Criativos da Escola | O que é a Primavera X? E como se engajar em prol das águas?

O que é a Primavera X? E como se engajar em prol das águas?

14/10/2019 - Por Gabriel

A Primavera X é uma gincana que acontece em todo o Brasil mobilizando crianças e jovens. Participe!

Cuidar das águas de forma coletiva e consciente. Essa é a principal ideia da Primavera X, uma grande gincana nacional que acontece desde 2018, mobilizada por crianças e jovens de todos os cantos do país, que articulam diferentes agentes para disseminar o cuidado com as nascentes, riachos, açudes e lagoas de seus próprios territórios.

Neste ano, o mote das ações é a proteção das microbacias, um tema que já está mobilizando centenas de meninos e meninas de norte a sul do país. É o caso, por exemplo, de Rhenan Cauê, 13,  de Araguatins (TO) e Alan Henrique, 14, de Irati (PR), que estão movimentando outras crianças, adolescentes e adultos em suas regiões em prol do zelo pelas águas.

O game foi organizado como uma etapa pós-5ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente e envolveu mais de 10 mil escolas e 18 mil jovens que trabalharam no tema das águas do Brasil. Após o evento foram lançadas sete missões para os jovens participantes, surgindo, assim, a Primavera-X.

São seis missões que estimulam os participantes a se engajarem, se organizarem e realizarem ações em prol da natureza e, principalmente, de suas microbacias. As atividades são enviadas ao Diário de Bordo das Ligas no Instagram e no Whatsapp da Primavera X. A primeira foi a formação de ligas e a última, que acontece entre 15 e 28 de outubro, é a formação de um mutirão, com a realização de ações concretas nos locais onde os meninos e meninas moram.

Escola Estadual Aldinar Gonçalves

Rhenan  lidera em sua cidade uma mobilização que visa a revitalização do Córrego Brejinho. Com esse projeto, o garoto foi premiado pela 5ª  Conferência Infatojuvenil  pelo Meio Ambiente, que ocorreu em 2018. O projeto já foi apresentado na Câmara Municipal da cidade. O Ministério Público (MP), junto à prefeitura e Instituto Natureza de Tocantins (Naturantis), firmaram uma parceria com o Colégio Estadual Osvaldo Franco, a escola do jovem ativista, para dar continuidade à ação.

Sem água não teremos futuro. E é nosso direito e dever de todos cuidar das águas. Nós, jovens, temos que lutar para ter um futuro. Nossa missão é preservar a natureza”, diz o jovem, que participa da Primavera-X pela segunda vez. Ele afirma que não é simples tocar o projeto, mas há muito envolvimento da população local.

“O projeto é difícil, mas hoje mesmo ganhei 500 mudas do secretário do Meio Ambiente do estado do Tocantins. Espero ansiosamente a hora pra plantar. Vou dividir as mudas entre todos os parceiros do projeto para eles plantarem e se sentirem donos e responsáveis pela vida de cada muda que vai fazer o Córrego Brejinho reviver”, conta.

Para o idealizador da Primavera X, Edgar Gouveia, há um fenômeno internacional de crianças e jovens que estão se auto-organizando para reivindicar melhorias em relação aos problemas ambientais e sociais e que, por isso, é importante que toda a sociedade os apoiem.

“Nosso objetivo na Primavera X é oferecer um ambiente seguro e lúdico onde ao invés de reivindicar, lutar, enfrentar ou se sacrificar para conseguir as mudanças que desejam, possam brincar de encontrar soluções e de mobilizar as suas comunidades para juntos cuidarem, com as suas próprias mãos, das causa que lhes são tão caras”, aponta.

“A Primavera X é algo muito importante para o futuro do Brasil e do nosso planeta. É uma ação onde a gente brinca de salvar o mundo e é brincando que vamos salvar o planeta Terra. A mãe Terra pede socorro e nós jovens estamos aqui pra salvar ela por meio da Primavera X”, é o que acredita o jovem Alan Henrique, de Arati (PR), representante do projeto “Água: A Grande Teia da Vida” em seu município e participante pelo segundo ano consecutivo da gincana.

A Liga of Spring, de Rondônia, também participou da gincana

Junto aos seus colegas, ele realizou um mutirão unindo diversas escolas da região, com o intuito de recuperar a mata ciliar do rio Caçador, localizado nos arredores da escola. Além disso, panfletaram pelas ruas e coletaram o lixo que estava nas margens do rio.

Em 2018, mais de 2 mil crianças e jovens de 24 estados se uniram e realizaram centenas de ações. Durante os dias 22 e 23 de setembro do ano passado, foram realizados mutirões, caminhadas ecológicas, operações de limpeza das margens dos rios, além da plantação de milhares de mudas de plantas. Quer se inscrever? Então segue esse link já!

Redação: Criativos da Escola com informações da Primavera X