Rainforest Kids Challenge é um prêmio para crianças e adolescentes do mundo inteiro enviarem suas ideias para conservação das florestas tropicais. O resultado será divulgado no dia 10/12 em evento do Criativos da Escola.
No dia 22 de abril, o mundo celebra o Dia Mundial da Terra. A data representa a luta em defesa do meio ambiente e promove a reflexão sobre a importância do planeta e o desenvolvimento de uma consciência ambiental. As florestas tropicais correspondem a 6% da superfície da Terra, e é neles que vivem 50 milhões de pessoas e 2/3 de toda a biodiversidade do planeta. Entretanto, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), somente em 2019, a Amazônia, a maior floresta tropical do mundo, sofreu o maior índice de desmatamento da última década, chegando a 85% a mais em comparação com 2018.
Para mobilizar estudantes sobre a importância de se conservar as florestas tropicais do planeta, o movimento global Design for Change – no Brasil, representado pelo Criativos da Escola -, realiza o Rainforest Kids Challenge. Com inscrições até dia 31 de agosto, o desafio premiará crianças e adolescentes do mundo inteiro, que estão criando soluções para preservar as florestas tropicais e, assim, contribuindo para o enfrentamento da crise climática e para a construção de um futuro próspero, justo e sustentável. O prêmio conta com o apoio do XPRIZE Rainforest Alana.
As iniciativas deviam ser enviadas em um dos quatro idiomas disponíveis na plataforma da premiação (português, inglês, espanhol e francês).
Serão premiadas até quatro equipes de estudantes do mundo. Com o valor de US$ 2 mil para cada grupo, os integrantes poderão usar o prêmio da seguinte forma: US $1.000 irão diretamente ao projeto como um prêmio em dinheiro e os outros $1.000 deverão ser doados a uma organização que trabalhe pela causa das florestas tropicais, em nome da equipe. A celebração dos premiados acontecerá em evento global, no dia 10/12, às 9h30 (horário de Brasília) organizado pelo Criativos da Escola: a Be The Change Celebration 2021. Clique aqui para saber mais!
Ver essa foto no Instagram
+ Saiba mais sobre o Rainforest Kids Challenge
O prêmio é desenhado a partir da metodologia pedagógica de geração de impacto do Design For Change (Sentir, Imaginar, Fazer e Compartilhar) e busca projetos inovadores, possíveis de serem desenvolvidos a partir da tecnologia, fáceis de replicar, escaláveis e sustentáveis.
Sobre o Design for Change
O movimento global Design for Change (DFC) está presente em 70 países e já impactou mais de 2 milhões de crianças e jovens ao redor do mundo. Criado pela designer indiana Kiran Bir Sethi, em 2009, o DFC atua a partir de uma metodologia de elaboração de projetos dividida em quatro etapas (representadas pelos verbos sentir, imaginar, fazer e compartilhar), com o objetivo de estimular crianças e jovens a transformarem suas realidades, reconhecendo-os como protagonistas de suas próprias histórias de mudança.
No Brasil, o movimento é representado pelo Criativos da Escola, programa do Instituto Alana, que encoraja crianças e jovens a transformarem suas realidades, reconhecendo-os como protagonistas de suas próprias histórias de mudança. O protagonismo, a empatia, o pensamento crítico e o trabalho em equipe são os pilares centrais do projeto que busca envolver e estimular educandos e educadores de diferentes áreas no engajamento e na atuação em suas comunidades.
Sobre o XPRIZE Rainforest Alana
Lançado no dia 19 de novembro de 2019, o XPRIZE Rainforest Alana tem como missão mapear a biodiversidade das florestas tropicais para reforçar que a floresta em pé vale mais que derrubada. A competição tem duração de quatro anos e os participantes inscritos oferecerão tecnologias acessíveis para o mapeamento completo da biodiversidade das florestas tropicais. O inventário servirá para o desenvolvimento de soluções inovadoras que possam acelerar a bioeconomia e fortalecer os povos da floresta. Mais informações: xprize.org/prizes/rainforest.