Criativos da Escola | A pandemia e uma educação básica que incentive o olhar científico

A pandemia e uma educação básica que incentive o olhar científico

04/08/2020 - Por Helisa Ignácio

A pandemia do novo coronavírus acendeu diversos debates no campo da educação. Diante do contexto de isolamento social e tantas incertezas, como aquilo que era abordado em sala de aula pode ter significado para os estudantes no meio do surto da Covid-19? Como podemos instigar, nos estudantes, a vontade de aprender por meio do método científico?

A educadora Iara Valente, de Cascavel (CE), escreveu um artigo em que reflete sobre a importância científica neste contexto. “Em vez de sobrecarregar os alunos com informações conteudistas, temos de mostrar como pode ser interessante aprender a partir do método científico, em um processo que realmente faça sentido ao que estão vivenciando agora”.

Iara Valente é diretora da Escola de Ensino Médio de Tempo Integral Marconi Coelho Reis, uma escola da rede estadual de Cascavel (CE) e é parceira do programa Criativos da Escola, do Instituto Alana.

Iara Valente - Foto: Divulgação

Iara Valente – Foto: Divulgação

Em artigo para o jornal O Estado do Ceará, ela apresenta a pesquisa científica como possibilidade de construir uma trilha de aprendizado com sentido para os estudantes. “A pesquisa científica que salvou milhares de pessoas da varíola, por exemplo, salvará seguramente muitas outras não apenas no enfrentamento à Covid-19, mas também com as criações dos futuros pesquisadores e cientistas que estão hoje em nossas escolas, nossos estudantes.” analisa a diretora.

Leia o artigo na íntegra em O Estado do Ceará