Criativos da Escola | Do Fundamental ao Médio, veja 4 projetos para cuidar da saúde mental

Do Fundamental ao Médio, veja 4 projetos para cuidar da saúde mental

01/02/2022 - Por Helisa Ignácio

Crianças e adolescentes criam projetos de Norte a Sul do país para combater depressão e ansiedade em suas escolas. Conheça!

Já é de conhecimento geral que a pandemia trouxe impactos em todas as dimensões da vida das populações: social, financeira, cultural, emocional e psicológica. No Brasil, pesquisas apontam como crianças e jovens sentiram as consequências do isolamento social e, por consequência, o afastamento da rotina escolar, principalmente no que diz respeito à saúde mental.

De acordo com a pesquisa Juventudes e a Pandemia – 2ª edição, mais de 60% dos brasileiros com idades entre 15 e 29 anos relataram sintomas de ansiedade e cerca de metade sente exaustão ou cansaço constante. O relatório indica ainda que quatro a cada 10 têm insônia ou tiveram distúrbios de peso, por exemplo.

No entanto, mesmo em um cenário tão desafiador, crianças e adolescentes estão criando formas para acolher colegas, conversar sobre saúde mental entre si e buscar apoio profissional. Do Fundamental ao Médio, alunos promovem conversas online, criam episódios de podcast para debater sobre o tema, realizam ações presenciais de escuta, entre muitas outras atividades.

Confira abaixo a lista especial do Criativos da Escola com projetos de saúde mental criados por estudantes de todo o Brasil. As iniciativas foram premiadas na última edição do Desafio Criativos da Escola em 2021. Conheça!

amarELO

Foto de um kit sobre saúde mental. Há uma camiseta amarela com a frase de Frida Kahlo: Se eu pudesse lhe dar alguma coisa na vida, eu lhe daria a capacidade de ver a si mesmo através dos meus olhos. Só então você perceberia como é especial para mim. Há ainda dois cadernos com capa amarelo e uma pulseira amarela com a frase "Você é admirável."
Estudantes criam kit para projeto de saúde mental – Foto: Reprodução

O pessoal da EMEF Saint-Hilaire, em Porto Alegre (RS), percebeu, na prática, quanto o isolamento social da pandemia prejudicou a saúde mental de crianças e adolescentes.

Então, depois de muita pesquisa, desenvolveram o projeto amarELO, por meio do qual fizeram uma série de contação de histórias, elaboraram cartazes, produziram uma live e construíram uma caixa amarela – na escola e online – para que os alunos pudessem deixar seus relatos.

Gostou? Você pode entrar em contato com eles, basta clicar aqui!

Caderno aberto com as letras recortadas que formam a palavra AMAR ao centro, e pequenos post-its amarelos com as frases: O que falar, Mostra que você está presente, Manter contato, Como Agir, O que não dizer, Fazer Algo Concreto.
Caderno de relatos do amarELO – Foto: Reprodução

Menos Aterrado: Uma Questão de Autocuidado

Na Escola Referência de Ensino Médio (EREM) José Caldas Cavalcanti, que fica na cidade de Cabrobó (PE), um grupo de alunos dos 1º e 2º ano observaram que, diante dos desafios das aulas remotas e do distanciamento social, muitos colegas demonstravam sintomas de ansiedade e depressão.

Por isso, desenvolveram o projeto Menos Aterrado: uma questão de autocuidado, com atividades de cuidado com a saúde mental e prevenção contra tais doenças por meio de rodas de conversa, e até a revitalização de uma praça e reativação da rádio escolar. Clique para acessar o link do projeto em nosso Banco de Projetos!

Montagem com duas fotos de adolescentes em uma praça aberta e uma quadra. Eles todos estão em roda e conversam.
Estudantes realizando as ações da iniciativa em Cabrobó – Foto: Reprodução

Soltando a Voz, Eu Tô Melhor Agora!

Duas meninas indígenas usam uniforme escolar e seguram uma tocha de papel. Elas usam ainda uma faixa cruzando o peito: uma com o dizer "+ amor" e outra com "educação. Elas estão em um jardim.
Estudantes do Soltando a Voz – Foto: Reprodução

Para combater as práticas de bullying, estudantes do 4º ano da Escola Estadual Ministro Waldemar Pedrosa, em Parintins (AM), criaram o projeto Soltando a Voz, Eu Tô Melhor Agora.

As crianças realizaram um levantamento de casos de agressões no ambiente escolar, uma apresentação da Lei de Combate à Intimidação Sistemática, entrevistas com funcionários da escola sobre suas experiências com o bullying e uma oficina de máscaras e materiais do Boi Bumbá. O projeto foi premiado na 7ª edição do Desafio Criativos da Escola.

Para saber mais e entrar em contato, confira a página da iniciativa em nosso Banco de Projetos!

Tá de boa?!

Print de uma tela de vídeo chamada com dois jovens negros e dois jovens brancos. Todos olham para a câmera e sorriem.
Grupo se reúne para criar podcast sobre saúde mental – Foto: Reprodução

A fim de abrir um espaço de diálogo sobre saúde mental entre crianças e adolescentes, um grupo de alunos do 9º ano da EMEF Marechal Mascarenhas de Moraes, em São Paulo (SP), criou o podcast Tá de boa?! e pretende contribuir com estudantes que estão passando por problemas emocionais, possibilitando o acesso a uma rede de apoio.

Você pode entrar em contato diretamente com o grupo clicando aqui. O projeto foi premiado no Desafio Criativos da Escola 2021 e tem ainda um perfil no Instagram. Confira!

Redação: Helisa Ignácio