Eu posso: conferência global levará 3 mil estudantes a Roma

Eu posso: conferência global levará 3 mil estudantes a Roma

Vivência na Itália vai contar com representantes dos 7 projetos a serem selecionados no Desafio Criativos da Escola 2019. As inscrições vão até o dia 30 de junho!

Imagine mais de 3 mil crianças e jovens de 70 diferentes países reunidos para pensar novos caminhos para transformar a educação no mundo? Parece uma utopia, mas é exatamente o que irá acontecer em Roma, na Itália, na segunda quinzena de novembro deste ano, na Conferência Global de Crianças e Jovens “Eu Posso”.

Grupos selecionados participarão de viagem e ganharão prêmios em dinheiro

Grupos selecionados participarão de viagem e ganharão prêmios em dinheiro.

A viagem é uma das premiações do Desafio Criativos da Escola 2019 que está com inscrições abertas até o dia 30 de junho. Clique aqui e saiba mais!

“No 5º ano no Brasil, já recebemos mais de 4500 projetos das mais diversas e desafiadoras realidades, seja no campo, nos grandes centros urbanos ou nos territórios mais periféricos. E estamos ainda mais animados com este grande encontro! Serão milhares de estudantes protagonistas que vão ampliar este movimento por melhorias para suas escolas, para suas comunidades e, por que não dizer, para o mundo em que vivemos!”, reforça um dos coordenadores do Criativos da Escola, Gabriel Maia Salgado.

Em busca dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a partir de convite do Papa Francisco, o evento vai promover o intercâmbio entre estudantes dos países do movimento global Design for Change (DFC), rede da qual faz parte o Criativos da Escola. Além de identificar os problemas que permeiam suas comunidades, estas crianças e jovens estão também implementando soluções transformadoras dentro e fora de suas escolas.

 

Encontros pela mudança
Durante os quatro dias da conferência, essas meninas e meninos poderão vivenciar verdadeiros processos de troca e aprendizagem. Isso porque os dias serão regados a encontros inspiradores, como uma celebração com lideranças globais como Papa Francisco, passeata em defesa dos ODS pelas históricas ruas de Roma e encontros lúdicos marcados, claro, pelo protagonismo dos grupos presentes.

Estudantes participação de 4 dias de atividades em Roma (Itália)

Um convite do Papa Francisco
A Conferência Eu Posso está sendo organizada pelo movimento global Design for Change (DFC), criado pela educadora e designer indiana Kiran Bir Sethi. O evento é resultado de articulação feita entre o DFC e o Escritório Internacional de Educação Católica (Oiec) em 2017, quando o Papa Francisco fez um convite para a mobilização não só das alunas e alunos de escolas católicas de todo o mundo, mas de todas as crianças e jovens que estejam desenvolvendo ações de mudança em suas escolas e comunidades.

No que diz respeito ao chamado para as 460.000 escolas católicas de todo o mundo, esta parceria tem espalhado a mensagem da encíclica do Papa Francisco Laudato Si, bem como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas para 2030.

“Os jovens exigem de nós uma mudança; interrogam-se como se pode pretender construir um futuro melhor, sem pensar na crise do meio ambiente e nos sofrimentos dos excluídos”, destaca Papa Francisco, em apelo de sua encíclica Laudato Sí.

11 Comentários
  1. É muito bom um projeto assim, pois os jovens estão precisando muito de bons incentivos

  2. Adorei esse lindo incentivo

  3. Um lindo evento. Parabéns aos idealizadores e aos jovens protagonistas. A certeza de que a Educação Transforma e com certeza é o caminho.Deve ser uma sensação indescritível participar desse evento. Quanta experiência de vida um evento desse permite aos jovens!!!!
    Um grande sonho para qualquer educador!!

  4. REALMENTE ESSA INICIATIVA É LITERALMENTE IMPORTANTÍSSIMA PARA O DECOLAR DA AUTO-ESTIMA DOS NOSSOS JOVENS. PARABÉNS AOS COORDENADORES DESSE BELÍSSIMO PROJETO.

  5. Uma grande oportunidade de conhecer o papa Francisco e de divulgar nosso projeto…seria um sonho estar entre os premiados!

Deixe uma resposta