Estudantes que preservam florestas tropicais podem receber prêmio global

Estudantes que preservam florestas tropicais podem receber prêmio global

Com inscrições até dia 31/8, o Rainforest Kids Challenge premiará três iniciativas de
estudantes que contribuem para manter as florestas tropicais em pé

O movimento global Design for Change, que inspira milhões de jovens do mundo todo a transformarem suas escolas e comunidades, abre as inscrições para o Rainforest Kids Challenge. A iniciativa premiará projetos de estudantes que estão contribuindo para manter as florestas tropicais em pé.

O prêmio tem o apoio do Rainforest XPrize e as equipes de estudantes que apresentarem as três melhores ideias poderão receber até US$ 3.300 (aproximadamente R$ 15 mil) para pagar despesas e apresentar as soluções premiadas em evento global que acontecerá em novembro, em São Paulo. As inscrições encerram no final de agosto.

O Rainforest Kids Challenge

O Rainforest Kids Challenge é um desafio global para estimular que crianças e adolescentes do mundo inteiro busquem soluções para a preservar das florestas tropicais e, assim, contribuir para o enfrentamento da crise climática e para construir um futuro próspero, justo e sustentável. 


O prêmio é desenhado a partir da metodologia pedagógica de geração de impacto do Design For Change e busca projetos inovadores, possíveis de serem desenvolvidos a partir da tecnologia, fáceis de replicar, escaláveis e sustentáveis. 

Estudantes de qualquer lugar do mundo podem inscrever suas iniciativas, que devem ser enviadas em um dos quatro idiomas disponíveis na plataforma (português, inglês, espanhol e francês).  Para mais informações, acesse:  https://rainforestchallenge.dfcworld.com/

 Sobre o Design for Change

O movimento global Design for Change (DFC) está presente em 70 países e já impactou mais de 2 milhões de crianças e jovens ao redor do mundo. Criado pela designer indiana Kiran Bir Sethi, em 2009, o DFC atua a partir de uma metodologia de elaboração de projetos dividida em quatro etapas (representadas pelos verbos sentir, imaginar, fazer e compartilhar), com o objetivo de estimular crianças e jovens a transformarem suas realidades, reconhecendo-os como protagonistas de suas próprias histórias de mudança.

No Brasil, o movimento é representado pelo Criativos da Escola, programa do Instituto Alana, que encoraja crianças e jovens a transformarem suas realidades, reconhecendo-os como protagonistas de suas próprias histórias de mudança. 

O protagonismo, a empatia, o pensamento crítico e o trabalho em equipe são os pilares centrais do projeto que busca envolver e estimular educandos e educadores de diferentes áreas no engajamento e na atuação em suas comunidades.

Sobre o Rainforest XPRIZE

Lançado no dia 19 de novembro de 2019, o Rainforest XPRIZE, prêmio de 10 milhões de dólares, tem como missão mostrar que a floresta em pé vale mais que derrubada. A competição tem duração de quatro anos e as inscrições estão abertas a todas as pessoas interessadas em desenvolver tecnologias acessíveis para o mapeamento completo da biodiversidade das florestas tropicais. O inventário servirá para o desenvolvimento de soluções inovadoras que possam acelerar a bioeconomia da floresta e fortalecer os povos da floresta. Mais informações: rainforest.xprize.org

 

Créditos da foto: Maria Fernanda Ribeiro – Believe Earth
Edição: Helisa Ignácio

4 Comentários
  1. Gostaria de participar, achei super incessante como faço a inscrição?

  2. Como faço a inscrição. Moro na área rural e cultivo milho, banana,melancia e cheiro verde e pimenta. Gostaria de desenvolver um projeto com crianças e adolescentes da cumunidade

Deixe uma resposta