Estudantes, educadores, especialistas da área de educação e jornalistas: conheça o júri do Desafio Criativos da Escola 2018.
Na 4ª edição do Desafio Criativos da Escola, serão premiadas 11 iniciativas transformadoras feitas por crianças e jovens de todo o Brasil. Com a missão de escolher os grupos que irão ganhar uma viagem a Fortaleza (CE), foi montado um júri formado por estudantes, educadores e profissionais reconhecidos em diferentes áreas.
Para além da viagem, em que representantes dos projetos selecionados participarão de uma série de atividades com outros alunos, professores e professoras de diferentes partes do Brasil, os grupos escolhidos receberão prêmio em dinheiro para o projeto e para o educador responsável por acompanhar a iniciativa.
Lembrando que as inscrições podem ser feitas pelo link até amanhã, dia 5 de outubro, às 23h59 (horário de Brasília)!
Veja abaixo o júri do Desafio Criativos da Escola 2018:
Ana Flávia Souza
Estudante premiada no Desafio Criativos da Escola, em 2017, Ana Flávia se juntou com seus colegas para reivindicar a importância do povo negro para Santa Maria (RS) e cultivar o respeito a sua ancestralidade. Os alunos e alunas, então no 3º ano do Ensino Médio do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM), efetivaram diferentes ações pelo projeto “Ciclo de Estudos sobre História e Culturas Afro-Brasileiras”.
Clique aqui e conheça o projeto desenvolvido por Ana Flávia e seus colegas.
Beck Lee (IDEO)
Sócia da agência global de design IDEO, Beck Lee trabalha enxergando em desafios complexos, oportunidades para desenhar novas ferramentas, sistemas e experiências que colocam as pessoas e suas necessidades no centro das construções. Beck é entusiasta do design learning, metodologia que busca enfrentar os desafios de aprendizagem e educação por meio do design. Com seu trabalho, ela já ajudou a desenvolver a criatividade em pré-escolas e a capacitar instituições de ensino superior a experimentar mudanças culturais.
Larissa Alves
Relações públicas graduada pela Universidade do Estado da Bahia, Larissa é mobilizadora social da iniciativa Porvir, do Instituto Inspirare, onde articula o Conselho Jovem e promove ações de estímulo à participação dos estudantes na melhoria da educação. Entre suas atividades, ela desenvolve estudos em Jornalismo e Direitos Humanos e Comunicação em Redes Sociais.
Cloves Carvalho
Cloves Otávio Nunes de Carvalho atua na Votorantim desde 2008, onde atuou como diretor nas áreas de Gestão, RH e Industrial. Desde 2013 até os dias atuais, passou a ocupar o cargo de Diretor Presidente do Instituto Votorantim, sendo responsável pelas diretrizes e estratégias de investimento social junto às empresas da Votorantim. Atualmente, Cloves também é membro do Conselho Curador da Fundação Gorceix, entidade de apoio à Universidade Federal de Ouro Preto, que tem por objetivo contribuir com a formação profissional de alunos de baixa renda.
Diane Sousa
Bacharel em Direito, musicista, mestranda em Direitos Humanos, Desenvolvimento e Interculturalidade, Diane é fundadora da Incubadora de Esportes e Cidadania do Instituto Formação. Em 2018, foi reconhecida como empreendedora social pela Ashoka.
Gabriel Lima
Aluno do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Profissional Pedro Queiroz Filho, em Beberibe (CE), Gabriel e outros dois colegas de classe foram premiados no Desafio Criativos da Escola, em 2017. Indignados com a poluição do lençol freático na região, os estudantes criaram o projeto “Ecofossa: o uso da fibra do coco na construção de fossas ecológicas” e desenvolveram uma maneira de levar água potável com baixo custo a mais de 15 famílias da cidade. Clique aqui e conheça o projeto desenvolvido por Gabriel e seus colegas.
Mônica Dias Pinto
Pedagoga e mestre em Educação, Mônica é gerente de Desenvolvimento Institucional da Fundação Roberto Marinho, além de já ter atuado como consultora em mídia relacionada à educação e à formação de professores para Secretarias Municipais e Estaduais de Educação.
Mariana Tokarnia
Repórter da Agência Brasil, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Mariana atua com setorista de educação desde 2013. Jornalista formada pela Universidade de Brasília (UnB), ela passou por redações como o SBT e o Jornal de Brasília e participou dos programas de treinee dos jornais Valor Econômico e O Estado S. Paulo. Foi finalista do prêmio Estácio e recebeu o certificado de Jornalista Destaque 2014 da UnB.
Vanderlete Pereira da Silva
Representante do Comitê Amazonas da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Vanderlete é mestre em educação pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutoranda pela Universidade Estadual de Campinas. Professora da Universidade do Estado do Amazonas, ela participa do Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação de Professores para Educação em Ciências na Amazônia e integra o Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (Mieib).
Marton Martins
Jovem liderança e educador social do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD), ONG fundada em 1984, em Belo Horizonte (MG), Marton coordena projetos como o Banco da Solidariedade, ferramenta online que permite que os usuários ofereçam e recebam novos saberes com o objetivo de incentivar o desenvolvimento sustentável local; e o Projeto Damática que une o jogo de tabuleiro com a Matemática em uma versão mobile que proporciona um aprendizado lúdico para crianças e adolescentes.