Criativos da Escola | Xenofobia, não: projetos para acolher imigrantes e refugiados na escola

Xenofobia, não: projetos para acolher imigrantes e refugiados na escola

três meninas com descendência boliviana e uma adulta branca posam em cima de uma árvore

16/02/2022 - Por Helisa Ignácio

Estudantes mostram que a xenofobia não tem vez em suas escolas e criam iniciativas para apoiar colegas de outros países. Confira lista!

Todos os anos, o Brasil recebe milhares de imigrantes e pessoas refugiadas. Em 2020, por exemplo, havia mais de 57 mil pessoas em condição de refúgio reconhecidas pelo governo brasileiro e outras quase 29 mil solicitantes.

Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, há 1,3 milhão de imigrantes no país. Nos últimos 10 anos, houve um crescimento de 24,4% na entrada de pessoas estrangeiros e os maiores fluxos vieram da Venezuela, Haiti, Bolívia, Colômbia e Estados Unidos.

+ Leia também: Como estudantes migrantes estudam na pandemia?

Com o grande volume de famílias aqui chegando, crianças e adolescentes estrangeiros e do Brasil se encontram nas escolas por todo o país. Por isso, o Criativos da Escola separou uma lista de projetos de estudantes que estão agindo para acabar com os casos de xenofobia e para aproximar culturas em suas escolas. Confira abaixo!

Projeto Reconduz

Premiada na última edição do Desafio Criativos da Escola, a iniciativa foi criada por estudantes do Colégio Santa Marcelina, de Botucatu (SP). O projeto tem como objetivo acolher, ajudar e buscar a inserção de refugiados e imigrantes no mercado de trabalho da região. Você pode saber mais e entrar em contato com a iniciativa em nosso Banco de Projetos.

Por meio de aulas de português, auxílio na documentação e orientação profissional, os alunos do Ensino Médio têm contribuído com os migrantes, além de promoverem um evento mensal de intercâmbio cultural. O projeto tem um perfil no Instagram também.

Projeto Acolhimento
Duas meninas estão se abraçando vestidas com camisetas de uniforme de escola
Estudantes realizam acolhida e acompanham integração de jovens no ano letivo

Toda mudança é desafiadora, ainda mais quando envolve um novo país – com língua e culturas completamente diferentes das suas.

Pensando em tornar essa experiência menos dolorosa, um grupo de estudantes da Escola Estadual Lobo D’ Almada, em Boa Vista (RR), criou um comitê de acolhimento na escola para colegas imigrantes.

A iniciativa foi finalista na 5ª edição do Desafio Criativos da Escola. Saiba mais e entre em contato aqui!

Os alunos distribuíram mensagens de autoestima, realizaram palestras e buscaram parceria com o poder público para criar ações efetivas contra o bullying e a depressão. Confira matéria especial sobre o Projeto Acolhimento!

Sí, yo te entiendo!

Duas alunas brasileiras descendentes de imigrantes bolivianos observaram que estudantes estrangeiros tinham receio de se aproximar dos colegas da escola por causa do preconceito que sofriam.

+ Confira: ¡Sí, yo te entiendo!

Compreendendo que estudar um outro idioma é também uma forma de aprender e respeitar culturas diferentes, elas decidiram quebrar barreiras. E, assim, passaram a dar aulas de espanhol aos colegas brasileiros e estrangeiros.

Como a sua escola tem acolhido estudantes de outros países?

Redação e edição: Helisa Ignácio