Criativos da Escola | Bonecas Negras, Cadê?

Bonecas Negras, Cadê?

• cidadania e direitos humanos
  • ambiente escolar
  • relações étnico-raciais

Ano de Inscrição: 2017

status Finalista

22/02/2018 - Por Criativos

Estudantes de Serra Preta (BA) produzem e distribuem bonecas negras, elevando auto-estima de alunas e fomentando o debate sobre racismo na escola.

Buscando aumentar a representatividade negra na escola, bem como combater o racismo na infância, um grupo de estudantes da Escola Municipal Flávio Mercês de Oliveira, de Serra Preta (BA), passou a confeccionar e distribuir bonecas de pano negras entre as crianças do colégio.

estudantes_envolvidos_no_projeto_posam_em_frente_a_bannerComo resultado, o projeto incentivou o debate sobre preconceito racial e ainda possibilitou que meninas negras tivessem brinquedos que as representassem, sendo um dos finalistas da 3ª edição do Desafio Criativos da Escola. “As meninas negras se sentem especiais por terem uma boneca da cor delas e [por isso,] super apoiam o projeto!”, relata uma das alunas que deu início à ação, Raissa de Souza. Por meio da iniciativa, o grupo mostra desde junho de 2017 que a educação pode – e deve –, sim, ser entendida como um caminho possível para transformações na sociedade!

O Brasil já possui leis que apontam a necessidade do ensino da história e da cultura africana e afrobrasileira, como a Lei Federal 10.639. No entanto, não é raro que as referências apresentadas dentro e fora da escola desconsiderem a identidade da maior parte da população do país, apresentando majoritariamente a figura de personalidades brancas.

Em poucos meses, o projeto “Bonecas Negras, Cadê?” cresceu e passou a contar com mais oito estudantes – incluindo um menino – entre o 6º e 9º anos do Ensino Fundamental. Com a ajuda de costureiras do município, o grupo organizou oficinas de confecção que resultaram na produção de 80 bonecas, posteriormente distribuídas também para alunas de outro colégio da cidade.

O padre Gilmar

Tudo começou após um episódio de racismo contra o padre da paróquia da cidade, Gilmar Assis, em junho de 2017. O caso, que teve repercussão nacional, boneca_de_pano_negra_com_vestido_estampadotambém fez com que discussões sobre preconceito racial pipocassem na escola. Tocadas pelo tema, as alunas Raíssa Souza e Mary Oliveira decidiram contribuir mudar essa realidade.

A ação conquistou até mesmo o apoio do padre Gilmar, que é também filósofo e educador. “Ele fez uma visita aqui na escola e viu o nosso trabalho, o que foi bastante importante para que pudéssemos discutir sobre racismo e preconceito. […] Ele é um grande exemplo pra gente!”, conta a aluna Raíssa.