Criativos da Escola | Por uma educação que se aproxime da realidade dos territórios na pandemia

Por uma educação que se aproxime da realidade dos territórios na pandemia

22/07/2020 - Por Helisa Ignácio

A chegada da pandemia do coronavírus fez com que todos nós repensássemos sobre a importância das trocas vivenciadas no ambiente escolar. Para muitas crianças e adolescentes, a escola é mais do que o espaço de aprendizado de matérias obrigatórias, é lugar das expressões e de proteção também.

“Não podemos esquecer que o processo de ensino e aprendizagem no espaço da escola acontece no contato e encontro com o outro, na troca entre educadores, estudantes, famílias e comunidades” reflete a educadora Pâmela Souza, do Rio de Janeiro (RJ).

+ Leia também: É preciso estar próximo para que os alunos não saiam da escola

Pâmela Souza é professora de artes da rede municipal no Rio de Janeiro (RJ) e doutoranda em Educação pela UERJ. Foi orientadora do projeto Solta esse Black, um dos premiados do Desafio Criativos da Escola de 2016.

Pâmela Souza - Foto: Divulgação

Pâmela Souza – Foto: Divulgação

Em artigo para o jornal O Dia, a educadora lança o olhar sobre um fazer da educação que se conecte com as realidades vivenciadas pelos estudantes. “Com a pandemia que estamos atravessando, por conta da Covid-19, amplia-se a compreensão sobre a importância e o papel da escola na vida dos estudantes. A consciência de que esse espaço não se resume ao local de aprender artes, matemática ou português mas é, antes disso, o lugar da troca, da proteção e da expressão de muitas crianças e jovens”, afirma.

Confira o artigo completo publicado no jornal O Dia