Criativos da Escola | Edições Anteriores

Edições Anteriores

Selecione o ano abaixo

Montagem com três adolescentes indígenas e três adolescentes negras. Todos sorriem. Ao fundo, faixas em tons de laranja. No centro, há o logo do Desafio 2021.

15/12/2021 - Por Helisa Ignácio

7ª edição Desafio Criativos da Escola mobiliza mais de 10 mil alunos e educadores dos Ensinos Fundamental e Médio de todas as regiões do país.

Mesmo enfrentando os desafios do segundo ano de pandemia, estudantes e educadores de todo o Brasil toparam dar o play no Desafio Criativos da Escola 2021. Organizado em duas etapas Chama e Premiação, o Desafio 2021 mobilizou estudantes e educadores de todo o país entre os meses de maio e outubro.

Ao todo, 9.910 crianças e adolescentes dos Ensinos Fundamental e Médio de todas as regiões do Brasil se engajaram e protagonizaram projetos com soluções para problemas de suas escolas e comunidades.

Uma publicação compartilhada por Criativos da Escola (@criativosdaescola)

Junto a 985 educadoras e educadores, as equipes mostraram que, para construir o mundo que queremos, é preciso seguir sonhando e colocando transformações em prática. Isso mesmo: 10.895 estudantes e professores ficaram on na última edição do Desafio Criativos da Escola.

Confira abaixo um pouco mais sobre as etapas do Desafio 2021!

Chama: passo a passo para elaborar um projeto

A primeira etapa do Desafio 2021 teve sete missões para as equipes criarem um projeto de transformação. Ao realizar cada uma das atividades da Chama, os grupos puderem sentir quais os problemas que mais incomodam, imaginar possibilidades de mudança desta realidade, fazer uma ou mais ações práticas transformadoras e compartilhar o caminho que percorreram até o final dessa jornada.

Uma publicação compartilhada por Criativos da Escola (@criativosdaescola)

Mais de 650 estudantes e educadores se juntaram em cerca de 100 grupos por todo o país. Foram mais de 350 atividades produzidas e como recompensas, os grupos mais curtidos ganharam um kit de jogos e histórias em quadrinhos, e aqueles que realizaram as sete missões também participaram de um bate-papo inspirador com o Lucas Penteado.

+ Você pode conferir o que os grupos fizeram no nosso mural!

Premiação: etapa final

A segunda etapa do Desafio 2021 abriu inscrições em agosto e os grupos puderam enviar seus projetos até o mês de outubro. Para a Premiação, os participantes tiveram que inscrever um projeto de transformação protagonizado pelos estudantes com apoio de um(a) educador(a), que já tivesse, pelo menos, uma ação em andamento.

Ao todo, 315 equipes de crianças, adolescentes e seus educadores enviaram suas iniciativas de transformadoras. Vindos de 151 municípios e 22 estados do Brasil, os projetos tiveram como temas mais frequentes: educação, cidadania e direitos humanos, ambiente escolar, mobilização comunitária, meio ambiente e sustentabilidade, e inclusão.

Criatividade não faltou para convocar essa galera toda a participar do Desafio 2021.

Uma publicação compartilhada por Criativos da Escola (@criativosdaescola)

Depois de uma avaliação cuidadosa, o Criativos da Escola chegou a 50 grupos premiados. As equipes selecionadas receberam o apoio de R$ 2 mil para investirem no projeto. Em fevereiro, serão nomeadas como Embaixadoras Criativos da Escola em evento especial.

Confira aqui os grupos premiados no Desafio 2021!

Redação: Helisa Ignácio