Criativos da Escola | Histórias que inspiram: 5 projetos ambientais que já foram premiados pelo Criativos

20/09/2024 - Por Gabriel

Veja como outras crianças e adolescentes transformaram suas realidades e encontre inspirações para desenvolver o seu projeto.

O Criativos da Escola reconhece iniciativas transformadoras protagonizadas por crianças e adolescentes de todo o país desde 2015. Em conexão com o movimento Escola + Natureza, a nova edição do programa vai selecionar projetos desenvolvidos por grupos que estejam criando soluções práticas e capazes de transformar a natureza em suas escolas e comunidades. As inscrições para concorrer ao prêmio estão abertas até o dia 3 de dezembro.

Saiba mais sobre o Prêmio Criativos Escola + Natureza

Há muitas formas de plantar uma semente de transformação em sua escola e comunidade. Conheça abaixo iniciativas ambientais já premiadas pelo Criativos:

1 – Cruzando os Sertões da Mata Branca: Educação e Sustentabilidade na Caatinga (Iguatu – CE)

Com o objetivo de valorizar e preservar a Caatinga, bioma exclusivamente brasileiro, estudantes de Iguatu (CE) desenvolveram o projeto “Cruzando os Sertões da Mata Branca”, premiado em 2016, no Desafio Criativos da Escola. Além de realizar ações para educar a comunidade sobre a importância do bioma, o grupo criou um projeto de lei de valorização e preservação que foi aprovado pela Câmara Municipal.

Saiba mais sobre o projeto

2 – Amazônia: Um Laboratório Natural (Barreirinha AM)

Estudantes de Barreirinha (AM) transformaram a floresta amazônica em sala de aula. Eles viajaram de barco até a comunidade vizinha, São Francisco do Paranã do Moura, onde pesquisaram sobre diferentes temas, como tipos de água, habitats, florestas primárias e secundárias, aspectos de várias plantas e tipos de cobras. Premiado em 2019 pelo Desafio Criativos da Escola, essa iniciativa transformou a percepção dos estudantes e melhorou significativamente a aprendizagem do conteúdo de disciplinas como Física, Química e Biologia.

Saiba mais sobre o projeto

3 – Ecofossa: o uso da fibra do coco na construção de fossas ecológicas (Beberibe – CE)

Após descobrir que 90% da água de sua comunidade estava contaminada, um grupo de estudantes da Prainha do Canto Verde, uma reserva ecológica localizada em Beberibe (CE), decidiu agir. Para enfrentar a poluição do lençol freático, o grupo criou fossas ecológicas usando fibra de coco, uma alternativa sustentável e de baixo custo. O projeto foi premiado em 2017, na terceira edição do Desafio Criativos da Escola.

Saiba mais sobre o projeto

4 – EcoPyro (Imperatriz – MA)

Ao reconhecer os problemas ambientais causados por fornos tradicionalmente usados para cozinhar, três estudantes de Imperatriz (MA) criaram um forno movido a energia solar. Premiado pelo Desafio Criativos da Escola em 2021, o grupo criou um protótipo de forno sustentável que se mostrou mais barato e mais ecológico que os fornos tradicionais.

Saiba mais sobre o projeto

5 – Em Defesa do Córrego Guará (Brasília – DF)

Preocupados com a poluição do Córrego Guará e com o impacto que isso poderia ter na saúde pública da população de Brasília (DF), estudantes desenvolveram um projeto para conscientizar a comunidade, atuar na limpeza desse caminho d’água e pressionar o poder público a tomar medidas. A iniciativa ajudou a levar à criação de um projeto de lei para proteger o córrego e foi premiada em 2017 pelo Desafio Criativos da Escola.

Saiba mais sobre o projeto

E para conhecer mais projetos que inspiram, acesse o Banco de Projetos do Criativos da Escola

Prêmio Criativos Escola + Natureza

As inscrições para concorrer ao Prêmio Criativos Escola + Natureza estão abertas para grupos compostos por, no mínimo, dois estudantes de 13 a 17 anos e um professor ou adulto responsável que tenha 21 anos ou mais.

Para orientar e apoiar estudantes, educadores(as) e participantes, está disponível para download o material de apoio ao Educador do Criativos da Escola e o baralho de cartas Criativos da Escola – A missão, que apresentam propostas de atividades que podem ser adaptadas para guiar as equipes, desde a escolha de um problema de sua realidade que desejam melhorar, até o desenvolvimento do projeto.

Para mais informações sobre a nova edição do Prêmio, acesse a página de inscrições e confira.

Redação: Juliane Cruz
Revisão e edição: Fernanda de Andrade Santos e Gabriel Maia Salgado