Desafio 2019: Inscrições abertas!

Desafio 2019: Inscrições abertas!

A partir de hoje (13/03), educadores, crianças e jovens do ensino fundamental ou médio já podem inscrever projetos transformadores no Desafio Criativos da Escola 2019.

Estudantes e educadores de todo o Brasil, preparem-se: a partir de hoje (13/03) começam as inscrições para a premiação Desafio Criativos da Escola 2019. Realizado pelo programa Criativos da Escola, do Alana, o Desafio irá selecionar as 7 iniciativas transformadoras que mais se destacarem por seu protagonismo, empatia, trabalho em equipe e criatividade, e levará três estudantes e um educador de cada grupo para uma viagem internacional.

roma1

Podem ser enviadas iniciativas que promovam soluções para problemas que afetem suas escolas, comunidades ou mesmo os municípios onde moram. Pela primeira vez, a premiação levará os grupos selecionados para a Itália, em vivência internacional com intercâmbio com jovens de países de diferentes partes do mundo.

 

Leia o regulamento e entenda como participar!

Em Roma, os grupos selecionados viverão uma imersão em escolas locais com estudantes italianos. Além disso, participarão de uma caminhada em defesa dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e de um evento realizado com a participação do Papa Francisco. O objetivo é promover interação entre os estudantes brasileiros com alunos de outros países que também participam das ações do “Design For Change”, movimento global que surgiu na Índia – e que é representado pelo Criativos da Escola no Brasil – e inspirou mais de 2,2 milhões de crianças e jovens.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 30 de junho. Clique na imagem abaixo e envie seu projeto!

roma2

 

“Desde a primeira edição do Desafio, já recebemos mais de 4500 projetos de todos os estados brasileiros, em temáticas como saúde, meio ambiente, educação, inclusão, tecnologia, políticas públicas, entre outros. É um movimento que cresce e que, mesmo em contextos adversos, mostra a potência de crianças e jovens cobrando melhorias, evidenciando problemas estruturais e colocando em prática ações transformadoras. Convidamos estudantes e educadores a participarem do Desafio que, neste ano, proporcionará uma experiência inesquecível de intercâmbio com estudantes de realidades ainda mais diversas”, destaca Gabriel Salgado, coordenador do programa Criativos da Escola.  Clique aqui e veja quem foram os projetos premiados na edição passada.

Confira aqui o vídeo-perfomance realizado pelos estudantes premiados do Desafio 2018.

Inspire-se e realize um projeto transformador

Para apoiar quem ainda vai começar um projeto, disponibilizamos em nosso site um material de apoio voltado a educadores(as), além do Jogo Criativos da Escola – A missão voltado diretamente aos(às) estudantes.  Outra fonte de inspiração são os programas do canal do Criativos da Escola no YouTube. No programa “Lu de Lupa”, por exemplo, a jovem Luiza Geiling propõe um bate-papo leve, divertido, ágil e cheio de questionamentos.

17 Comentários
  1. Gente que inspira e transforma. Eu quero.

  2. porque nao é 1500 pro aluno ?

    • Olá Bruno, tudo bem?
      A premiação de R$ 1.500,00 é voltada ao projeto como um todo e a proposta é que o próprio grupo escolhido decida como o valor será investido.
      Há muitos projetos premiados que são realizados por mais de 3 estudantes, por exemplo. Nestes casos, sugerimos que o valor de R$ 1.500,00 seja utilizado para uma comemoração entre todos os integrantes, já que cada grupo selecionado deverá enviar apenas 3 estudantes e 1 educador como representantes na viagem de premiação.

      Esperamos ter tirado sua dúvida, mas caso apareçam outras pode falar com a gente por aqui ou pelo e-mail: contato@criativosdaescola.com.br

      =D

  3. Senhores (as),
    Boa tarde!

    Gostaria de saber se o Projeto Desafio Criativos da Escola 2019, podem participar, tanto escolas públicas e/ou particulares?

    Gostaríamos de participar deste interessante projeto!

    Atenciosamente,

    André Tiago
    Professor/Educador
    Ciência e Tecnologia
    Ribeirão Preto/SP

    • Olá professor André, tudo bem?

      O Desafio é aberto para toda e qualquer pessoa que queira participar, educadores e alunos (Ensino Fundamental I, II e Médio) de escolas públicas ou privadas de todo o país! Também podem ser inscritos projetos de organizações não-governamentais, associações comunitárias e outras.

      Você pode inscrever um projeto que já esteja finalizado ou que ainda esteja em andamento. Lembrando que, caso a iniciativa esteja entre as premiadas, o projeto deve ser representado no Desafio (concurso) por estudantes de até 21 anos que integrem o(s) grupo(s) selecionado(s).

      Os projetos podem envolver questões relacionadas a diversos temas como meio ambiente, relações étnico raciais, melhoria do espaço escolar, preconceito, bullying, tecnologia, saúde, entre outros.

      Ah, e se você tem interesse em conhecer um pouco mais de nossa proposta de trabalho por meio de projetos, disponibilizamos um material de apoio ao educador, com dicas de atividades e sugestões de trabalho: http://bit.ly/material-do-criativos

      E qualquer dúvida é só falar com a gente pelo e-mail: contato@criativosdaescola.com.br

  4. Eu quero muito participa quero ser um estoriador e conhecer o mundo.

  5. Olá! O projeto pode ser realizado individualmente?

    • Olá Érica,

      As equipes deverão ter no mínimo 3 participantes, sem a limitação de um número máximo de integrantes. No entanto, caso o grupo seja selecionado, não poderão participar da viagem e das atividades de premiação do Desafio mais de três estudantes e um(a) educador(a) por grupo premiado.

      Lembrando que o Desafio é voltado a projetos de protagonismo infanto-juvenil e cujos integrantes estejam cursando o ensino fundamental ou médio. Neste sentido, o projeto deve ser representado no Desafio (concurso) por estudantes de até 21 anos que integrem o(s) grupo(s) selecionado(s).

      Se tiver quaisquer dúvidas é só falar com a gente também pelo e-mail: contato@criativosdaescola.com.br

  6. quero visitante história INES – Insttituto Nacional de Educação de Surdos lá rio de janeiro – RJ

  7. Que vídeo emocionante! Parabéns turma! Vocês com certeza inspiraram muitas pessoas a ter uma conduta melhor!
    Quando vejo uma manifestação dessa, meu coração se enche de esperança!

  8. O projeto pode ser desenvolvido na Educação Infantil?
    Pode envolver as famílias?
    Caso o projeto ganhe as crianças pequenas não poderão ir mas os educadores poderão??

    Grata!

    • Olá Juliana

      Infelizmente o Desafio é voltado a estudantes que tenham a partir de 6 anos ou que estejam cursando o Ensino Fundamental I, II e Médio. Lembrando que eles poderão ou não pertencer à mesma mesma organização: escola pública, privada ou cooperativa, organizações não-governamentais, coletivos, movimentos, associações comunitárias, entre outros.

      Apesar disso, indicamos o nosso Material de Apoio (https://bit.ly/2PW1QRG) e ressaltamos que ele pode ser adaptado de acordo com a realidade local, público e contexto em que estão inseridos. Se tiver quaisquer dúvidas é só entrar em contato com a gente!

Deixe uma resposta