A Voz do Estudante
Escola de Referencia em Ensino Médio Frei Orlando
Pretende despertar o protagonismo dos estudantes por meio de palestras em escolas e centros comunitários, além de reativar o Grêmio Estudantil.
Selecione o ano desejado
2020
Quais mundos estão sendo sonhados pelos estudantes brasileiros?
A 6ª edição do Desafio Criativos da Escola teve de se adaptar à pandemia do novo coronavírus. Diante das dificuldades e incertezas enfrentadas por estudantes e educadores de todo o país, o Criativos da Escola lançou uma jornada criativa para acompanhar e auxiliar crianças, adolescentes e seus educadores(as) a desenvolverem planos de transformação.
Na etapa final, a Premiação, 249 equipes de estudantes e educadores(as) de 23 estados do Brasil toparam sonhar com a mudança que gostariam de ver em suas realidades.
Confira abaixo quais foram os 50 planos de ação premiados no Desafio 2020 e que foram divididos em cinco eixos temáticos. Ao final, conheça os 34 grupos que receberam Menção Honrosa na premiação por cumprirem, pelo menos, um dos critérios de seleção.
Escola de Referencia em Ensino Médio Frei Orlando
Pretende despertar o protagonismo dos estudantes por meio de palestras em escolas e centros comunitários, além de reativar o Grêmio Estudantil.
Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra
Por meio de ações criativas, estudantes querem desenvolver uma visão mais ampla e abrangente sobre a vida, nos âmbitos profissional e pessoal, por exemplo.
Centro de Ensino Antonio Sirley De Arruda Lima
O grupo pretende realizar ações para reavivar a cultura local, estimulando os estudantes a se conectarem com suas habilidades e gerar um gosto pela escola e seu ambiente, por meio de atividades extracurriculares como pintura, dança, culinária e outras.
Escola de Referência em Ensino Médio José Caldas Cavalcanti
O grupo pretende criar uma página no Instagram para estimular o desenvolvimento da aprendizagem entre os colegas que, desmotivados por não conseguirem entender os conteúdos, estão com dificuldades nas atividades escolares.
Escola Municipal Dona Gercina Vilas Boas Alves
O plano tem como objetivo a criação de um jornal comunitário que busque a construção da cidadania por meio da educação e valorização da cultura comunitária.
Escola Municipal Joaquim da Silva Gomes
O projeto é um jornal virtual protagonizado pelo NAM – Núcleo de Adolescentes Multiplicadores – formado por alunas e ex-alunos da escola. A publicação tem como objetivo estreitar os vínculos com a comunidade escolar e intervir nas questões socioambientais locais.
Colégio Estadual Bolivar Santana
Projeto pretende estabelecer a interação entre a escola e a comunidade por meio de cursos gratuitos voltados à arte e à cultura.
Escola Técnica Estadual Ministro Fernando Lyra
Ação busca conciliar o ambiente escolar e a cultura regional de Caruaru levando aulas e tutoriais online por meio do Instagram, sobre como fazer e tocar instrumentos.
Escola Estadual Graciliano Ramos
Ação proposta por estudantes do ensino médio visa produzir e divulgar podcasts com diversos conteúdos informativos e formativos.
Centro Federal de Educação Tecnológica, Colégio Termomecânica e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí e Colégio Gabarito
O plano visa incentivar o interesse de crianças e adolescentes pela área de STEM, que, em português, significa Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Por meio de eventos regionais, de um aplicativo com jogos e de desafios, o grupo quer promover um mundo mais sustentável e igualitário.
Veja mais sobre o projetoEscola Municipal Maria Dias Trindade
Alunos querem acabar com a evasão escolar e fazer do ambiente da escola um lugar atrativo para os jovens. A ideia é promover atividades que despertem o sentimento de pertencimento dos estudantes.
Escola Municipal Levy Miranda
Ação visa ativar uma rádio na escola e usá-la como um canal de diálogo, preservação da história local e produção de conhecimento para a comunidade.
Escola de Ensino Fundamental e Médio Menezes Pimentel
Transformar a realidade dos alunos por meio da arte, estimulando o desenvolvimento artístico crítico.
Colégio Militar do Corpo de Bombeiros
Plano quer desenvolver máscaras de proteção com nanopartículas de prata capazes de matar bactérias e, também, o vírus da Covid-19.
