Criativos da Escola | Tenda Móvel

Ano de Inscrição: 2016

status Premiado

19/01/2017 - Por Criativos

Estudantes de Mulungu (CE) criam nova forma de participação social e melhoram comunidade do município

Reuniões com atividades culturais em que todas as pessoas podem falar, reclamar e opinar sobre a realidade em que vivem e, além disso, sem precisar sair de seu próprio bairro. Esta foi a forma encontrada por estudantes do 2º ano do ensino médio da Escola Professor Milton Façanha Abreu, em Mulungu (CE), para transformar a forma de participação social no município.

Com ações que buscam envolver os moradores da comunidade de Bastiões e contribuir com a melhora de suas condições de vida, os alunos colocaram em prática o projeto “Tenda Móvel” e foram premiados no Desafio Criativos da Escola 2016 (Clique aqui e confira como foi a premiação e a vivência do Desafio Criativos da Escola 2016).

Fotos_Mulungu_Tenda_Movel (11)“Um dos objetivos do Tenda Móvel é trazer um novo modelo de se fazer política: trabalhar com a comunidade para que junto com o governo possam atenuar as problemáticas do lugar em que eles vivem”, explica o estudante Pedro de Lima, sobre o projeto que se propõe criar um espaço não físico, mas simbólico e itinerante, que efetive o diálogo e a articulação comunitária.

Após a escolha da comunidade de Bastiões como uma experiência piloto, o grupo tem promovido reuniões com os moradores, articulação entre a gestão municipal e as lideranças locais e já conquistou a melhoria da iluminação pública do bairro. Pedro destaca, também, que o projeto atua com diferentes estratégias: “o Tenda Móvel aos poucos foi desenvolvendo políticas públicas por meio de danças, peças teatrais, músicas, palestras educativas e sorteios para tentar unir a comunidade”.

Transformação a partir da escola
A partir de um trabalho proposto em sala de aula, os estudantes de Mulungu (CE) deveriam fazer um diagnóstico sobre a cidade e definir uma intervenção a ser realizada. “Fizemos um diagnóstico indo atrás das Secretarias de Cultura, de Assistência Social e de Educação e analisamos os dados para detectar qual era a maior necessidade do município. Verificamos a situação da comunidade de Bastiões, vimos o que estava acontecendo lá e o que precisava ser mudado”, descreve o aluno Erikson de Oliveira.

Fotos_Mulungu_Tenda_Movel (23)“A gente viu que havia assédio sexual e problemas de segurança pública, de iluminação, de saneamento básico, de calçamento”, apontou Erikson. De acordo com ele, o Tenda Móvel trabalha com “uma metodologia horizontal, de Paulo Freire, em que todo mundo tem voz, tem vez e participa”. O estudante destaca o envolvimento direto da comunidade desde a formulação até a execução das ações do projeto: “toda e qualquer ação que o projeto desenvolve é feita junto com a comunidade desde o levantamento de dados até a execução do dia D que é a audiência pública”.

Definidas as prioridades dos moradores de Bastiões, o grupo passa então a trabalhar na articulação com o poder público e buscar uma solução para os problemas apontados. “A gente não deixa de acreditar nas autoridades do município, mas por sermos cidadãos temos que formular [políticas públicas], oxigenar novas formas [de ação] e não apenas esperar que aqueles que elegemos façam algo por nós”, destaca Erikson.

Dificuldades e perspectivas
Apesar do reconhecimento não só da comunidade, mas também do poder público, os estudantes relatam a dificuldade que tiveram no início para mobilizar os moradores do bairro. “A gente sabe que existe aquela criança mais abandonada, aquele jovem mais solitário, e se eles tiverem essa comunicação com o projeto será que eles não podem participar da Tenda com a gente, ajudar a divulgar?”, lembra a aluna Letícia Ferreira. E complementa: “a gente tem esperança que compartilhando e espalhando a união podemos formar um grande grupo”.

Tenda_imagem1Segundo o estudante Jackson de Lima, apesar de a primeira tentativa ter atraído poucos moradores, a insistência do grupo fez com que o projeto se efetivasse: “o que fez a gente voltar lá e querer fazer mais coisas pela comunidade foi o carinho e o apelo das crianças. Eu não imaginava que a Tenda seria tão importante”.

Já em diálogo com a nova gestão municipal, os estudantes planejam ampliar ainda mais as ações e criar um memorial do bairro. “Muitas crianças, adolescentes e até adultos que hoje moram em Bastiões não sabem o significado do nome da comunidade ou a sua história. Partimos desse ponto: criar um memorial para expor fotos, vídeos, depoimentos e objetos que lembrem o passado de Bastiões para toda a população”, afirma Pedro, descrevendo a ideia que surgiu dos próprios moradores. “Já temos o terrenos para fazer o memorial, onde pretendemos também trabalhar com os moradores e com os visitantes a história da comunidade. Agora só falta conseguirmos os materiais para construirmos”, ressalta Pedro.

Assista ao vídeo dos alunos do projeto Tenda Móvel:

Veja mais fotos da iniciativa:

Redação: Gabriel Maia Salgado