Criativos da Escola | #Criativos2020: uma jornada criativa para sonhar outros mundos

#Criativos2020: uma jornada criativa para sonhar outros mundos

Frame de uma animação em que há um mapa do Brasil em 3D amarelo. Nele, há 6 fotos tipo polaroid com fotos de adolescentes. O fundo é roxo e tem adesivos de coração e algumas nuvens

15/12/2020 - Por Helisa Ignácio

Desafio Criativos da Escola 2020 auxilia estudantes a produzirem planos de ação e premia sete vezes mais grupos do que em edição anterior

6ª edição do Desafio Criativos da Escola teve de se adaptar à pandemia do novo coronavírus. Diante das dificuldades e incertezas enfrentadas por estudantes e educadores(as) de todo o país, o Criativos da Escola lançou uma jornada de missões para acompanhar e auxiliar crianças a adolescentes a desenvolverem planos de transformação.

De agosto até novembro, 2.216 estudantes dos ensinos fundamental e médio do Brasil inteiro cumpriram uma série de missões individuais e coletivas organizadas em três etapas: Fagulha, Chama e Premiação. Crianças, adolescentes e educadores(as) de 200 municípios do país provaram que é possível sonhar e planejar novos futuros mesmo em contextos ainda mais desafiadores.

Confira, abaixo, o vídeo especial da jornada do Desafio 2020:

Fagulha: o início da jornada

O Desafio começou com a etapa Fagulha. Com missões individuais, a Fagulha tinha como objetivo fazer com que os(as) estudantes se reconhecessem como agentes de transformação mesmo estando dentro de casa.

Foram quatro missões para apoiar as crianças e adolescentes a refletirem sobre si mesmos e sobre sua relação com as pessoas ao redor: Opina, Se Joga!, Minha Quebrada e Surpreenda!

Ao todo, a etapa individual do Desafio 2020 recebeu mais de 580 produções em forma de texto, vídeo ou imagem. E o mais legal: as criações vieram de participantes de 22 estados do Brasil. Foram centenas de histórias fantásticas, de depoimentos sensíveis a produções muito, mas muito criativas e inspiradoras.

Confira aqui os destaques da etapa Fagulha!

Além de nos inspirar, os estudantes receberam recompensas pela sua participação. As 14 publicações mais curtidas ganharam o livro autografado “Manual do Mundo: 50 Experimentos para Fazer em Casa” e o jogo A Missão do Criativos da Escola. E todos que participaram de, pelo menos, três missões puderam bater um papo com o youtuber Vitor di Castro.

Chama: trabalhando em equipe

Dividida em seis missões, a Chama foi a segunda etapa do Desafio 2020. Coletiva, essa etapa contou com mais de 350 produções de grupos de todas as regiões do Brasil. De setembro até novembro, as crianças e os adolescentes deveriam se organizar em equipes e cumprir as missões.

Confira as produções da etapa Chama!

A cada uma das seis missões, os participantes davam mais um passo no processo de criação de um plano de ação para transformar questões que podem melhorar em suas vidas e na realidade de seus territórios. Essas missões foram: Chama No Grupo, Chama No Probleminha, Chama Na Pista, Chama Na Ação, Chama Todo Mundo e Inscrição na Premiação.

Como recompensas, os grupos com produções mais curtidas ganharam um kit de jogos e histórias em quadrinhos. Além disso, todas as equipes que cumpriram pelo menos, quatro missões da Chama participaram de bate-papo fechado com a MC Soffia.

Premiação: a etapa final

O mês de outubro chegou com a última etapa do Desafio 2020: a Premiação. Estudantes, com apoio de seus educadores, enviaram planos com ideias de transformação para colocar em prática no próximo ano ou para aperfeiçoar uma ação já existente.

Ao todo, 248 equipes de 23 estados do Brasil toparam sonhar com a mudança que gostariam de ver em suas realidades. Mais de 1700 crianças, adolescentes e educadores(as) de todo o país se mobilizaram para transformar o mundo!

Mobilização comunitária, meio ambiente e sustentabilidade, ambiente escolar, cidadania e direitos humanos e inclusão foram as temáticas que mais se destacaram nos planos inscritos.

Os grupos premiados receberam um prêmio de R$2 mil para que possam tornar realidade seus planos de mudança. Além disso, os estudantes e educadores selecionados se tornarão embaixadores e embaixadoras do Criativos da Escola.

Criar na Escola: Que Mundos Sonham os Estudantes?

Depois de três meses de uma jornada intensa, o Desafio 2020 merecia uma celebração e um momento especial para anunciar os 50 grupos premiados.

Conheça os planos premiados no Desafio 2020!

No dia 10/12, aconteceu o evento Criar na Escola: Que Mundos Sonham os Estudantes?. Completamente online, a transmissão contou com participações incríveis de adolescentes artistas, do poeta e ator Lucas Koka Penteado e da Banda Alana. Você pode assistir ao evento na íntegra aqui.

Redação: Andrea Xavier e Helisa Ignácio
Edição: Helisa Ignácio