Criativos da Escola | Descubra as belezas de Fagundes Varela

Ano de Inscrição: 2017

status Finalista

06/06/2018 - Por Criativos

Alunos criam rota turística para promover as belezas naturais e fomentar o turismo em Fagundes Varela (RS).

O projeto “Descubra as belezas de Fagundes Varela” envolveu os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Caminhos do Aprender em uma missão especial: fomentar o turismo através da criação de um roteiro que convide visitantes e a população a conhecerem o melhor da natureza exuberante do município Fagundes Varela, na Serra Gaúcha.

Realizada por estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, a iniciativa foi uma das finalistas do Desafio Criativos da Escola 2017 e incluiu, também, a valorização da influência da cultura italiana na cidade, marcada pela culinária típica e pelos costumes passados de geração a geração.
Tudo começou com uma pesquisa sobre lugares da região com potenciais atrativos. A partir daí, foi elaborado um roteiro turístico com sugestão de ponto inicial e final, incluindo recomendação de restaurantes e hospedagem. Montou-se um portfólio com fotos e textos e, junto com um plano de ação, o material foi entregue pessoalmente à prefeita, que visitou a escola e conversou com os alunos. Por último, os estudantes visitaram alguns locais por eles sugeridos.

estudantes-sentados-em-sala-de-aula-assintem-à-aulaO projeto mudou a forma como os alunos percebem seu entorno. “Muitos locais elencados no roteiro são velhos conhecidos, mas até então não eram vistos com potencial turístico, passavam despercebidos pela população e não recebiam a devida valorização histórica nem cuidados necessários para a manutenção de sua arquitetura original. Depois do projeto, os alunos passaram a olhar de uma maneira diferente cada pedacinho da cidade”, explica a professora e orientadora Géssica Dondi.
Cristiam de Moraes Massens tinha 11 anos quando participou do projeto. Ele elegeu o Moinho Melati como seu local preferido: “nós visitamos e deu para perceber como era feita a farinha de milho antigamente, estudar e conhecer o passado”.

Rota Turística
O Moinho Melati, atualmente desativado e abandonado, há muitos anos atrás transformava grãos de cereais em farinha moendo-os com uma roda de pedra movida à força d’água. Por sua importância para a cidade, foi escolhido como ponto inicial da rota turística.
Uma trilha ecológica recém-descoberta na propriedade da família de uma aluna está entre os destaques da rota por ser totalmente inexplorada. Ela leva a pequenas cavernas que contêm formações rochosas únicas. “Os alunos ficaram superempolgados! Entramos na mata logo pela manhã e avançamos na trilha até chegarmos às cavernas, lá pudemos ver de perto as formações de estalactites e possíveis vestígios de habitantes primitivos”, conta a professora.
O roteiro inclui, ainda, um camping localizado às margens do Rio Não Sabia, que passa pelo município. “A área próxima ao rio é pouco explorada, levando em conta sua beleza natural. Os alunos levantaram a questão de que este local precisa ser preservado para não ser esquecido”, ressalta Géssica.

Cultura italiana
O roteiro finaliza nas tradicionais “Festas de Capela”, realizadas aos domingos nas colônias italianas do interior doalunos-sentados-em-sala-de-aula-assintem-à-aula município, geralmente associadas a um santo padroeiro da Igreja Católica, com comidas, músicas e danças típicas.
“Fagundes Varela se destaca pela forte tradição dos imigrantes italianos que chegaram ao município por volta de 1888, desbravaram a mata e aqui se estabeleceram. Nossos costumes vêm sendo passados de geração para geração, como a receita da sopa de capeletti, os canudos recheados com creme, a salada de maionese, o churrasco e o vinho”, orgulha-se a professora Géssica.
Na opinião de Bernardo Boschetti, 11 anos, só falta uma coisa para a rota turística se tornar realidade: “mais incentivos para que possamos trazer turistas para nosso município”.

Você conhece um projeto protagonizado por crianças e jovens que está transformando a escola e a comunidade?

As inscrições para o Desafio Criativos da Escola 2018 vão até o dia 1 de outubro de 2018. Clique aqui, confira o regulamento e inscreva-se!

Redação: Mariana Della Barba
Edição: Gabriel Maia Salgado