Criativos da Escola | Retrospectiva 2020: confira os destaques do ano do Criativos da Escola

Retrospectiva 2020: confira os destaques do ano do Criativos da Escola

21/12/2020 - Por Helisa Ignácio

O ano de 2020 foi repleto de desafios. Tivemos de nos reinventar a cada dia e, sem dúvidas, superamos muitas dificuldades. Mesmo à distância.

E, para relembrar o tanto de coisa importante que foi feita por criativas e criativos de todo o Brasil, o Criativos da Escola fez esta pequena retrospectiva do nosso ano. Sabemos que sem as crianças, adolescentes e educadores de nossa rede nada disso teria sido possível!

Confira abaixo os principais destaques:

#1 Diário de Sonhos

Com a chegada da pandemia, o Criativos da Escola lançou um chamado para estudantes compartilharem seus desejos para toda a sociedade e contarem o que gostariam que acontecesse quando o perigo do vírus passar. E, assim, nasceu a campanha Diário de Sonhos.

#2 Gincana Descobrindo Sonhos

Derivada da Diário de Sonhos, a gincana propôs que crianças e adolescentes do país elaborassem convites para chamar mais pessoas a sonharem com eles. O resultado? Mais de 250 convites dos estudantes em forma de poesias, relatos, vídeos, fotos e desenhos incríveis.

#3 Lives com estudantes

Foto de uma tela dividida em quatro, com quatro pessoas em uma vídeo chamada. Há 3 homens e uma adolescente. Eles estão sorrindo.

Tivemos papos super inspiradores com crianças e adolescentes de vários cantos do Brasil. Conversamos sobre Território e Práticas de Transformação, Educomunicação na Prática e Sonhos para o Futuro.

#4 Artigos de educadores sobre a escola e a pandemia

Educadoras(es) da rede do Criativos produziram seis artigos com reflexões sobre: a reinvenção dos educadores, a evasão escolar, o olhar científico na educação básica, a escola no apoio às famílias, a realidade dos territórios na educação, e qual educação queremos.

Da_escola_para_o_mundo_divulgacao_criativos_da_escola2017

E, para encerrar a nossa retrospectiva…

#5 Desafio Criativos da Escola 2020

A 6ª edição do Desafio Criativos da Escola teve de se adaptar à pandemia. Por isso, lançamos uma jornada criativa para que crianças, adolescentes e educadores seguissem sonhando novos mundos. Foram meses incríveis, com missões individuais e coletivas, que somaram a participação de mais 2 mil estudantes de todos os estados do Brasil.

Depois de três meses de uma jornada intensa, tivemos 50 planos de ação premiados na etapa final. E, para celebrar todo o nosso percurso, realizamos o evento Criar na Escola: Que Mundos Sonham os Estudantes? com atrações imperdíveis.

Ah! Essa história toda, a gente conta no vídeo abaixo:

Ufa! E, enfim, chegamos ao final do ano.

Estudantes e educadores seguiram nos lembrando da importância de cultivarmos empatia, criatividade, protagonismo e trabalho em equipe sempre e, principalmente, em tempos tão difíceis.

Que em 2021, a gente possa seguir juntas e juntos resistindo e construindo outros mundos.

Conta para nós: o que mais te marcou este ano no Criativos da Escola?