Colégio Estadual Dom Juvêncio De Britto
Buscando contribuir para a prevenção de problemas de saúde pública, ação tem como objetivo a orientação sexual, além de abrir espaço para discussões sobre temas tabus, mitos e preconceitos, utilizando-se das mídias sociais.
Escola Estadual Francisco Glicério e Escola Estadual Aníbal de Freitas
O objetivo do projeto é que os estudantes aprendam a editar e montar um documentário, que conte as histórias das regiões periféricas de Campinas a partir das perspectivas dos próprios integrantes do grupo.
Escola Estadual Gilberto Giraldi
O projeto visa dar apoio emocional para estudantes e seus familiares, em meio a períodos tão desafiadores, como a pandemia do coronavírus. A falta de interação causada pelo distanciamento social acentuou questões da saúde mental e fez aparecerem outras.
Instituto Madre Mazzarello
O projeto visa promover informação, discussão e denúncia, tendo em vista o assédio sofrido pelas em todos os seus sentidos e seus danos físicos e psicológicos.
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Waldemiro Hemerl
O plano tem o objetivo de levar informação aos munícipes em relação aos riscos da automedicação, prática que cresceu nos últimos meses por causa da pandemia do novo coronavírus.
Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo
Plano para desenvolver modelo de barracas para a feira livre do município, que é importante patrimônio histórico, cultural e social. As novas estruturas pretendem por fim na desorganização das barracas e no descarte inadequado do lixo.
Escola de Referência de Ensino Médio de Ipojuca
Desenvolver defensivos orgânicos a base de plantas medicinais para combater doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
Colégio Santa Maria Minas
O grupo pretende desenvolver um site para auxiliar pessoas que passam por transtornos psicológicos, como ansiedade e depressão, causados principalmente pelo isolamento social decorrente da pandemia de coronavírus.
Colégio Estadual Pedro Calmon
Visa desenvolver um dispositivo para desinfetar folhas de papel, diminuindo, assim, o risco de propagação de vírus e de diversos outros patógenos.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Henrique Souza Filho “Henfil”
A partir da ODS 10, redução das desigualdades, o projeto pretende alcançar os moradores que são vítimas de discriminação, devido sua classe e raça, em sua comunidade.
Escola Estadual Gabriel Ribeiro
Por meio da formação de grupos de alunos referência para cada bairro, a ação pretende aproximar a população da escola e vice-versa. Os grupos pretendem promover melhorias em cada bairro, a partir de reclamações e sugestões dos moradores.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Áurea Ribeiro Xavier Lopes
A ação tem como objetivo conscientizar um maior número de pessoas sobre o que é depressão e desenvolver uma rede de apoio, por meio das redes sociais e outras ações off-line.
Colégio Salesiano Itajaí
Tem o objetivo de criar áreas de maior acessibilidade para os idosos no centro da cidade, auxiliando, por exemplo, no acesso ao transporte público, ao museu, igrejas, praças, serviços de banco e lojas.
Escola SESI Industrial Abelardo Lopes
Estudantes criam plano implantar placas sustentáveis em Braille na cidade. O material será produzido a partir de canos PVC e placas de PP reutilizados nas instituições públicas e privadas.
Veja mais sobre o projetoColégio Prepara ENEM e Colégio Prevest
A iniciativa tem como intuito promover a inclusão de pessoas surdas nas atividades online: desenvolver uma plataforma capaz de criar legendas para vídeos, ao vivo e gravados, e, que tenha, também, tradução para a Língua Brasileira de Sinais.
Escola Estadual de Educação Profissional Otília Correia Saraiva
Estudantes querem produzir um aplicativo para que os usuários recebam informações sobre gastos de água e energia elétrica em tempo real, e também, tenham dicas de consumo sustentável de recursos.
Escola Salesiana São José
Incomodados com o lixo descartado de forma inadequada na escola, jovens desenvolvem plano que tem como objetivo recolher o lixo e transformá-lo em arte.
Escola de Ensino Básico Dr. Frederico Rolla
Alunos criam plano de ação com o intuito de promover a participação e protagonismo de crianças e adolescentes em uma série de ações em prol do meio ambiente, clima, preservação das florestas e educação ambiental.
Escola de Referência em Ensino Médio Aura Sampaio Parente Muniz
Expor a importância dos conhecimentos da medicina popular da comunidade quilombola, por meio da tecnologia digital e de ferramentas como jogos educativos.
