Criativos da Escola | Papo exclusivo com Lucas Penteado é uma das recompensas da etapa Chama

Papo exclusivo com Lucas Penteado é uma das recompensas da etapa Chama

Foto de um jovem negro que olha para a câmera com uma mão na cabeça. Ele usa boné para o lado e uma camiseta camuflada.
Montagem com foto de um jovem negro no primeiro plano e ao fundo, há jogos e livros e histórias em quadrinhos

11/06/2021 - Por Helisa Ignácio

Além da conversa inspiradora, estudantes poderão ganhar kit com jogos, livros e HQ’s ao participarem da etapa Chama do Desafio 2021.

O Desafio 2021 tá on e estudantes do Ensino Fundamental e Médio de todo o país têm até o dia 31 de agosto para participar da etapa Chama. A participação é feita exclusivamente pelo site do Desafio 2021.

Com sete missões, a Chama vai ajudar as equipes a criarem um projeto do zero. Para auxiliar nessa jornada, o  Criativos da Escola desenvolveu uma série de materiais com vídeos, dicas e textos que poderão ser encontrados em cada uma das missões na área chamada “Se Liga Na Ideia”.

As equipes deverão ter, no mínimo, três estudantes e um(a) educador(a) orientador(a). Não é necessário que os integrantes sejam da mesma escola ou estejam na mesma série. Além disso, não há limite para a quantidade de alunos por grupo ou de instituições de ensino participantes.

Para conquistar as recompensas da etapa Chama, as equipes precisam se engajar nas missões. Por isso, há dois tipos de recompensas. Confira abaixo!

Todo mundo pode ganhar!

Lucas Penteado baterá papo com grupos que cumprirem todas as missões da Chama | Foto: Karla Boughoff – Reprodução

As equipes que cumprirem todas as missões poderão escolher três integrantes para participar de um bate-papo fechado com o ator, diretor e ex-BBB Lucas Penteado. Durante a conversa, os alunos conhecerão um pouco mais sobre a trajetória inspiradora de Lucas  no movimento de ocupação pela melhoria das escolas em 2015.

Os 10 grupos mais curtidos

As 10 equipes mais votadas no site do Desafio 2021 vão ganhar um kit incrível para se divertirem e celebrarem a jornada que percorreram para transformar suas realidades. Você pode curtir os grupos aqui!

Confira a lista completa na página de recompensas do Desafio 2021.

Aquecimento: Premiação

A partir de agosto, os estudantes poderão se inscrever para a Premiação. A segunda etapa do Desafio 2021 consiste em inscrever um projeto  protagonizado pelos alunos, com apoio de um(a) educador(a). Para isso, o projeto precisa ter, pelo menos, uma ação que já esteja sendo colocada em prática.

As equipes que tiverem participado da etapa anterior, poderão inscrever o projeto na Premiação. Porém, não é obrigatório participar das duas etapas. A Premiação vai selecionar até 50 grupos que receberão R$ 2 mil para investirem no projeto, além de serem nomeados como Embaixadores (as) Criativos da Escola.

E aí, já montou sua equipe para participar do Desafio?

Edição e revisão: Helisa Ignácio