Criativos da Escola | Jovens reduzem evasão escolar de um jeito diferente no sertão do Ceará

Jovens reduzem evasão escolar de um jeito diferente no sertão do Ceará

• ambiente escolar
  • bullying e discriminação
  • educação

Santana do Cariri - CE

Ano de Inscrição: 2019

status Premiado

02/09/2019 - Por Criativos

Premiados no Desafio Criativos da Escola 2019, alunas realizam visitas às casas de colegas que abandonam a escola para incentivá-los a retomar a rotina de estudos; o estado do Ceará segue sendo o mais premiado em todas as edições do Desafio

De acordo com o Censo Escolar 2018, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Brasil possui 2 milhões de crianças e jovens fora da escola sendo que, desse total, cerca de 1,3 milhão são adolescentes entre 15 e 17 anos. Essa situação também era um problema presente na Escola Estadual Adrião do Vale Nuvens, em Santana do Cariri (CE): só em 2017, 79 alunos abandonaram as aulas. Preocupadas com as consequências dessa exclusão escolar para o futuro dos colegas, três alunas do 2º ano do Ensino Médio decidiram agir. Era a largada do projeto “Células motivadoras: conectando-se com o futuro”, um dos premiados na 5ª Edição do Desafio Criativos da Escola, de 2019, iniciativa do Instituto Alana.

+ Conheça os premiados do Desafio Criativos da Escola 2019

Para entender os reais motivos que levavam tantos adolescentes a desistirem da escola, as alunas conversaram com os colegas em exclusão escolar para escutar os motivos da desistência. A vulnerabilidade social, o baixo incentivo familiar, a falta de estrutura da escola e a dificuldade de transporte eram problemas identificados frequentemente. Além disso, descobriram a existência de motivos específicos que afetavam meninos e meninas: para eles, havia a pressão social e familiar para começarem a trabalhar; já elas deixavam de frequentar a escola principalmente quando engravidavam. Após essas descobertas, as estudantes sentiram necessidade de se aproximar desses colegas e, com o auxílio dos educadores, começaram a visitá-los para apoiar seu retorno às aulas.

Jovens criam atividades para diminuir evasão na escola

Jovens criam atividades para diminuir evasão na escola/ Divulgação

As garotas criaram, ainda, as “Cartas Quentes”, mensagens de incentivo escritas pelos próprios alunos para os colegas que estavam fora da escola, e organizaram rodas de conversa e palestras para dialogar sobre a importância de seguir os estudos. Como resultado, o número de alunos evadidos caiu para 59, em 2018, e despencou para apenas um caso no primeiro semestre deste ano. Hoje, todas as turmas do colégio têm uma “célula motivadora”, um grupo de apoio feito de jovem para jovem para incentivar que todos continuem frequentando as aulas. O projeto segue a todo vapor e as meninas pretendem expandir a iniciativa para outras duas escolas municipais de Santana do Cariri.

Para Mari Fulfaro, cofundadora do Manual do Mundo e uma das juradas do Desafio 2019, “a educação é decisiva na vida das pessoas. Quanto mais os estudantes se sentirem acolhidos e sentirem que têm uma rede de apoio na qual podem se apoiar, mais eles conseguirão driblar e encontrar saídas para as pressões externas para deixar a escola”, diz.

De Santana do Cariri para Roma!

Agora, três estudantes e um professor orientador da iniciativa embarcam, em novembro, para Roma, na Itália, com a equipe do Criativos da Escola. Como parte da premiação deste ano, os sete grupos premiados participarão da Conferência Global “Eu Posso”  (I Can) – com a presença do Papa Francisco, de artistas e demais lideranças mundiais – onde vão compartilhar suas experiências de protagonismo, empatia, criatividade e trabalho em equipe para outros 2 mil estudantes de todo o mundo. Além da imersão, o grupo ganhará também o valor de R$1.500,00 para o projeto e R$500,00 para o educador.