Escola Estadual Fernão Dias Paes
O projeto tem como objetivos a revitalização e o embelezamento do jardim externo da E. E. Fernão Dias Paes, além da construção de uma estação de compostagem e a manutenção da horta orgânica, de forma a integrar a escola e a sociedade.
Colégio Estadual Miguel Couto
O plano pretende transformar o espaço escolar, criando um laboratório ao ar livre. A proposta é a construção de jardins de restinga, sementeiras para germinação de plantas nativas, viveiro e composteira utilizando os resíduos orgânicos da cozinha.
Colégio da Polícia Militar Cel. Hervano Macedo Júnior
Orientar estudantes para a coleta seletiva de óleo, pilhas e eletrônicos, destinando-os ao lugar de descarte correto, e, assim, auxiliar o trabalho dos catadores de lixo.
Escola Estadual Antônio Belchior Cabral
O plano visa solucionar o problema de lixo na cidade. A ideia surgiu por conta do descarte incorreto dos resíduos feito pelos frequentadores da região, o que contribui para a poluição de ruas, praias e rios da comunidade.
Colégio Militar Tiradentes 2
O projeto pretende dar suporte à população ribeirinha com informações sobre a preservação dos leitos do rio Tocantins por meio da criação de uma plataforma digital, fomentando o desenvolvimento de políticas de reciclagem e compostagem do lixo.
Escola Municipal em Tempo Integral Miguel Mirante
Ao notarem a desigualdade entre homens e mulheres na disputa eleitoral de 2020, estudantes criam plano para produzir conteúdos audiovisuais e também materiais didáticos sobre a história e a realidade da mulher na política.
Escola Técnica Estadual de Monte Mor
O continente africano tem uma das maiores diversidades culturais do planeta, porém, esse conhecimento é apresentado a partir da ótica do colonizador. O projeto visa apresentar o continente sob novos olhares e novas perspectivas de conhecimento.
Colégio Estadual do Rio do Antônio
Ação visa refletir sobre o racismo na sociedade. A partir de pesquisas e de lives, será feito um recorte sobre a relação do negro e o mundo do trabalho.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Saint-Hiliare
Plano de ação tem como intuito falar sobre estratégias para a comunidade na proteção às crianças e mulheres e debater sobre as formas de violência sexual e, possivelmente, ajudar a salvar vidas.
Escola Estadual Luiz Campo Dall’Orto Sobrinho
Ação busca trazer visibilidade a obras de escritoras negras para que as estudantes negras conheçam suas histórias ancestrais e que, por meio delas, se inspirem para mudar suas trajetórias de vida e conquistar novos espaços na sociedade.
Veja mais sobre o projetoInstituto Estadual De Educação Ciência e Tecnologia do MA – Unidade Plena Bacabeira
Ação para apoiar e promover as práticas empreendedoras femininas na região. Por conta da pandemia, muitas alunas tiveram que buscar formas de complementar a renda da família.
Instituto Federal de Minas Gerais
O projeto visa promover discussões centradas em letramento racial por meio de debates, e também pela produção audiovisual a fim de dar visibilidade às trajetórias das pessoas negras da cidade.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Emília De Paula
Estudantes têm o objetivo de contribuir com a diminuição da incidência de abuso sexual entre crianças e adolescentes, orientando-os na sua autodefesa e buscando apoio da comunidade escolar para desenvolver o projeto.
Escola Estadual Monteiro Lobato
Plano irá produzir podcast para divulgar os avanços e as conquistas do movimento LGBTQIPA+ ao longo da história, além de desmistificar conceitos e promover atividades didáticas, no contexto escolar e em outras esferas da sociedade, sobre questões de sexualidade e gênero.
Escola SESI Drª Emina Barbosa Mustafa
O plano tem o objetivo de orientar crianças e adolescentes, por meio de palestras educativas e atividades lúdicas, como proceder em relação a casos de abuso sexual.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Alfredo Scherer
Plano de ação para a criação de audiolivros voltados ao público infantil com histórias de mulheres, exemplos de força e coragem para a sociedade.
Veja mais sobre o projetoEscola Municipal de Ensino Fundamental Paulo Duarte
O projeto tem o intuito de criar uma campanha de combate à violência contra as mulheres nas redes sociais. Por meio da produção de conteúdos digitais, o grupo quer chamar a atenção para os tipos de violência a fim de debater e conscientizar.
Preencha as informações abaixo e permita que o grupo possa entrar em contato com você! Caso o grupo tenha interesse, vai ter acesso a seu contato para que vocês possam dialogar.