Desafio 2018: procura-se!

Desafio 2018: procura-se!

Estudantes e educadores do ensino fundamental ou médio podem se inscrever na 4ª edição do Desafio Criativos da Escola. Veja mais informações!

Estudantes e educadores de todo o Brasil, preparem-se: a partir de hoje (18/04) começam as inscrições para a premiação Desafio Criativos da Escola 2018. Realizado pelo programa Criativos da Escola, do Alana, o Desafio irá selecionar as 11 iniciativas transformadoras que mais se destacarem por seu protagonismo, empatia, trabalho em equipe e criatividade, e levará três estudantes e um educador de cada grupo para uma viagem a Fortaleza (CE).

As inscrições poderão ser feitas até o dia 1 de outubro. Clique na imagem abaixo e envie seu projeto!

site1B

O objetivo do Desafio é celebrar projetos desenvolvidos por crianças e jovens que estejam no ensino fundamental ou médio e que contribuam para a transformação de problemas de suas escolas, comunidades e/ou municípios. Os integrantes das iniciativas inscritas poderão ou não pertencer à mesma escola (pública, privada ou cooperativa), coletivo, movimento ou organização da sociedade civil, instituto ou fundação. (Clique aqui e acesse o regulamento completo do Desafio Criativos da Escola 2018)

Além da viagem a ser realizada em dezembro deste ano, em que os grupos escolhidos poderão trocar experiências e fortalecer suas ações, haverá também prêmios em dinheiro para o projeto e para o educador responsável.

“Diante de realidades locais muitas vezes difíceis e de uma conjuntura nacional conturbada, milhares de estudantes estão mostrando que algo pode ser feito para transformar o ambiente em que vivem. E o Desafio é uma oportunidade de valorizar, ampliar a voz e dar visibilidade ao trabalho destas novas gerações. Todos os anos recebemos projetos inspiradores dos quatro cantos do país e queremos reverberar muito mais essa rede de boas ações. Alunos e professores podem se inscrever e fazer parte deste movimento compartilhando seus projetos incríveis com a gente até o dia 1º de outubro”, convida Carolina Pasquali, diretora do programa Criativos da Escola e da área de comunicação do Alana.

 

Categorias
Pelo terceiro ano consecutivo, o Desafio é realizado com o apoio do programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE), do Instituto Votorantim. Desta forma, além dos 10 premiados na categoria nacional do Criativos da Escola, serão escolhidos também destaques municipais dos 105 municípios participantes do PVE. Dentre os selecionados para a categoria Destaques Municipais, um projeto será reconhecido na categoria Destaque Parceria Votorantim pela Educação e integrará o conjunto de 11 projetos que viajarão para Fortaleza (CE). Inscreva-se aqui!

 

 

4ª edição
Desde a primeira edição do Desafio, em 2015, foram recebidos cerca de três mil projetos de todas as regiões brasileiras, em temáticas como saúde, meio ambiente, educação, inclusão, tecnologia, políticas públicas, entre outros. Nas edições de 2015, 2016 e 2017, respectivamente, os grupos premiados realizaram atividades nas cidades de São Paulo (SP), Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ).

Para auxiliar os educadores interessados em promover experiências de transformação protagonizadas por seus alunos, o Criativos da Escola disponibiliza um material de apoio, além de textos, vídeos e reflexões que podem contribuir com sua prática dentro e fora da sala de aula. Pelo terceiro ano consecutivo, o Desafio conta com o apoio do programa Parceria Votorantim pela Educação, do Instituto Votorantim, em 105 municípios onde desenvolve suas atividades. Para acessar a ficha de inscrição basta clicar aqui.

 

 

Dúvidas? Fale conosco: contato@criativosdaescola.com.br

 

Crédito de imagens: de cima para baixo, vídeos produzidos, respectivamente, pelos estudantes premiados nos Desafios 2017, 2016 e 2015.

10 Comentários
  1. Excelente oportunidade ao público alvo. Parabéns! Minha questão é a seguinte:
    como incentivo à leitura na escola, desenvolvemos um projeto da biblioteca que é o CAFEZINHO LITERÁRIO, contempla alunos do 1° ao 5° da séries iniciais do ensino fundamental. Estamos iniciando também, o Literary Coffe nos anos finais do ensino fundamental. Com essas atividades em desenvolvimento, podemos fazer inscrição? Grata,
    Profª Angela K Fagundes
    Biblioteca EEEM ORIETA

    • Olá Ângela,
      Obrigada por sua mensagem.

      O Desafio Criativos da Escola celebra, reconhece e premia projetos protagonizados por alunos que, apoiados por seus educadores, estão transformando a escola, a si mesmos e a comunidade.

      O Desafio é aberto para toda e qualquer pessoa que queira participar, educadores e alunos (Ensino Fundamental I, II e Médio) de escolas públicas ou privadas de todo o país!

      Os projetos podem envolver questões relacionadas a diversos temas como meio ambiente, relações étnico raciais, melhoria do espaço escolar, preconceito, bullying, tecnologia, saúde, entre outros. Pode tratar, inclusive, sobre letramento e incentivo à leitura 😉

      Olha só que legal este projeto que foi premiado na edição do ano passado: https://www.youtube.com/watch?v=QlaJuB5k1gw&t=0s

      Se tiver qualquer dúvida é só falar com a gente também pelo e-mail contato@criativosdaescola.com.br

  2. Gostaria de participar

    • Eu estou gestora da Escola Agropecuária,e gostaria muito que nossos alunos participassem pois eles realizam projetos belíssimos.

  3. Sou diretor de um centro de cursos, gostaria de saber se nossos alunos podem participar.

    • Oi Francisco,

      O Desafio é aberto para toda e qualquer pessoa que queira participar, educadores e alunos (Ensino Fundamental I, II e Médio) de escolas públicas ou privadas de todo o país! Também podem ser inscritos projetos de organizações não-governamentais, associações comunitárias e outras. Você pode inscrever um projeto que já esteja finalizado ou que ainda esteja em andamento, e não há restrição em relação à faixa etária dos alunos.

      Os projetos podem envolver questões relacionadas a diversos temas como meio ambiente, relações étnico raciais, melhoria do espaço escolar, preconceito, bullying, tecnologia, saúde, entre outros.

      Se você deseja desenvolver um projeto nesse sentido, acesse nosso site e participe do Desafio de 2018. As melhores histórias serão premiadas!

      Acompanhe nosso site e Facebook para ficar por dentro das novidades.

  4. Bom dia

    Sou professora e iniciei um projeto de empreendedorismo na escola , se enquadra? posso inscrever?

    • Olá Socorro,
      Obrigada por sua mensagem.

      Os projetos inscritos serão avaliados a partir do preenchimento das fichas de inscrição e dos materiais adicionais enviados pelas equipes. Através desses materiais, serão avaliados: o potencial de transformação social das ações realizadas e o quanto o projeto contribuiu para o desenvolvimento da empatia, colaboração, criatividade e protagonismo.
      Apenas pelo tema ou pela área do projeto não é possível saber se ele se enquadra nestes critérios. De qualquer forma, para mais informações sobre estes critérios, você pode verificar o item 3 de nosso regulamento no link: https://bit.ly/2I8VqgQ

      Além disso, pode sempre falar com a gente por aqui ou pelo e-mail:
      contato@criativosdaescola.com.br

      😉

Deixe uma resposta