No caminho para a escola Narayana, no estado Andhra Pradesh na Índia, é comum ver um exército de estátuas de Ganesha, divindade indiana, feitas de gesso alinhados por toda a rua. Reconhecendo a importância e a beleza do culto à Ganesha, estudantes perceberam como o material utilizado para as estátuas é prejudicial ao meio ambiente e se questionaram: como poderiam celebrar o seu criador se, ao mesmo tempo, estão destruindo sua criação.
Todos os anos, depois do festival Ganesh, o mar, o rio e os lagos do país são tomados por uma grande poluição e os prejuízos para a vida são alarmantes. Por isso, mais do que simplesmente se opor a este rito sagrado na cultura, as estudantes propuseram um caminho para refletir sobre os impactos que materiais como gesso, que não é solúvel em água, trazem para o meio ambiente.
Além de fazerem palestras sobre a conservação do meio ambiente, construíram, também, uma estátua de Ganesha com material ecológico: argila que, quando mergulhada na água, se dissolve, ao contrário do gesso. O protótipo serviu de referência para que as pessoas das oficinas se inspirassem a utilizar um material ecologicamente responsável.
Conheça mais sobre o projeto no site do Design For Change (em inglês)!
Foto destaque: Thejas Panarkandy – Ganesh Chaturthi celebration at Trivandrum, Kerala.