Criativos da Escola | Criativos em ação: Pacoti

Criativos em ação: Pacoti

08/06/2016 - Por Criativos

Estudantes de Pacoti (CE) divulgam projeto e ampliam mobilização do Desafio Criativos da Escola 2016

Após a realização do 1º Desafio Criativos da Escola em dezembro do ano passado, as cinco experiências premiadas continuaram sua mobilização em torno de seus projetos e da transformação de suas realidades por meio da empatia, do protagonismo jovem, do trabalho em equipe e, é claro, de muita criatividade!

No último dia 11 de maio, por exemplo, os jovens criativos do município de Pacoti (CE) realizaram atividade para compartilhar o projeto Jovem Explorador e o Ecomuseu, realizado na Escola de Ensino Médio Menezes Pimentel. A atividade foi voltada a representantes de escolas das redes públicas e privadas da cidade. (Clique aqui e veja mais informações sobre o projeto)

Confira abaixo o depoimento do aluno Charles e da aluna Conceição, junto com professor Levi Jucá, sobre o evento:

“Os jovens exploradores passaram alguns meses planejando uma atividade bem legal e criativa em nossa querida Pacoti, que culminou num encontro durante a manhã fria do dia 11 de maio de 2016. Convidamos representantes de todas as escolas da rede pública e privada de nossa cidade para esse momento em que iríamos divulgar nossa experiência e desafiá-los a começarem a se inspirar e criar novos projetos que transformem suas escolas e/ou comunidades para concorrerem ao Desafio Criativos da Escola 2016.

Começamos a receber nossos convidados a partir da 7 horas, com um saboroso café da manhã! Ao todo, foram 36 presentes entre alunos, professores e gestores escolares. Coincidentemente, nesse mesmo dia, veio nos visitar um jornalista que queria fazer uma matéria sobre nosso projeto para uma revista que ainda será lançada, intitulada “Siará no Tempo”. Ele acabou por fazer a cobertura de todo o evento.

encontro6

Inspirados no que vivemos em São Paulo com a turma do Criativos e do Mesa & Cadeira, iniciamos com uma dinâmica para que os participantes pudessem se conhecer, escrevemos os seus nomes em papeis e distribuímos aleatoriamente para que uns pudessem achar um colega e receber o seu. Em seguida, aconteceu uma apresentação do projeto através de vídeos, fotos, falas dos nossos amigos do Instituto Alana e dos jovens exploradores.

Depois, tivemos a apresentação do que é o Desafio Criativos da Escola, como funciona, quem desenvolve e uma apresentação dos projetos campeões do desafio 2015. Depois de todo esse momento de inspiração, os cinco jovens que foram a São Paulo fizeram seus emocionantes depoimentos da incrível experiência que passaram, desde viajar de avião até conhecer outros lugares e pessoas fantásticas.

encontro5

Por fim, terminamos o encontro com uma breve discussão sobre projetos em nosso município, onde contamos com a participação de convidados que agradeceram a oportunidade e que afirmaram que iriam se empenhar para realizar projetos que já estavam no papel ou já quase prontos. Se dispuseram a contribuir também com o projeto do Ecomuseu, o qual foi bastante elogiado e reconhecido por todos. Então, entregamos um envelope para cada escola onde tinha escrito “A Missão”, que continha o regulamento do Desafio.

Aproveitamos também para acertar a possibilidade de um novo encontro para discutirmos o regulamento e ideias de projeto como forma de apoio ao desenvolvimento de seus projetos e ações. Tivemos uma manhã bem produtiva e criativa!”

encontro2

Você conhece um projeto protagonizado por crianças e jovens que está transformando a escola e a comunidade?

Inscreva-o no Desafio Criativos da Escola e veja sua história ganhar o mundo!