Criativos da Escola | Estudantes criam movimento para espalhar educação política pelo país

Estudantes criam movimento para espalhar educação política pelo país

• cidadania e direitos humanos
  • educação

Ano de Inscrição: 2021

status Premiado

07/04/2022 - Por Helisa Ignácio

Com memes e linguagem acessível, o Todos na Política quer aproximar jovens sobre o tema e mostram que eleições e política se discute com informação qualificada.

“Muitos jovens se sentiam sem escolha e não sabiam como mudar. E parei e pensei: eu não aceito isso. Eu não aceito não ter escolha, sabe? É o meu país. Tenho que fazer algo para ele poder melhorar”.

E foi assim, depois de um debate para juventudes, que Isabelle Azevedo, de 17 anos, decidiu agir para mostrar que era possível buscar conhecimento, participar da política e mobilizar outros estudantes a fazerem o mesmo.

Estudos indicam que as juventudes têm interesse em participar politicamente. No entanto, não confiam em partidos e políticos, preferindo ações mais diretas para transformação social. Um retrato de tal desconfiança é que o índice de pessoas entre 16 e 18 anos com título de eleitor em 2022 é o menor em cerca de 30 anos de acordo com Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Nas últimas semanas, o TSE lançou a campanha #RolêDasEleições, para incentivar pessoas nessa faixa etária a emitirem seu título para estarem aptas a votar nas eleições de outubro deste ano.

Mesmo em um contexto tão desafiador, em 2021, Isabelle partiu para ação e encontrou, por meio do Instagram, outros colegas dispostos a criarem uma iniciativa para falar sobre a temática de um jeito que todo mundo possa entender. Nascia, assim, o Todos na Política. A iniciativa foi uma das 50 premiadas na 7ª edição do Desafio Criativos da Escola.

Redes de mudança, redes de apoio

O projeto surgiu com o objetivo de promover a educação política de jovem para jovem. Trazer informação qualificada e de forma acessível foi a forma que a rede de estudantes que têm entre 15 e 22 anos encontrou para mostrar que educação política não é um bicho de sete cabeças e que participar é um caminho para mudança.

O Todos Na Política nasceu nas mídias sociais e, por meio delas, foi se espalhando pelo país inteiro. Hoje, a iniciativa apartidária que começou em julho de 2021 tem uma equipe com 50 adolescentes e jovens de todas as regiões do Brasil, de grandes metrópoles até pequenos municípios rurais.

@todosnapolitica pra aprender segue a gnt nos insta (@todosnapolitica) ou acesse pela bio do tiktok! #fyp #fy #paravoce #politicabr #politica #fypシ #todosnapolitica ♬ original sound – Tik Toker

Com muita organização, trabalho em equipe e diálogo, a iniciativa se organiza em sete frentes: mídias sociais, eventos, roteiro, design, redação, recursos humanos e marketing. O projeto levanta pautas, apura informações e produz conteúdos sobre temas dos mais básicos aos mais avançados sobre política para as redes sociais.

São mais de 36 mil seguidores no TikTok e mais de 6 mil fãs no Instagram em pouco mais de nove meses de existência. Entre os aprendizados, Isabelle destaca o processo de amadurecimento do grupo e o senso de comunidade que desenvolveram.

A gente está aprendendo a ter responsabilidade, a definir prioridades e a conciliar a vida toda. Somos tão novos, com tantas coisas para fazer e, lidar com isso tudo é difícil, mas a gente está conseguindo. A gente se apoia muito um no outro. A gente sempre pede ajuda no nosso grupo geral [do Whatsapp], tanto para coisas pessoais, como para coisas do projeto. A gente realmente virou uma comunidade muito unida!

Um ano decisivo e muitos passos pela frente

À medida que cresce, o Todos Na Política também se prepara para dar os próximos passos. A iniciativa está a todo vapor. Além de aumentar a quantidade de postagens e conteúdos, o grupo pretende lançar um Clube de Leitura sobre política e fazer uma cobertura da corrida presidencial.

E não para por aí. Com as Eleições 2022, a iniciativa tem como principal foco fazer com que mais jovens votem e que entendam a importância de votar e de pesquisar e se informar a respeito das candidaturas.

Queremos conscientizar esse voto, sabe? Queremos que os jovens vejam como isso pode impactar na cultura e na política do nosso país e como são importante para isso. Esse é o nosso maior foco: fazer o máximo de jovens possível votarem e votarem conscientemente.

relata Isabelle.

A estudante compartilha também sobre o reconhecimento que o grupo vem recebendo, tanto de jovens como eles, como de educadores que têm se inspirado em seus conteúdos e compartilhado com alunos. Em pouco tempo, o Todos na Política cruzou fronteiras de um país de dimensões continentais como o Brasil.

A iniciativa ainda evidencia que, mesmo a política sendo campo espinhoso para muitos, é terreno fértil para os estudantes do Todos na Política trazerem discussões e promoverem conhecimento em uma área que deveria interessar a toda a sociedade.

@todosnapolitica Se você acha política um assunto chato e inútil, segue nossa página nós vamos fazer vc mudar de ideia! #fyp #fypage #politica #politicabrasil ♬ original sound – ollie

Redação: Helisa Ignácio
Crédito da imagem destaque: Alicia Peres, 2019