Criativos da Escola | Grupos de estudantes podem se inscrever no Desafio Liga Jovem até 25 de novembro

desafio liga jovem

08/11/2022 - Por Guilherme Weimann

Premiação terá uma formação inicial com todos os inscritos, apresentação presencial com 100 grupos selecionados e reconhecimento de seis equipes, que ganharão uma viagem internacional.

Desenvolver o protagonismo de adolescentes a partir do empreendedorismo social e do uso da tecnologia. Estes são os principais objetivos do Desafio Liga Jovem, uma premiação nacional focada na busca de soluções transformadoras para o público juvenil.

Organizada pelo Sebrae e executada pelo Instituto Ideais de Futuro, a iniciativa está com inscrições abertas até o dia 25 de novembro. A proposta é estimular que estudantes de todo o país se engajem como agentes de transformações de suas próprias realidades, não apenas como usuários de tecnologias, mas também como criadores de soluções para os seus problemas. Arte de divulgação do Desafio Liga Jovem “O Desafio Liga Jovem é a maior competição nacional para o desenvolvimento de soluções transformadoras a partir do empreendedorismo e do uso da tecnologia tendo como objetivo o desenvolvimento de competências empreendedoras dos jovens, possibilitando que sejam agentes de transformação de sua realidade”, aponta a analista técnica da Unidade de Educação Empreendedora do Sebrae Nacional, Elaine Novetti.

Em sua primeira edição, o Desafio Liga Jovem está contando com o apoio institucional do Criativos da Escola. “Esse é um reconhecimento para todos aqueles e aquelas estudantes que estão transformando suas escolas e comunidades com criatividade e empatia. Um prêmio do Sebrae que tem mobilizado todo o país e mostrado a importância de valorizarmos cada vez mais o protagonismo dos jovens em cada território”, afirma o coordenador do Criativos da Escola, Gabriel Maia Salgado.

Quem pode se inscrever

Podem se inscrever grupos de 2 a 5 estudantes, que estejam cursando entre o 9º ano do Ensino Fundamental e o último ano do Ensino Médio, com idades entre 13 e 18 anos. Os integrantes da equipe necessitam estar vinculados a escolas públicas ou privadas, ONGs ou coletivos.

Além disso, é necessário possuir um orientador que tenha pelo menos 18 anos. Não é necessário que seja um professor, coordenador ou responsável pedagógico – apenas precisa exercer o papel de tutor responsável, engajado com o desenvolvimento dos estudantes.

Premiação

Todos os grupos inscritos terão direito de participar da primeira etapa do Desafio, que será realizada entre os dias 25 e 27 de novembro, durante a Virada Empreendedora, de forma on-line. As equipes terão acesso a palestras, oficinas e mentorias, que contribuirão para que os estudantes possam elaborar soluções e desenvolver um vídeo-pitch para o seu projeto. Os vídeos-pitch são pequenas produções audiovisuais que apresentam o conteúdo-chave do projeto de maneira rápida, direta e assertiva.

Posteriormente, ocorrerá a fase de avaliação, que selecionará 100 grupos para a próxima etapa, que ocorrerá de forma presencial e que incluirá visitas coordenadas aos principais centros de inovação de São Paulo, no primeiro trimestre de 2023.

Por fim, as seis iniciativas que obtiverem maior pontuação terão direito a uma viagem internacional, com todas as despesas incluídas, para algum centro de inovação fora do Brasil que será definido posteriormente.

Aqui você pode conhecer mais detalhes do Desafio Liga Jovem e acessar seu regulamento.

Redação: Guilherme Weimann
Edição: Gabriel Maia Salgado