Criativos da Escola | Pérola do Cerrado

Pérola do Cerrado

• economia
  • meio ambiente e sustentabilidade
  • mobilização comunitária

Barreiras - BA

Ano de Inscrição: 2017

status Finalista

21/06/2018 - Por Helisa Ignácio

Estudantes estimulam agricultura familiar em zona rural do município de Barreiras (BA) e criam receitas nutritivas a partir de fruto do Jatobá.

Os alunos do 3º ano do Ensino Médio do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) da Bacia do Rio Grande, em Barreiras (BA), tinham um desafio: tornar o jatobá, fruto de alto valor nutritivo e abundante na região do cerrado, uma opção de alimentação à população rural.

A solução criativa foi desenvolver um produto que pudesse ser usado em receitas do dia a dia das famílias e ensinar as pessoas a prepará-las. Assim nasceu o projeto “Pérola do cerrado: o estudante na comunidade”, um dos finalistas da terceira edição do prêmio Desafio Criativos da Escola.

“O projeto é fruto de uma pesquisa extensa na área rural do município de Barreiras (BA), onde apresenta o jatobá como matéria-prima principal. O foco era trabalhar a produção de alimentos oriundos do próprio jatobá, incentivando a agricultura familiar de subsistência”, explica o aluno Tailan Melo, um dos mentores do projeto.

Farinha em essência
jovens-sorrindo-e-posando-para-a-foto

Tudo começou em 2016. “Nesse primeiro momento, os alunos descobriram como extrair a farinha da polpa de jatobá e a confeccionar receitas que foram exibidas na Feira de Ciências anual da escola, aberta ao público, onde as pessoas puderam degustar”, conta a professora orientadora do projeto, Cristiana Rodrigues Paz.

Segundo Ana Karoline Cosme, aluna do curso técnico em Agropecuária e integrante do projeto, o uso do jatobá na culinária e até medicinal não é novidade, mas é pouco difundido. Um dos motivos seria seu forte cheiro: “principalmente nas regiões em que o jatobá se encontra em abundância, se nota um grande desperdício. Geralmente só é consumido por animais ou por poucas pessoas que, por falta de instrução, acabam não podendo usufruir toda sua potencialidade”.

Como alternativa para tornar o fruto mais agradável ao olfato, os estudantes misturaram a farinha retirada da polpa da fruta à essência de baunilha, tornando possível e viável a criação de diversos quitutes. Entre eles, um foi unanimidade. “Sem sombra de dúvidas, a empada”, acredita Ana Karoline. Sua colega Manoela Dias faz outra aposta: “o brigadeiro também roubou corações”.

De acordo com as alunas, bastante saborosa e abundante em nutrientes desejáveis à saúde, a polpa do jatobá é mais rica em potássio que a banana e, em cálcio, que o leite, por exemplo.

Missão: popularizar
jovens-conversam-com-mulher-idosa

Após o sucesso das receitas, a missão do “Pérola do cerrado” passou a ser levar todo esse conhecimento à população através da disciplina de Extensão Rural, responsável pela difusão das inovações, tecnologias e conhecimento produzidos na escola. “O primeiro contato se deu a partir de uma aluna, que tinha familiares que moravam nessa comunidade, à qual solicitamos uma visita. Foi muito gratificante poder ver toda aquela comunidade envolvida, ver os lugares que tinham jatobá, que é uma planta nativa”, lembra a professora Cristiana.

Para estreitar laços, levou-se também entretenimento. Alunos que tocam e cantam proporcionaram momentos musicais durante as visitas. “Com certeza, foi uma das melhores experiências que já tive em minha vida! Ver uma pesquisa que se iniciou no centro escolar chegar a um nível social desses – vendo o que era escrito e proposto se tornando realidade – é bastante gratificante para quem pretende ser pesquisador”, afirma Tailan.

Uma das receitas preferidas do grupo, a empadinha pode ser feita com facilidade. Segundo o grupo, utilizando apenas três xícaras de farinha de jatobá para é possível cozinhar 150 empadinhas e ainda sobra para fazer um empadão de 200g.Confira abaixo uma das receitas compartilhadas pelos estudantes:

Receita de Empada com farinha de Jatobá

Ingredientes:
– 3 xícaras de farinha de jatobá (com essência de baunilha)

– 250g margarina ou manteiga

– 2 gemas de ovo

– 1 colher (café) de sal

– 1 colher (café) de fermento em pó

Recheio (a gosto):
– Frango desfiado

– 1 gema de ovo para pincelar

Modo de preparo:
Numa tigela, coloque a farinha de jatobá preparada com a essência, a manteiga, a gema de ovo, o sal e o fermento. Amasse até formar uma massa quebradiça. Enquanto a massa descansa, pré-aqueça o forno em temperatura média. Forre o fundo e as laterais das forminhas, sem precisar untar. Recheie a gosto. Feche com a massa e pincele com a gema de ovo.

Dica: Ter cuidado com o tempo de assar, para que não queime. Olhar de 5 em 5 minutos.

Você conhece um projeto protagonizado por crianças e jovens que está transformando a escola e a comunidade?

Redação: Mariana Della Barba
Edição: Gabriel Maia Salgado