Criativos da Escola | Criatividade brasileira na China

Criatividade brasileira na China

20/12/2016 - Por Criativos

Estudantes e professores brasileiros vão à China para representar o Brasil em conferência global sobre projetos de transformação realizados por crianças e jovens

Nos últimos dias 10 e 11 de dezembro, estudantes e professores premiados na primeira edição do Desafio Criativos da Escola representaram o Brasil na conferência mundial do Design for Change (Criativos da Escola), a Be The Change Conference, que ocorreu em Pequim, na China.

Entre os participantes de mais de 35 países, as alunas Rayssa Rodrigues (12), do projeto Grupo de Apoio e Conselhos (GAC), de Simões Filho (BA), e Conceição Soares (17), do projeto Jovem Explorador e o Ecomuseu, de Pacoti (CE), acompanhadas por seus educadores Simone Bocaiúva e Levi Jucá, participaram do encontro que reuniu centenas de crianças e jovens que desenvolvem projetos de protagonismo social ao redor do mundo.

O evento é todo protagonizado por estudantes de diversas partes do mundo. Desde o primeiro momento na Conferência, os grupos foram acolhidos por crianças e jovens de uma escola local, em um grande auditório decorado com suas próprias fotos. Durante os dois dias de atividades, as equipes dos países puderam trocar experiências sobre suas culturas e sobre as ações de transformação que realizaram nas escolas e comunidades onde vivem.

Para a estudante da Bahia, Rayssa, o mais significativo da experiência foi o envolvimento e o espírito de companheirismo entre todos os participantes: “apesar dos costumes diferentes, a interação foi muito boa. Em uma das viagens de ônibus começamos a cantar e então o grupo que estava ao lado começou a cantar também, só que na língua deles. Esse momento foi muito legal”.

Já no segundo dia de atividades, por exemplo, o grupo brasileiro contou sobre os projetos realizados em Simões Filho (BA) e Pacoti (CE) e fez uma apresentação cultural aos demais participantes. Para o professor Levi Jucá, “foi incrível compartilhar nosso projeto com uma plateia especial e tão diversa, descer do palco e receber abraços de parabéns, além de pessoas querendo conhecer nossas ações e até mesmo a cidade de Pacoti”. A conferência é organizada e promovida anualmente pelo movimento global Design for Change, que no Brasil é representado pelo projeto Criativos da Escola, do Instituto Alana.

Os representantes do Brasil também puderam conhecer alguns pontos turísticos da cidade chinesa. Para a aluna de Pacoti, Conceição, uma das experiências mais marcantes foi a visita à Muralha da China. ”A experiência vivida naquele lugar foi maravilhosa. Foi lá que a ficha caiu que eu estava realmente na China”, confessa a aluna. E completa: “a oportunidade de representar meu país em um lugar tão distante me fez sentir capaz. Meu município ficou muito orgulhoso, minha família e amigos todos ficaram muito felizes”.

Para a professora Simone, o evento trouxe ainda mais sentimento de orgulho pelos jovens brasileiros. “Foi muito legal estar em um evento como esse. O Brasil tem um protagonismo estudantil muito forte e foi muito bom estar dentro desse universo. Lá tinha muita gente com esse sonho de fazer o protagonismo juvenil ser valorizado e a esperança de que o mundo pode ser melhor”, conclui.

Redação: Vanessa Ribeiro

Edição: Gabriel Maia Salgado

Imagens: Divulgação

Você conhece ou participa de um projeto protagonizado por crianças e jovens que está transformando a escola e a comunidade?

Conte para nós através do contato@criativosdaescola.com.br e veja sua história ganhar o mundo!