Criativos da Escola | Criativos vai a congresso sobre participação de crianças e adolescentes

Criativos vai a congresso sobre participação de crianças e adolescentes

Foto tirada em plano lateral de cinco jovens sorrindo em um dia ensolarado e frio.

30/06/2022 - Por Helisa Ignácio

No primeiro dia do evento, o programa realiza mesa sobre formas de participação na escola e a importância do protagonismo estudantil. O congresso acontece de 12 a 14 de julho em Porto Alegre (RS).

O programa Criativos da Escola será uma das iniciativas participantes do Congresso O Parlamento e os Direitos de Crianças, Adolescentes e Jovens no Rio Grande do Sul. O evento irá promover experiências participativas não apenas nos legislativos brasileiros, como em outros países, além de trazer debates sobre os direitos das crianças e dos adolescentes e ainda celebrar os 32 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Arte com a ilustração de uma criança carregando a bandeira do Brasil com estrelas. Na lateral, há ilustrações coloridas das silhuetas dessa criança e mais outras crianças seguidas do texto "Congresso: O Parlamento e os Direitos de Crianças, Adolescentes e Jovens - de 12 a 14 de julho de 2022 - Porto Alegre - RS

Com o tema A participação e o protagonismo estudantil da sala de aula para a sociedade, a mesa do Criativos ocorre no dia 12/7, às 16h. Gabriel Maia Salgado, coordenador do programa, apresenta o panorama das iniciativas que crianças e adolescentes têm desenvolvido em todo o país para transformar realidades.

A partir dessa contextualização, estudantes embaixadoras Criativos da Escola compartilham suas trajetórias, discutem a importância de se valorizar espaços de participação e demonstram como as iniciativas podem extrapolar os muros da escola.

De Santa Maria (RS), Ana Clara Guerra, de 16 anos, faz parte do projeto Todos na Política. Premiada na última edição do Desafio Criativos da Escola, a iniciativa tem como objetivo incentivar jovens a aprender mais sobre política e história do país, por meio das redes sociais, onde já alcançaram mais de cinco mil seguidores no Instagram e 30 mil no TikTok.

Já Ana Caroline Magarino, vai representar o Violência Contra a Mulher: Entender para Combater de Novo Hamburgo (RS). O projeto busca entender como a comunidade escolar é impactada pela violência de gênero e organizam rodas de conversa e materiais de conscientização sobre as múltiplas dimensões da violência contra as mulheres.

Arte com a foto de uma jovem branca de óculos e cabelos presos. Ela está em pé e fala para uma sala. Ao lado, há um fundo azul com o logo do Congresso Parlamento e os Direitos de Crianças, Adolescentes e Jovens, Ana Clara Guerra (Santa Maria/RS) estudante - 16 anos, projeto Todos na Política
Arte com a selfie de uma jovem branca de cabelos escuros e soltos.  Ao lado, há um fundo rosa com o logo do Congresso Parlamento e os Direitos de Crianças, Adolescentes e Jovens - Ana Carolini Magarinos - Novo Hamburgo/RS - estudante 15 anos - Projeto Violência contra a mulher, entender para combater
Sobre o Congresso

O Congresso O Parlamento e os Direitos de Crianças, Adolescentes e Jovens se propõe a ser um momento para troca de experiências entre Câmaras de Vereadores, Assembleias Legislativas e instituições que têm experiências participativas junto a crianças e adolescentes.

São três dias de programação que trazem para o centro do debate e, a partir de distintas perspectivas, como estão as condições de vida e as políticas públicas voltadas a crianças, adolescentes e jovens. As mesas trazem experiências vivenciadas não apenas em diversos estados do Brasil, mas como também de Portugal e Espanha.

+ Confira a programação completa no site!

Haverá ainda o lançamento da pesquisa nacional sobre Câmaras Mirins e Parlamentos Jovens e Prêmio Legislativo Amigo da Criança, do Adolescente e do Jovem, além de minicursos durante o último dia de evento.

O congresso é de iniciativa conjunta da Consultoria Tribocidades e do Laboratório de Políticas Públicas e Sociais (LAPPUS) com apoio do Criativos da Escola e de outras iniciativas como Aldeias Infantis, Amencar, IMED e Prof. Pólux.

SERVIÇO
Congresso: o Parlamento e os Direitos de Crianças, Adolescentes e Jovens – Experiências & Potências
De 12 a 14 de julho de 2022
IMED – Rua Dona Laura, 1020 – Porto Alegre (RS)