Criativos da Escola | Banco de Projetos Criativos: 450 ideias para inspirar na sala de aula

Banco de Projetos Criativos: 450 ideias para inspirar na sala de aula

Em uma roda, dois jovens escrevem em um papel apoiados uns nas costas dos outros.

10/06/2022 - Por Helisa Ignácio

Acervo gratuito tem centenas de projetos criativos para inspirar práticas no ensino fundamental e médio sobre temas variados. Confira!

Já imaginou encontrar, em um só lugar, uma série de projetos diferentes para aplicar em sala de aula? E se te contássemos também que temos cerca de 450 ideias para você trabalhar temas como meio ambiente, saúde mental, bullying, cidadania, tecnologia, inclusão, cultura, direitos humanos, entre muitos outros?

O Banco de Projetos do Criativos da Escola tem iniciativas que podem ser utilizadas em todas as disciplinas do currículo escolar durante o ano inteiro. Quer ideias para trabalhar a Consciência Negra? Tornar as aulas de Física mais interativas? Quer se inspirar para as aulas de Biologia? Clique aqui e entre na página do Banco de Projetos!

Em um ambiente externo, duas jovens observam um celular. Da tela do celular, sai uma seta indicando uma montagem de tela na qual se vê o Banco de Projetos do Criativos da Escola.
O Banco de Projetos é gratuito e traz centenas de ideias para professores e alunos – Foto: Alicia Peres

Os projetos estão sendo realizados por estudantes e educadores de todo o Brasil nos mais diversos contextos, com temas variados e em praticamente todas as etapas de ensino. Sendo assim, o Banco de Projetos é para todas as pessoas que desejam conhecer e aplicar ideias transformadoras em suas escolas e comunidades que priorizam o protagonismo de crianças e adolescentes, a criatividade e o trabalho em equipe.

Como utilizar o Banco de Projetos

Para acessar o nosso acervo gratuito, basta ir até a seção Histórias, no menu do site, e selecionar a opção Banco de Projetos. Depois, você pode realizar uma busca para encontrar o que deseja ou, então, pode se inspirar nos projetos exibidos de forma randômica na página principal.

As iniciativas que compõem o acervo estão organizadas por título, etapa de ensino, tipo de escola, UF, ano de inscrição e classificação no Desafio Criativos da Escola, Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e temas. Assim, a ferramenta de busca do Banco de Projetos permite que sejam feitas pesquisas assertivas de acordo com a demanda de cada pessoa.

Ao encontrar um projeto – ou mais -, você poderá saber mais sobre a iniciativa a partir de um breve resumo e, se houver, fotos e vídeos do grupo. Além disso, você terá a possibilidade de conectar-se ao projeto. Essa última ferramenta permite que pessoas interessadas entrem em contato diretamente com a equipe que criou a iniciativa para trocar experiências, oferecer algum tipo de apoio e até patrocinar a ideia.

De onde vieram os projetos?

Desde 2015, o Criativos da Escola já recebeu mais de 6.500 projetos de estudantes e educadores nas sete edições da premiação Desafio Criativos da Escola. Ao longo desses anos, mais de 49 mil alunos e 10 mil professores, vindos de 7 mil escolas de cerca de 1.200 municípios de todos os estados do Brasil enviaram suas ideias para transformar suas realidades.

A fim de dar maior visibilidade para as iniciativas transformadoras e inspirar ainda mais pessoas pelo país, criamos o Banco de Projetos. Por meio dele, disponibilizamos gratuitamente um resumo e a possibilidade de contato daqueles projetos que foram premiados, finalistas ou que receberam menção honrosa no Desafio.

Foto de 4 adolescentes, cada uma segura uma placa com verbos e ícones. Da esquerda para direita: sentir e um coração, imaginar e uma lâmpada, fazer e uma engrenagem e compartilhar e um balão de fala

Redação: Helisa Ignácio