Criativos da Escola | Prorrogado! Até terça (15), estudantes e educadores podem se inscrever no Prêmio LED

02/11/2022 - Por Guilherme Weimann

Serão distribuídos R$ 200 mil para cada iniciativa em andamento na área da educação que for premiada; podem se inscrever estudantes, educadores e organizações inovadoras.

Mapear, reconhecer e celebrar práticas inovadoras que potencializam o futuro da educação no Brasil. Mais do que isso, premiar iniciativas que construam “o futuro no presente”. Essas são as principais premissas do Prêmio do Movimento LED – Luz na Educação 2023, organizado pela Globo e Fundação Roberto Marinho.

MC Soffia e MC estudantes são os embaixadores da premiação

As inscrições foram prorrogadas até a próxima terça-feira, 15 de novembro. Para participar, os grupos devem se enquadrar nas categorias “educadores inovadores”, “estudantes inovadores” ou “empreendedores e organizações inovadoras”. A inscrição deve ser realizada por um responsável maior de idade. Serão distribuídos R$ 1,2 milhão para seis iniciativas em andamento que contemplem a Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio ou Educação de Jovens e Adultos); a educação profissional ou técnica; ou a educação não-formal. “Com a premiação, o Movimento LED fortalece uma comunidade de estudantes e educadores que estão promovendo transformações por todo o Brasil. Ficamos muito felizes de ver esse movimento se fortalecer e valorizar o protagonismo daqueles e daquelas pessoas que estão se mobilizando todos os dias no chão da escola”, aponta o coordenador do Criativos da Escola, Gabriel Maia Salgado. Você pode conferir o regulamento aqui e se inscrever por meio deste link. Também pode conferir perguntas e respostas sobre a premiação clicando aqui

Movimento LED

O Prêmio LED é apenas uma parte do Movimento LED – Luz na Educação, que também disponibiliza uma plataforma chamada Comunidade LED. Lá, estão disponíveis conteúdos sobre novas metodologias, tecnologias disruptivas, experiências educacionais em sala de aula e fora dela, alfabetização de futuros, habilidades socioemocionais, além dos detalhes das iniciativas finalistas do Prêmio LED.

Também foi realizado em julho o Festival LED, que reuniu centenas de participantes no Museu do Amanhã e no Museu de Arte do Rio (MAR). A metodologia dos quatro verbos (sentir, imaginar, fazer e compartilhar) do Design for Change, um movimento global do qual o Criativos da Escola faz parte, foi apresentada em uma oficina durante o evento. Clique aqui e confira como foi a participação do Criativos e de demais programas do Instituto Alana durante o Festival.

Redação: Guilherme Weimann
Edição: Gabriel Maia Salgado