A importância da coletividade na transformação do mundo foi ressaltada no discurso do Papa Francisco, durante a cerimônia de encerramento da Conferência de Crianças e Jovens “Eu Posso”, que aconteceu no último sábado, dia 30 de novembro, no Vaticano, na Itália. O evento reuniu estudantes de mais de 40 países para trocar experiências de vida e mostrar como cada um deles vem modificando suas realidades e, assim, transformando o mundo em um espaço melhor. A delegação brasileira foi composta por sete grupos, com representantes dos estados do Amazonas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul, premiados no Desafio Criativos da Escola, de 2019.
O Papa também destacou que os adultos podem aprender com jovens que estão na vanguarda da conservação da natureza.
“A conferência foi um convite para toda a sociedade olhar para essas ações e criar redes que garantam sua existência e continuidade. Foram cerca de dois mil estudantes de mais de 40 países que realizam projetos de mudança em suas escolas e comunidades. Permanecemos apostando no protagonismo dos estudantes e aprendendo ainda mais com esses meninos e meninas, além de sempre nos inspirarmos com suas ações nas mais diferentes realidades de todo o mundo”, aponta Angélica Gonçalves, coordenadora do Criativos da Escola.
Sobre a Conferência Global “Eu Posso”
Em busca dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Conferência Global “Eu Posso”, que aconteceu de 27 a 30 de novembro, no Vaticano, na Itália, promoveu o intercâmbio entre estudantes de mais de 40 países, que fazem parte do movimento global Design for Change (DFC), rede da qual faz parte o Criativos da Escola, do Instituto Alana. Além de identificar os problemas que permeiam suas comunidades, crianças e jovens mostraram como estão implementando soluções transformadoras dentro e fora de suas escolas. O evento reuniu mais de duas mil crianças e contou com a presença do Papa Francisco, de artistas e outras lideranças mundiais.
Veja algumas das crianças e jovens de diversos países que a delegação brasileira conheceu durante a Conferência Global “Eu Posso” em Roma:
“As crianças, juntamente com os professores, foram chamadas para construir uma aldeia global da educação, onde existe uma rede de relações humanas, que é o melhor remédio contra todas as formas de discriminação, violência e bullying”
ressaltou o Papa