Desafio 2019: Inscrições abertas!

Desafio 2019: Inscrições abertas!

A partir de hoje (13/03), educadores, crianças e jovens do ensino fundamental ou médio já podem inscrever projetos transformadores no Desafio Criativos da Escola 2019.

Estudantes e educadores de todo o Brasil, preparem-se: a partir de hoje (13/03) começam as inscrições para a premiação Desafio Criativos da Escola 2019. Realizado pelo programa Criativos da Escola, do Alana, o Desafio irá selecionar as 7 iniciativas transformadoras que mais se destacarem por seu protagonismo, empatia, trabalho em equipe e criatividade, e levará três estudantes e um educador de cada grupo para uma viagem internacional.

roma1

Podem ser enviadas iniciativas que promovam soluções para problemas que afetem suas escolas, comunidades ou mesmo os municípios onde moram. Pela primeira vez, a premiação levará os grupos selecionados para a Itália, em vivência internacional com intercâmbio com jovens de países de diferentes partes do mundo.

Leia o regulamento e entenda como participar!

Em Roma, os grupos selecionados viverão uma imersão em escolas locais com estudantes italianos. Além disso, participarão de uma caminhada em defesa dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e de um evento realizado com a participação do Papa Francisco. O objetivo é promover interação entre os estudantes brasileiros com alunos de outros países que também participam das ações do “Design For Change”, movimento global que surgiu na Índia – e que é representado pelo Criativos da Escola no Brasil – e inspirou mais de 2,2 milhões de crianças e jovens.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 30 de junho. Clique na imagem abaixo e envie seu projeto!

roma2

“Desde a primeira edição do Desafio, já recebemos mais de 4500 projetos de todos os estados brasileiros, em temáticas como saúde, meio ambiente, educação, inclusão, tecnologia, políticas públicas, entre outros. É um movimento que cresce e que, mesmo em contextos adversos, mostra a potência de crianças e jovens cobrando melhorias, evidenciando problemas estruturais e colocando em prática ações transformadoras. Convidamos estudantes e educadores a participarem do Desafio que, neste ano, proporcionará uma experiência inesquecível de intercâmbio com estudantes de realidades ainda mais diversas”, destaca Gabriel Salgado, coordenador do programa Criativos da Escola.

Confira aqui o vídeo-perfomance realizado pelos estudantes premiados do Desafio 2018.

Inspire-se e realize um projeto transformador

Para apoiar quem ainda vai começar um projeto, disponibilizamos em nosso site um material de apoio voltado a educadores(as), além do Jogo Criativos da Escola – A missão voltado diretamente aos(às) estudantes.  Outra fonte de inspiração são os programas do canal do Criativos da Escola no YouTube. No programa “Lu de Lupa”, por exemplo, a jovem Luiza Geiling propõe um bate-papo leve, divertido, ágil e cheio de questionamentos.

3 Comentários
  1. Gente que inspira e transforma. Eu quero.

  2. porque nao é 1500 pro aluno ?

    • Olá Bruno, tudo bem?
      A premiação de R$ 1.500,00 é voltada ao projeto como um todo e a proposta é que o próprio grupo escolhido decida como o valor será investido.
      Há muitos projetos premiados que são realizados por mais de 3 estudantes, por exemplo. Nestes casos, sugerimos que o valor de R$ 1.500,00 seja utilizado para uma comemoração entre todos os integrantes, já que cada grupo selecionado deverá enviar apenas 3 estudantes e 1 educador como representantes na viagem de premiação.

      Esperamos ter tirado sua dúvida, mas caso apareçam outras pode falar com a gente por aqui ou pelo e-mail: contato@criativosdaescola.com.br

      =D

Deixe uma resposta