Criativos da Escola | Hackaton para combater a desinformação sobre o clima está com inscrições abertas

18/09/2024 - Por Gabriel

Estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental e médio de escolas públicas podem criar soluções para combater a desinformação climática e concorrer a prêmio em Brasília.

Enfrentar o fenômeno da desinformação é um dos maiores desafios da atualidade, marcada pela grande quantidade de conteúdo digital e as conhecidas “fake news”. Para estimular o pensamento crítico de adolescentes sobre o uso crítico e ético da informação e buscar soluções inovadoras para lidar com este cenário, será realizado pelo governo federal o Hackaton “Combate à Desinformação sobre Mudanças do Clima: promovendo a integridade da informação”. As inscrições para participar da iniciativa estão abertas até o dia 07 de outubro e são gratuitas.

Podem se inscrever para participar equipes compostas por 3 a 5 estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental e médio de escolas públicas, acompanhadas por professores de suas respectivas instituições de ensino. As equipes deverão apresentar um Plano de Ação com estratégias para combater a desinformação sobre mudanças climáticas, com base em suas realidades locais. Apenas uma equipe por instituição de ensino pode se inscrever no Hackathon.

A atividade faz parte da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que neste ano tem como tema “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”. O Hackathon acontece em duas etapas: a primeira acontece online, de 12 de setembro a 7 de outubro, que envolve a inscrição, o envio de documentos e do Plano de Ação. As melhores propostas de cada região serão selecionadas para participar da segunda etapa, que acontecerá presencialmente em Brasília, de 6 a 8 de novembro de 2024.

O Hackaton é uma imersão propositiva, aberta e colaborativa de fomento à inovação e à criatividade por meio da interação positiva entre as equipes participantes, que receberão mentoria especializada durante o evento presencial em Brasília. Além disso, a equipe vencedora será premiada em cerimônia oficial no Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS).

Esse Hackaton é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a Secretaria de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SPDIGI), o Ministério da Educação (MEC) e o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS).

Sobre as inscrições

Para participar, é necessário preencher o formulário eletrônico disponível no site do evento, anexar o Plano de Ação, a autorização dos responsáveis e a anuência da direção da escola. As inscrições ficarão abertas até o dia 07 de outubro

Inscreva-se através do formulário eletrônico disponível em: https://semanact.mcti.gov.br/hackaton/

No dia 17 de setembro (terça-feira), às 16h00, acontecerá uma live pelo canal do YouTube do MCTI para apresentar a iniciativa e tirar dúvidas sobre o funcionamento do Hackaton.

Mais informações: hackaton.pop@ibict.br.

Prêmio Criativos Escola + Natureza

As iniciativas participantes do Hackathon que já tiverem realizado pelo menos uma ação de mudança e que estiverem sendo realizadas por no mínimo dois estudantes de 13 a 17 anos podem, também, se inscrever no Prêmio Criativos Escola + Natureza até o dia 03 de dezembro.

Clique aqui e confira mais informações.