Criativos da Escola | Design for Change: um movimento global

Design for Change: um movimento global

08/02/2018 - Por Gabriel

Veja mais informações sobre o movimento global que já impactou mais de 2,2 milhões de crianças e jovens em 65 países.

Lançado oficialmente no Brasil em fevereiro de 2015, o Criativos da Escola integra o movimento global Design for Change (DFC) que está presente em 65 países e que já impactou mais de 2,2 milhões de crianças e jovens ao redor do mundo.

Criado pela designer indiana Kiran Bir Sethi, em 2009, o DFC atua a partir de uma metodologia de elaboração de projetos dividida em quatro etapas (representadas pelos verbos sentir, imaginar, fazer e compartilhar), com o objetivo de estimular crianças e jovens a transformarem suas realidades, reconhecendo-os como protagonistas de suas próprias histórias de mudança.

No Brasil, os pilares centrais desta iniciativa são o protagonismo, a empatia, a criatividade e o trabalho em equipe. Neste sentido, o Criativos da Escola busca envolver e estimular tanto educandos quanto educadores de diferentes áreas no engajamento e na atuação em suas comunidades. Clique na imagem abaixo e confira os materiais de apoio para cada uma das etapas de nosso material de apoio.

Símbolos Verbos

Como surgiu o DFC
Tudo começou em 2001, na Índia, quando uma mãe (Kiran), incomodada com a proposta pedagógica da escola em que seu filho estudava, decidiu fundar seu próprio centro de ensino: a Riverside School. Localizado na cidade de Ahmedabad, o colégio começou com cerca de 20 alunos com a proposta de ser um espaço em que as crianças seriam as protagonistas, utilizando o conhecimento aprendido na escola para transformar a realidade à sua volta.

Hoje, a Riverside conta com cerca de 400 alunos – divididos entre as etapas da educação infantil, ensino fundamental e médio – e está entre as melhores escolas do país. O trabalho desenvolvido por lá deu tão certo que, em 2009, nasceu o movimento Design for Change, com a missão de espalhar pelo mundo uma abordagem simples, flexível e inovadora. Clique aqui e acesse o website da escola (em inglês).

Acesse o link do site do DFC para mais informações sobre o movimento global: http://dfcworld.com/SITE