Criativos da Escola | Turma dos anima lixo

Turma dos anima lixo

• meio ambiente e sustentabilidade

Portão - RS

Ano de Inscrição: 2016

status Finalista

04/05/2017 - Por Criativos

Estudantes de Portão (RS) realizam ações para incentivar a reciclagem de materiais e preservação de rio

“Com grandes pensamentos e pequenas ações podemos fazer a diferença”. Foi o que o estudante Thiago Ayres descobriu, ao criar junto com seus colegas do 9º ano do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Visconde de Mauá, o projeto “Turma dos anima lixo”, que incentiva a separação do lixo e reciclagem no município de Portão (RS). estudantes apresentando o projeto turma dos anima lixo para crianças em uma sala de aula

Entre as ações do grupo composto por 23 jovens, estão a elaboração de um aplicativo para smartphones com dicas para a eliminação correta de resíduos, jogo digital para as turmas iniciais do ensino fundamental sobre a importância de descartar materiais de forma correta, curta metragem sobre limpeza dos rios e palestras para todas as turmas da escola. Para além das iniciativas no ambiente escolar, em setembro do ano passado, o grupo também criou um fórum para debater questões sobre o meio ambiente com a comunidade.

Atualmente, a escola possui diversas lixeiras para coleta seletiva espalhadas por todas as salas. O recolhimento dos materiais acontece uma vez por semana e tem contribuído para a conscientização dos alunos e famílias sobre o tema. Em 2016, a turma ganhou o 1º lugar do prêmio Arte na Escola cidadã, promovido pelo Instituto Aury Luiz Bodanese.

Motivados para a preservação
Em uma conversa na sala de aula, os alunos demonstraram preocupação com a sujeira excessiva do córrego próximo a escola e que deságua no Rio dos Sinos, considerado um dos maiores e o mais poluído do estado do Rio Grande do Sul. Para coletar mais informações sobre o assunto, a turma visitou o local, buscou dados em livros, na internet e utilizou um trabalho desenvolvido por colegas da escola sobre o local. Mas o que fazer para contribuir para a limpeza do ambiente degradado? “Pensamos em como reduzir os resíduos que a comunidade toda produzia”, lembra o estudante Thiago. Após estudarem sobre a situação do rio, o grupo detectou que o lixo doméstico era o grande foco do problema.quatro estudantes pintando lixeiras de cores diferentes

Segundo a diretora da escola e orientadora do projeto, Ariane dos Santos, o grupo decidiu pesquisar as leis que determinam a questão da coleta seletiva e logo em seguida começaram as mudanças na escola. “Tínhamos lixeiras que estavam guardadas, com o projeto todas foram para o pátio”. Para tornar o processo mais lúdico, a turma criou personagens para representar cada tipo de material: papel, plástico, metal, vidro e orgânico. “Ajudei a personalizar as lixeiras e fiz ações com os alunos menores. Foi muito legal estar envolvido com eles e poder ensinar algo importante”, comemora o aluno Welington de Paula. material gráfico desenvolvido pelos alunos

Já a digitalização dos desenhos criados foi viabilizada com a colaboração da professora de informática Letícia Ferreira. Para arrecadar fundos para a confecção de materiais como cartazes e impressão de folhetos explicativos para as famílias, os estudantes realizaram um brechó. As atividades propostas por eles aproximou toda a comunidade do projeto.”Foi ótimo ver os pais dos meu colegas, professores, e principalmente minha família, envolvidos ajudando e nos apoiando”, conta Suziane.
Mudança de hábitos e próximos passos
“É um desafio atingir todo o município porque nossa proposta tem como objetivo mudar hábitos”, conta Welington sobre a dificuldade de dialogar diretamente com as famílias. E o colega Thiago complementa: “vários tipos de resíduos ainda são descartados de forma incorreta na comunidade, queremos levar o projeto para outras escolas da cidade para que ele seja ainda mais efetivo”. aluno apresentando o projeto para uma mulher

Para Ariane, um dos maiores benefícios que o projeto proporcionou foi a mobilização dos estudantes em busca de orientar os colegas e famílias contra a poluição do Rio dos Sinos. “O projeto tomou uma grande importância e é reconhecido por essa prática ambiental iniciada pelos jovens”.

Ainda este ano, um grupo de cinco alunos fará visitas a escolas municipais para disseminar as práticas da iniciativa “Turma dos anima lixo”. “A gente quer que o projeto cresça e continue mudando nossa escola e toda a comunidade”, conclui Thiago.

Redação: Vanessa Ribeiro

Edição: Marianne Estermann