Criado pela designer e educadora indiana Kiran Bir Sethi, o Design For Change surgiu na Índia em 2009. O movimento está presente em mais de 50 países e já impactou mais de 2,2 milhões de crianças e adolescentes ao redor do mundo. No Brasil, a iniciativa é representada pelo Criativos da Escola desde 2015.
Em diálogo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS),
o Design For Change propõe a elaboração de projetos a partir da metodologia
de quatro etapas: sentir, imaginar, fazer e compartilhar. O movimento global
tem como objetivo estimular crianças e adolescentes a atuarem como
protagonistas da mudança em suas escolas, territórios e cidades.
Clique abaixo para saber mais sobre os quatro verbos!
No ano de 2015, a ONU propôs que seus países-membros pensassem sobre o desenvolvimento sustentável para os próximos anos, surgindo, assim, a Agenda 2030. Para isso, estabeleceu os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) a fim de garantir os direitos humanos, econômicos, sociais, culturais e ambientais. Ao todo, são 17 ODS e você pode conferi-los clicando na imagem ao lado.
Como Surgiu o DFC
Tudo começou em 2001, na Índia, quando Kiran, incomodada com a proposta pedagógica da escola em que seu filho estudava, decidiu fundar seu próprio centro de ensino: a Riverside School. Localizado na cidade de Ahmedabad, o colégio começou com cerca de 20 alunos com a proposta de ser um espaço em que as crianças seriam as protagonistas, utilizando o conhecimento aprendido na escola para transformar a realidade à sua volta.
Hoje, a Riverside conta com cerca de 400 alunos – divididos entre as etapas da educação infantil, ensino fundamental e médio – e está entre as melhores escolas da Índia. O trabalho desenvolvido por lá deu tão certo que, em 2009, nasceu o movimento Design for Change, com a missão de espalhar pelo mundo uma abordagem simples, flexível e inovadora.
Conheça mais sobre o movimento global do Design For Change aqui (em inglês)!