Criativos da Escola | Inscreva seu projeto no Prêmio Criativos Escola + Natureza

Inscreva seu projeto no Prêmio Criativos Escola + Natureza

Prêmio Criativos Escola + Natureza

11/09/2024 - Por Gabriel

Voltada para estudantes de escolas públicas ou privadas, a iniciativa do Instituto Alana vai selecionar propostas de todos os biomas; as inscrições vão até 3 de dezembro

O Instituto Alana, por meio do programa Criativos da Escola, está com inscrições abertas para o novo Prêmio Criativos Escola + Natureza, que vai selecionar projetos protagonizados por adolescentes, com apoio de educadores e familiares, que estejam criando soluções práticas e capazes de transformar a natureza em suas escolas e comunidades.

Serão ao todo seis projetos premiados, cada um representando um dos biomas brasileiros: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal. As iniciativas selecionadas receberão um valor de R$12 mil, sendo R$10 mil para a ampliação das ações e R$2 mil para o responsável por apoiar o desenvolvimento do projeto. As inscrições ao prêmio vão até o dia 3 de dezembro.

As equipes dos projetos premiados também serão convidadas a participar de uma jornada em 2025, composta de encontros on-line para estimular a troca de experiências entre os grupos e ampliar o impacto de suas iniciativas em defesa da natureza e da sustentabilidade.

“Com projetos protagonizados por  coletivos, movimentos, grêmios e feiras de ciências, por exemplo, os estudantes mostram as soluções que já estão desenvolvendo para problemas relacionados à natureza que afetam todas as pessoas, mas impactam de forma desigual crianças e adolescentes, principalmente aqueles de grupos mais vulnerabilizados”, afirma Gabriel Maia Salgado,  gerente de Educação e Culturas Infanto-Juvenis do Instituto Alana. “A premiação é nossa estratégia para mapear, reconhecer e valorizar estudantes e professores que todos os dias colocam em prática soluções capazes de transformar a natureza ao redor e que mostram a força da empatia e da solidariedade, do trabalho em equipe, da criatividade e do protagonismo”, reforça.

Detalhes sobre a premiação Criativos Escola + Natureza

O programa é voltado a equipes de adolescentes de escolas públicas, privadas e comunitárias, coletivos, movimentos ou organizações da sociedade civil, institutos ou fundações. Os grupos participantes não precisam, necessariamente, estar vinculados a uma escola. A condição é que os grupos tenham ao menos dois adolescentes com idade entre 13 e 17 anos matriculados no Ensino Fundamental ou no Ensino Médio de todo o Brasil no ano de 2024 (os outros membros podem ter idades fora desta faixa), um adulto responsável (com 21 anos ou mais) e uma ação de transformação ambiental sendo implementada.

As equipes premiadas poderão indicar até quatro membros (3 estudantes e 1 adulto) para participar da COP30, a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, a ser realizada em Belém (PA), em novembro de 2025. Elas integrarão, junto a outras crianças, adolescentes e ativistas, a delegação do Instituto Alana na COP 30, evento que reúne participantes do mundo todo para uma grande discussão sobre as mudanças climáticas e os rumos do planeta. Todas as despesas de deslocamento, hospedagem e alimentação ficarão a cargo do Instituto Alana.

O Prêmio Criativos Escola + Natureza é uma novidade do programa Criativos da Escola, que mapeou, até agora, mais de seis mil projetos de todos os cantos do Brasil, alcançando 1.186 cidades e formando 961 educadores. A premiação de 2024 retoma a mobilização de grupos de estudantes transformadores, agora com o foco voltado às mudanças climáticas e às soluções de problemas relacionados à natureza.

As inscrições estarão abertas entre os dias 12 de setembro e 3 de dezembro e são gratuitas. Os resultados serão divulgados até o fim de fevereiro de 2025.

Mais informações podem ser conferidas no site do prêmio: