Criativos da Escola | Estudantes representam Brasil em prêmio internacional pela paz infantil

Estudantes representam Brasil em prêmio internacional pela paz infantil

17/09/2019 - Por Gabriel

Embaixadoras do Criativos da Escola no Brasil são uma das iniciativas indicadas para o Prêmio Internacional da Paz das Crianças

Ao notarem que muitas meninas negras recorriam ao alisamento de seus cabelos para tentar escapar de comentários racistas, três alunas do Ensino Fundamental da Escola Estadual Profª Leila Mara Avelino, em Sumaré (SP), se mobilizaram para dar um basta à situação. Surgia, assim, o projeto “Cabelo, autoestima e construção da identidade da menina negra”, um dos 11 premiados do Desafio Criativos da Escola de 2018.

A iniciativa, que tem sido replicada em diversas outras escolas da região, foi agora reconhecida para lá do oceano atlântico. As alunas integrantes foram uma das 137 iniciativas de transformação indicadas ao Prêmio Internacional da Paz das Crianças 2019, realizado pela KidsRights, organização holandesa que advoga pelos direitos das crianças e adolescentes em todo o mundo.

Veja +: Conheça os premiados do Desafio Criativos da Escola 2019

Com o intuito de reconhecer e celebrar os mais diferentes projetos, a KidsRights idealiza anualmente a premiação, que tem como foco central a paz e a valorização do protagonismo de meninos e meninas dos mais diversos lugares do globo. Neste ano, chegam à sua 15ª edição e contam com a participação de 56 países. Das 137 iniciativas indicadas, a maioria é de Bangladesh (13) e Quênia (10), seguida pela Índia (9). 80 meninas, 51 meninos e seis coletivos de crianças foram apresentados para indicação.

Em 2019, os projetos trazem as mais diversas questões, como participação infantil, direito à educação, igualdade de gênero e outros desafios globais que se apresentam para a infância. O “Cabelo, autoestima e construção da identidade da menina negra”, criado por Ana Aurélia Maluf, Mércia Sena Nascimento e Isabela Nicole Cerqueira, é um dos quatro grupos que representaram o Brasil no prêmio.

Além do reconhecimento por meio do prêmio, o KidsRights oferece aos candidatos uma plataforma internacional de apoio às crianças, seja na continuidade de suas ações ou na criação de redes de trabalho a partir do intercâmbio com iniciativas espalhadas em todo o mundo. Embora não sigam para as etapas finais, os projetos brasileiros também serão contemplados por esse processo, garantindo a ampliação e alcance de suas iniciativas.

Você pode acessar a lista completa de indicados ao prêmio neste ano e  também se inspirar com as mais diferentes crianças que estão transformando suas realidades. No próximo dia 30 de setembro, a organização vai divulgar a lista de finalistas e o ganhador ou ganhadora do prêmio.

Cabelo, autoestima e construção da identidade da menina negra

A iniciativa surgiu com a aplicação de uma pesquisa entre colegas, e os dados levantados entre os 317 estudantes do colégio deixaram as meninas estarrecidas: 48% dos alunos afirmaram ter feito piadas sobre o cabelo das colegas, e 30% das alunas declararam ter sido vítima dessas atitudes.

Outro dado que chamou a atenção foi a negação da própria identidade entre os jovens. Apesar de formarem a maior parcela dos estudantes, apenas 18% se declararam pardos e 23% pretos. Paralelamente às pesquisas, as jovens criaram o clube juvenil “Naturalmente Cacheadas”, um espaço de diálogo sobre autoestima, empoderamento e incentivo para que as garotas assumam a beleza natural dos seus cachos.