Criativos da Escola | Literatura para mudança

Literatura para mudança

• meio ambiente e sustentabilidade
  • mobilização comunitária

Trairi - CE

Ano de Inscrição: 2015

17/08/2016 - Por Criativos

Alunos usam grandes autores nordestinos e promovem conscientização sobre falta de água em Trairi (CE)

“Moramos em comunidades vizinhas e todos estavam sofrendo com a falta de água no local. Várias cisternas tinham secado, algumas famílias estavam indo pegar água longe e outras estavam comprando água de caminhão pipa”. A história poderia fazer parte do enredo de obras literárias como “O Quinze”, de Rachel de Queiroz, “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos ou “Morte e Vida Severina”, de João Cabral de Melo Neto, mas é o relato de Renan Sampaio, 18 anos, da Escola Estadual Padre Rodolfo Ferreira da Cunha, de Trairi (CE).

Provocados pela crise hídrica que afetou todo o país em 2014 e, consequentemente, pela situação de escassez vivida pelas famílias, os alunos decidiram utilizar obras literárias que relatassem o problema das secas. “Vimos que na grade do ensino médio tinha muitos livros que abordam o problema da água. A professora de português gostou da ideia de utilizarmos [as obras para pensarmos a falta de água na comunidade] e juntamos tudo”, lembra Renan.

Realizado pelos estudantes do 1º ano do ensino médio, o projeto contou com diferentes ações. “Primeiro fomos entender questões geográficas das chuvas, estudar as obras literárias, poesias de Patativa do Assaré, músicas de Luiz Gonzaga e outras obras que conseguimos encontrar”, conta Renan. Após o estudo inicial, os alunos realizaram também pesquisa com a comunidade sobre sua relação com a água e o seu uso, documentário com idosos da região registrando técnicas utilizadas para captar água, seminários, palestra para a comunidade e concurso de redação sobre o tema.

De acordo com Renan, o concurso de redação foi um marco do projeto, motivando, inclusive, uma outra escola da cidade a criar “um sistema que reaproveita a água descartada no bebedouro para molhar as plantas”. Segundo a professora orientadora do projeto, Francisca Veronice Ferreira, o concurso que teve como tema “Crise da água, crise da humanidade” “envolveu, também, alunos do 9º ano do ensino fundamental de escolas municipais do distrito”. 0.89787100-1446140721

O projeto que foi batizado de “A literatura engajada no uso consciente dos recursos hídricos” mobilizou toda a comunidade escolar e ficou em primeiro lugar na feira de ciências da escola. Renan garante que o resultado ultrapassou suas expectativas e de seus colegas: “a gente não estava mais preocupado em vencer. Estávamos muito gratos por tudo que tínhamos feito, mas [a feira] foi um super incentivo”.

Com aumento da chuva e com o enchimento de poços e reservatórios que atendem a cidade, o projeto deixou o legado de conscientização quanto ao desperdício e de reflexão sobre os problemas da comunidade. “Além do conhecimento literário, conseguimos trazer uma mudança de hábitos para a comunidade”, conclui Renan.

Superando Dificuldades

Como toda obra literária, antes de ser finalizada, o trabalho realizado pelos estudantes passou por revisões e enfrentou desafios para que se tornasse realidade. “Quando finalizamos a pesquisa, descobrimos que não seria uma tarefa fácil conscientizar as pessoas, apesar das famílias estarem passando pelo problema”, conta Renan. “A nossa região é litorânea e isso fez com que as comunidades mais próximas da praia considerassem improvável a ideia de escassez, mas o problema começou a afetar todas as áreas da cidade”, completa a professora Francisca.

Ainda segundo a educadora, o projeto enfrentou questões como o fato de os alunos morarem em locais muito distantes. “Alguns estudantes estavam mais de 20 km do colégio e tivemos dificuldades financeiras, pois [a escola] não tinha condições de bancar tudo. Fizemos rifa e bingo para comprar materiais, fazer impressões, entre outras coisas”. Outro desafio que os estudantes tiveram para concluir o projeto foi a ausência de livros para toda a turma. “Os alunos queriam ter acesso às obras, mas a escola não tinha o suficiente para todo mundo, então a gente entrou em contato com outras escolas para pedir empréstimos e deu certo”, conta Francisca.  lit.

Renan afirma que ter tido acesso aos livros foi essencial para elaboração do projeto e o sucesso de todas as ações com a comunidade. “Foi através da literatura que nós vimos que esse problema existe há muito tempo e, que se a gente não tomar providências, vai chegar uma hora que a conscientização não vai resolver, porque não vai mais ter água para isso”.

Para a professora Francisca, “a leitura dessas obras fez com que os alunos compreendessem a seca que estávamos vivendo naquele momento e isso foi importante não só para eles, mas para toda a comunidade”.

Redação: Vanessa Ribeiro

Edição: Gabriel Maia Salgado

Imagens: Divulgação

Você conhece um projeto protagonizado por crianças e jovens que está transformando a escola e a comunidade?

Inscreva-o no Desafio Criativos da Escola e veja sua história ganhar o mundo!