Criativos da Escola | Inscrições abertas para prêmio global de proteção a florestas tropicais

Inscrições abertas para prêmio global de proteção a florestas tropicais

17/02/2020 - Por Gabriel

O Rainforest Kids Challenge premiará três projetos de estudantes de qualquer lugar do mundo em prol das florestas tropicais; as inscrições estão abertas até 31 de agosto

Se você é estudante e tem uma iniciativa de proteção a florestas tropicais no Brasil, esse prêmio é para você. O movimento global
Design for Change, que inspira milhões de jovens do mundo todo a transformarem suas escolas e comunidades, abre nesta segunda-feira (17) as inscrições para o Rainforest Kids Challenge (Prêmio Infantil em prol das Florestas Tropicais), iniciativa que premiará três projetos de estudantes ao redor do mundo que estejam contribuindo para manter as florestas tropicais em pé e a vida de sua fauna ou flora.

O prêmio tem o apoio do Rainforest XPrize e as equipes premiadas poderão receber até US$ 3.300,00 (em torno de R$ 14 mil, a depender da cotação do dólar) para pagar as despesas de viagem e apresentar suas iniciativas em evento que acontecerá em novembro, em São Paulo. As inscrições vão até o fim de agosto.

Em breve, inscrições abertas para o Desafio Criativos da Escola 2020

Embora o prêmio esteja vinculado ao movimento Design For Change, o qual o Criativos da Escola é representante no Brasil, o Rainforest Kids Challenge é uma premiação que acontece paralelamente e, por isso, é possível que você se  inscreva em ambos os desafios. A 6ª edição do desafio do Criativos será aberta em breve em nosso site e redes sociais.

Rainforest Kids Challenge

O Rainforest Kids Challenge  é um desafio global para estimular que crianças e jovens do mundo inteiro busquem soluções para a preservação das florestas tropicais e, assim, contribuam para o combate da crise climática e para a construção de um futuro próspero, justo e sustentável.

O prêmio foi lançado oficialmente na cerimônia de encerramento da conferência global de crianças e jovens “Eu Posso”, realizada no Vaticano, no dia 30 de novembro de 2019, com a presença do Papa Francisco. Essa data marcou também o encerramento de quatro dias de evento realizado em Roma, que reuniu 2.500 crianças de 40 países que apresentaram 207 histórias de mudança em 14 espaços da cidade. Entre as crianças, estavam cerca de 25 estudantes brasileiros selecionados pelo programa Criativos da Escola, do Instituto Alana.

O objetivo do Rainforest Kids Challenge é abrir espaço para que as crianças e jovens que estão preocupados com a preservação das florestas possam ser parte da solução e ajudar a construir projetos que valorizem a floresta tropical em pé.

O prêmio é desenhado a partir da metodologia pedagógica de geração de impacto do Design For Change e busca projetos inovadores, possíveis de serem desenvolvidos a partir da tecnologia, fáceis de replicar, escaláveis e sustentáveis. Você pode ver um exemplo de como estruturar o seu projeto no site do desafio clicando aqui

Estudantes de qualquer lugar do mundo podem inscrever suas iniciativas, que devem ser enviadas em um dos quatro idiomas disponíveis na plataforma (português, inglês, espanhol e francês).  Para mais informações, acesse  https://rainforestchallenge.dfcworld.com/. É possível acessar a página de perguntas frequentes em português.

Sobre Design for Change

O movimento global Design for Change (DFC) está presente em 70 países e já impactou mais de 2 milhões de crianças e jovens ao redor do mundo. Criado pela designer indiana Kiran Bir Sethi, em 2009, o DFC atua a partir de uma metodologia de elaboração de projetos dividida em quatro etapas (representadas pelos verbos sentir, imaginar, fazer e compartilhar), com o objetivo de estimular crianças e jovens a transformarem suas realidades, reconhecendo-os como protagonistas de suas próprias histórias de mudança.

No Brasil, o movimento é representado pelo Criativos da Escola, programa do Instituto Alana, que encoraja crianças e jovens a transformarem suas realidades, reconhecendo-os como protagonistas de suas próprias histórias de mudança.

O protagonismo, a empatia, o pensamento crítico e o trabalho em equipe são os pilares centrais do projeto que busca envolver e estimular educandos e educadores de diferentes áreas no engajamento e na atuação em suas comunidades.

Sobre o Rainforest XPRIZE

Lançado no dia 19 de novembro de 2019, o Rainforest XPRIZE, prêmio de 10 milhões de dólares, tem como missão mostrar que a floresta em pé vale mais que derrubada. A competição tem duração de quatro anos e as inscrições estão abertas a todas as pessoas interessadas em desenvolver tecnologias acessíveis para o mapeamento completo da biodiversidade das florestas tropicais. O inventário servirá para o desenvolvimento de soluções inovadoras que possam acelerar a bioeconomia da floresta e fortalecer os povos da floresta. Mais informações: rainforest.xprize.org.