Por conta da pandemia do novo coronavírus, o Desafio Criativos da Escola 2020 teve que ser reconfigurado e, diferentemente das edições anteriores, agora, ele está organizado em três etapas: Fagulha (já encerrada), Chama e Premiação.
A segunda etapa, Chama, começou e vai até o dia 02 de novembro. Os estudantes do ensino fundamental e médio de todo o Brasil deverão formar equipes para cumprir as seis missões desta etapa.
Os grupos devem ter, no mínimo, três estudantes e um/a educador/a responsável. Durante toda a jornada, os participantes devem respeitar as orientações das autoridades de saúde e os cuidados necessários de isolamento social contra o novo coronavírus.
Missão #2: Chama No Probleminha
A segunda missão das equipes é definir o que querem transformar ou melhorar ainda mais em sua realidade. Para isso, os grupos poderão refletir sobre o problema que mais incomoda os estudantes na escola, bairro ou cidade.
As equipes deverão responder um formulário com apenas 3 perguntas. Em uma delas, terão de criar um título criativo ou slogan que resuma o propósito do grupo.
+ Para participar da missão, acesse o site do Desafio 2020
Não serão aceitos conteúdos impróprios ou inadequados à infância e juventude, nem que desrespeitem os direitos humanos ou que expressem qualquer tipo de discriminação.
#ParaInspirar
O Criativos da Escola elaborou algumas questões que podem inspirar os grupos a definirem a questão que gostariam de trabalhar em seu plano. São elas:
- O que mais admiram na escola, bairro ou cidade e que querem valorizar? E o que incomoda ou deixa vocês tristes e que gostariam que fosse diferente? Façam uma lista!
- Que tal ouvirem outras pessoas para essa lista ficar ainda mais completa?
- Descobriram qual o problema que mais aborrece o grupo? Conversem sem pressa sobre todas as ideias que surgiram. É importante que todos vocês queiram muito mudar este problema.
+ Participe da missão Chama No Probleminha
#SeLigaNaIdeia
Como inspiração, os grupos podem ver abaixo o vídeo da agência ÉNóis com dicas para escolher um problema a resolver na cidade. Além de poderem conhecer projetos premiados pelo Criativos nos últimos anos e que partiram de grandes incômodos dos estudantes com o racismo, a evasão escolar e a falta de espaço para os estudantes.
#EntrandoDeCabeça
Para contribuir ainda mais com os grupos, o Criativos preparou uma matéria especial com um passo a passo para a escolha do problema a ser resolvido.
Confira no link abaixo: