Depois de refletir sobre as questões que poderiam melhorar na FET Santa Teresa de Jesus Las Palmas, escola localizada nas Ilhas Canárias (Espanha), uma turma de estudantes chegou à conclusão que poderia fazer algo para se comunicar com as pessoas surdas. Na escola, havia um colega surdo e eles buscaram saber melhor sobre sua realidade, para assim, pensarem propostas para que a comunidade escolar incluísse e dialogasse com as pessoas surdas.
As ideias para aprender e divulgar a língua de sinais foram várias. Na chuva de ideias dos alunos teve chip para anexar a um óculos inteligente, teve aplicativo de tradução de língua de sinais, teve relógio para projetar os sinais, entre muitas outras soluções criativas. Em assembleia, decidiram que imprimiriam o alfabeto em língua de sinais e solicitaram à direção da escola espaços para expor o trabalho.
Além disso, fizeram aulas para aprender a língua de sinais que resultou em um clipe musical traduzido, que foi um presente para o colega surdo que inspirou a mobilização. Criaram ainda uma enciclopédia da língua de sinais que passou a fazer parte da biblioteca da escola. Por fim, a turma elaborou uma carta para solicitar que tivessem uma disciplina para aprender a língua de sinais.
Veja projeto completo no site do Design For Change (em espanhol)!