativos da Escola | Conheça as premiações que reconhecem projetos feitos por estudantes

Conheça as premiações que reconhecem projetos feitos por estudantes

Restaura Natureza

17/04/2023 - Por Guilherme Weimann

Iniciativas estimulam ideias criativas, nas mais diversas áreas do conhecimento, que se propõem a transformar a realidade

Você já pensou em se reunir com mais alguns colegas para construir um projeto que possa, efetivamente, propor soluções que possam melhorar aspectos da sua escola, do seu bairro ou até mesmo da sua cidade? Ou se debruçar sobre ideias inovadoras? Agora, imagina que, além do prazer de participar de ações como essas, você ainda pode ser reconhecido por isso?

É justamente esse o caráter de algumas premiações brasileiras, que estimulam crianças e adolescentes a trabalhar em equipe, desenvolver o pensamento científico e, principalmente, propor e realizar ações com potencial realmente transformador. Bora conhecer mais sobre elas?

Premiação com inscrições abertas

Restaura Natureza

A ‘Restaura Natureza – Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas’ é uma iniciativa do WWF-Brasil, uma ONG focada em projetos de conservação e restauração ambiental. O Restaura Natureza é dividido em duas etapas: online, que oferece 10 materiais formativos, cada um deles com um quiz para testar os conhecimentos adquiridos; prática, na qual grupos com até cinco estudantes precisam propor ações com o tema “restauração”. As inscrições vão até o dia 31 de maio. Corra que dá tempo de se inscrever!

Fique ligado!

FEBRACE

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) é um programa de ciências e engenharia que estimula a cultura científica, o saber investigativo, a inovação e o empreendedorismo em jovens e educadores da educação básica e técnica. O calendário da 18ª edição da feira ainda não foi anunciado, mas provavelmente as inscrições serão abertas nos próximos meses. Fique ligado!

Prêmio LED

O ‘Prêmio do Movimento LED – Luz na Educação’, que já realizou duas edições, tem o propósito de mapear e reconhecer práticas inovadoras de estudantes, educadores e de organizações focadas em potencializar o futuro da educação brasileira. Os premiados da última edição foram anunciados neste mês de abril. O calendário da próxima edição ainda não foi anunciado, mas as inscrições provavelmente serão abertas nos próximos meses. Fique ligado!

Desafio Liga Jovem

Desenvolver o protagonismo de adolescentes a partir do empreendedorismo social e do uso da tecnologia. Estes são os principais objetivos do Desafio Liga Jovem, uma premiação nacional focada na busca de soluções transformadoras para o público juvenil. Organizada pelo Sebrae e executada pelo Instituto Ideais de Futuro, a iniciativa conta com o apoio do Criativos da Escola. A premiação da última edição foi realizada no último mês de março. O calendário da próxima edição ainda não foi anunciado, mas as inscrições provavelmente serão abertas nos próximos meses. Fique ligado!

Respostas para o Amanhã

Uma iniciativa global da Samsung, o Solve for Tomorrow (Respostas para o Amanhã, em português) já foi realizado em mais de 40 países ao longo de suas nove edições. Com foco em estudantes do ensino médio de escolas públicas, a premiação tem como objetivo reconhecer projetos com soluções inovadoras para problemas reais. O calendário da próxima edição ainda não foi anunciado, mas as inscrições provavelmente serão abertas nos próximos meses. Fique ligado!

Olimpíada Brasileira de Matemática

Neste ano, a 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) bateu recordes de inscrições, com 55,3 mil instituições, de 5.563 municípios (99,87% do total), totalizando 18,3 milhões de estudantes. Promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), a Obmep é considerada a maior competição científica do país e é destinada a estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. O calendário da próxima edição ainda não foi anunciado, mas as inscrições provavelmente serão abertas nos próximos meses. Fique ligado!

Premiação para professores

Prêmio Professor Porvir

O Prêmio Professor Porvir tem como objetivo reconhecer práticas pedagógicas criativas e originais divididas em quatro categorias: Educação Infantil, Ensino Fundamental 1, Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio. A iniciativa ainda prevê premiações especiais para práticas com abordagens nos seguintes temas: antirracismo, metodologias ativas, projeto de vida, socioemocionais e tecnologia. As inscrições podem ser realizadas até o dia 30 de novembro deste ano.

Câmara Mirim

Estão abertas as inscrições da 18ª edição do Câmara Mirim, voltado a professores que atuam em turmas do 5º ao 9º ano, de escolas públicas e particulares. Cada educador deve enviar uma redação de até 40 linhas sobre o tema: “Como a educação para a democracia pode colaborar para que atos violentos como os de 8 de janeiro não aconteçam mais?”. Serão selecionados seis novos educadores (que nunca participaram do Câmara Mirim) e quatro educadores parceiros (aqueles já participaram de edições anteriores), que ganharão o direito de participar com as suas turmas do programa.

Redação: Guilherme Weimann
Edição: Gabriel Maia Salgado