Criativos da Escola | A escola como canal de apoio às famílias em tempos de Covid-19

A escola como canal de apoio às famílias em tempos de Covid-19

28/07/2020 - Por Helisa Ignácio

Como consequência do surto de coronavírus no Brasil, crises que já estavam em curso se intensificaram, como o desemprego, os altos índices de violência e a insegurança alimentar. E, em diversos contextos, a escola tem exercido o papel fundamental de apoio a famílias. Agora na pandemia, principalmente.

Para garantir o direito à educação, precisamos garantir também outros direitos básicos aos nossos meninos e meninas, como a alimentação, a moradia e a segurança frente a situações de violência” afirma a educadora Camila Duarte.

Camila é professora de História da rede estadual do Rio Grande do Norte e foi uma orientadoras do projeto Missão Galo premiado no Desafio Criativos da Escola de 2019.

Camila Duarte - Foto: Divulgação

Camila Duarte – Foto: Divulgação

Em artigo para o jornal Tribuna do Norte, a educadora Camila Duarte reflete sobre os impactos do isolamento social na garantia de direitos de crianças e adolescentes que estão além do direito à educação. “Com o isolamento em decorrência da Covid-19, percebemos ainda mais a importância da escola enquanto um canal de informação e de auxílio para estudantes e suas famílias.  Diante dos problemas estruturais e históricos que já assolam o nosso país – como a insegurança alimentar, a violência geral e doméstica e a falta de acesso à internet – as escolas públicas de São Gonçalo do Amarante (RN), tornaram-se sinônimos de ‘portos seguros'” analisa a educadora.

Confira a íntegra da publicação em Tribuna do Norte